Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Cultura, Esporte e Lazer

Frank Jorge será atração do próximo Rock na Praça

16/05/2023

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

No próximo domingo (21), um dos mais conhecidos músicos da cena roqueira gaúcha estará em Esteio para participar do Rock na Praça, tradicional evento que será realizado na Praça Coração de Maria, no Centro, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL).

O porto-alegrense Frank Jorge, legenda na década de 1980, será a principal atração da tarde/noite de muita músicas. O evento, que tem previsão para iniciar ás 14h, contará, ainda, com outras cinco bandas do Rio Grande do Sul - Transmissão Beta, Välika, C.F.C, Psycho Decadence, Cat Arcade -, além da carioca Frogslake e da catarinense Rangones.

Multi-instrumentista, cantor e compositor, Frank embalou muitos roqueiros com seus hits, interpretado junto às bandas Cascaveletes, Cowboys Espirituais e Graforreia Xilarmônica e também em carreira solo. A atração foi contratada pela SMCEL, que também vai disponibilizar a infraestrutura elétrica e cuidará da limpeza dos banheiros durante o evento.

O Rock na Praça, que chega ao seu 21º ano, contará, ainda, com área de alimentação (food trucks), que oferecerá variados tipos de comidas e cervejas artesanais. Artesãos, pintores e demais produtores de economia criativa de Esteio vão expor seus produtos. Não há cobrança de ingressos.


Campeonatos de sumô e de futebol de mesa
Esteio é a Capital Nacional da Solidariedade. Mas no próximo final de semana, o município poderia ser chamado, também, de Capital Gaúcha dos eventos. Todos eles contarão com apoio da SMCEL.

No sábado (20), cerca de 40 botonistas devem participar da Copa da Liga Esteiense de Futebol de Mesa (Copa Lefume), evento comemorativo ao 28º aniversário da entidade esteiense fundada em 1995. A competição será disputada no Ginásio Municipal Sílvio Batista, conhecido como Ginásio da Vila Osório (Avenida Peri Fagundes, 343 – Três Portos), a partir das 8h30min.

Outra competição que promete agitar Esteio ocorre no domingo (21). O Ginásio Municipal Edgar Piccioni (Rua 24 de Agosto, 3.079 – Bairro Olímpica) receberá atletas de todo o Estado na 61ª edição do Campeonato Gaúcho de Sumô. O evento, que começa às 9h30min, deve contar com destaques nacionais como Isamu Ramos Sato e Yuuki Ramos Sato, ambos de Esteio e vice-campeões mundiais em 2015, em competição realizada em Osaka, no Japão. Adiecson Gross Bobsin, de Itati, e Gustavo Fraga da Rocha, de Gravataí, ambos com participação em mundiais, também estão confirmados. 

 

E tem também o rodeio
O final de semana também será marcado pela 17ª Fenasul/44ª Expoleite e 3ª Multifeira de Esteio, eventos paralelos e complementares que serão realizados no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. Entre as atrações da programação, está o Rodeio Artístico de Esteio, realizado pelo CTG Independência Gaúcha com apoio da Administração Municipal. No sábado, se apresentam os grupos de danças das categorias Pré-mirim, Mirim, Juvenil, Xiru e Veterana. No domingo, será a vez dos grupos de danças tradicionais das categorias Adulta Força B, Adulta Força A e dos chuleadores de todas as idades subirem ao tablado para suas apresentações. Além dos troféus para os primeiros colocados de cada modalidade, estão em disputa mais de R$ 50 mil em prêmios. O principal valor será para o grupo de danças adulto campeão da categoria Força A, que levará para casa R$ 6 mil.

As inscrições estão abertas até as 20h da próxima quarta-feira (17) pelo e-mail rodeiodeesteioig@gmail.com. Para os grupos de danças, há limite de participantes que serão aceitos. A medida que o número for atingido, os novos inscritos irão para uma lista de espera e serão chamados caso haja desistência de alguma entidade.


Rock na Praça
Quando: Domingo (21), a partir das 14h
Onde: Praça Coração de Maria (Rua Padre Felipe, Centro)
Quanto: Gratuito


28ª Copa Lefume de Futebol de Mesa
Quando: Sábado (20), a partir das 8h30min
Onde: Ginásio Municipal Silvio Batista (Avenida Peri Fagundes, 343 – Bairro Três Portos)
Quanto: Gratuito


61º Campeonato Gaúcho de Sumô
Quando: Domingo (21), a partir das 9h30min
Onde: Ginásio Municipal Edgar Piccioni (Rua 24 de Agosto, 3.079 - Olímpica)
Quanto: Gratuito 


2º Rodeio Artístico de Esteio
Quando: Sábado (20) e domingo (21)
Onde: Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (junto à Fenasul/Expoleite/Multifeira)
Modalidades: Danças tradicionais e chula
Inscrições: Até as 20h de quarta-feira (17) pelo e-mail rodeiodeesteioig@gmail.com
Número máximo de grupos a serem inscritos:
Pré-mirim: 5 / Mirim: 12 / Juvenil: 12 / Adulto Força A: 20 / Adulto Força B: 15 / Veterano: 10 / Xiru: 7

Idade máxima dos participantes por grupo de danças:
Pré-mirim: Até 10 anos incompletos
Mirim: Até 14 anos incompletos (permitidos até dois pares com idade de até 15 anos incompletos)
Juvenil: Até 18 anos incompletos (permitivos até dois pares com idade de até 19 anos incompletos)
Adulta: A partir dos 15 anos completos
Veterana: A partir dos 30 anos completos (permitidos até dois pares com idade acima de 28 anos)
Xiru: A partir dos 40 anos completos (permitidos até dois pares com idade acima de 38 anos)

Idade máxima dos participantes e número de passos da chula:
Pré-Mirim: Até 10 anos incompletos – 3 passos
Mirim: Até 14 anos incompletos: 5 passos
Juvenil: Até 18 anos incompletos – 6 passos
Adulta: A partir de 15 anos completos – 7 passos
Veterana/Xiru (categoria única): A partir de 30 anos completos – 5 passos 


REGULAMENTO
Disposições gerais
As presentes disposições gerais têm abrangência em todo o evento e visam complementar os regulamentos de todos os concursos em suas modalidades e categorias, devendo serem acatadas pelos participantes e concorrentes do I Rodeio Artístico de Esteio.

1ª – Para participar do Evento é indispensável que todo e qualquer concorrente seja inscrito por uma entidade tradicionalista, devidamente filiada ao MTG e em dia com suas obrigações.

2ª – Os participantes de todas as modalidades deverão apresentar Carteira Tradicionalista.

3ª – Cada entidade tradicionalista poderá inscrever somente um grupo de dança em cada categoria. Na modalidade de chula não haverá limite de participantes.

4ª – Em todo e qualquer concurso os concorrentes e a equipe de apoio deverão apresentar-se devidamente pilchados, ou seja, vestidos com a indumentária gaúcha.

5ª – As comissões avaliadoras serão soberanas em suas decisões.

6ª – As comissões avaliadoras, em todos os concursos, não atribuirão pontos pela indumentária.

7ª – Para resguardo da integridade moral dos integrantes das comissões avaliadoras, reservar-se-á aos organizadores o direito de eliminar sumariamente a entidade e/ou concorrente que atentar contra qualquer componente das comissões avaliadoras, através de atos, gestos ou palavras, inclusive contra a própria comissão organizadora.

8ª – Em cada modalidade e categoria de todos os concursos, serão premiados conforme o chasque do evento. Serão premiadas também as coreografias de entrada ou saída com troféu de 1º (primeiro), 2º (segundo) e 3º terceiro) lugares.

9ª – O mínimo de pares nas Danças Tradicionais e Coreografia será de 6 (seis) e o máximo de 16 (dezesseis).

10ª – As categorias serão divididas da seguinte maneira:
Categoria Pré-Mirim - até 10 (dez) anos incompletos;
Categoria Mirim - até 14 (quatorze) anos incompletos, sendo permitido inscrever até 2 (dois) pares com idade de 15 (quinze) anos incompletos;
Categoria Juvenil - até 18 (dezoito) anos incompletos, sendo permitido inscrever até 2 (dois) pares com idade de 19 (dezenove) anos incompletos;
Categoria Adulta a partir dos 15 (quinze) anos completos;
Categoria Veterana a partir de 30 (trinta) anos completos, sendo permitido inscrever até 2 (dois) pares com idade acima 28 (vinte e oito) anos completos;
Categoria Xiru acima de 40 (quarenta) anos completos, sendo permitido inscrever até 2 (dois) pares com idade acima 38 (trinta e oito) anos completos.

11ª – Em todos os concursos os concorrentes que não se apresentarem em primeira chamada, terão a chance de se apresentarem numa segunda chamada. Caso os concorrentes não se fizerem presentes numa segunda chamada, serão, a critério da comissão avaliadora e organizadora, sumariamente desclassificados. As Danças Tradicionais, serão conforme sorteio a ser realizado no dia 17 de maio 2023 às 20h e transmitido ao vivo por meio de live nas redes sociais (Facebook e Instagram) do CTG Independência Gaúcha.

12ª – Para receber a premiação o concorrente deve estar devidamente pilchado e para retirar a premiação em dinheiro, será necessária a apresentação de documento de identidade do concorrente ou de seu responsável legal.

13ª – Nas danças tradicionais um mesmo integrante não poderá defender mais de uma entidade. Será permitido dois pares ou até quatro integrantes de um grupo de danças dançarem em outra categoria, desde que respeitadas as faixas etárias conforme o item 10° deste regulamento.

14ª – Para a avaliação dos concursos de Danças Tradicionais e Chula serão utilizados os formatos das planilhas do Enart. Nos casos de empate serão adotados os mesmos critérios do Enart. Persistindo o empate, será constatando no cálculo da nota final, será considerado os milésimos (três casas após a vírgula).

15ª – A Comissão Organizadora será soberana nas suas decisões.

16ª – Serão inscritos até 12 (doze) grupos Mirins, até 12 (doze) grupos Juvenis, até 5 (cinco) grupos Pré-mirins, até 7 (sete) grupos Xirus e até 10 (dez) grupos Veteranos. No domingo, serão inscritos até 15 (quinze) Grupos Adultos Força B e até 20 (vinte) Grupos Adultos Força A.

17ª – A ordem de apresentação dos grupos de danças tradicionais obedecerá a ordem do sorteio. Trocas de ordem de apresentação serão permitidas até o dia 18 de maio 2023 as 23:59hs, por meio de e-mail de ambas entidades.

18ª – Em virtude do limite de inscrições, poderá haver lista de espera.

19ª – A passagem de palco será permitida no momento da passagem de som do musical (5 minutos). Excedendo o tempo, será decrescido o tempo de apresentação.

20ª – A modalidade de Chula se dará nas seguintes categorias: Pré-Mirim, Mirim, Juvenil, Adulta,
Veterana/Xiru, seguindo o número de passos:
Categoria Pré-mirim até 10 (dez) anos incompletos – 3 passos
Categoria Mirim até 14 (quatorze) anos incompletos – 5 passos
Categoria Juvenil até 18 (dezoito) anos incompletos – 6 passos
Categoria Adulta a partir dos 15 (quinze) anos completos – 7 passos
Categoria Veterana/Xiru (categoria única) acima de 30 (trinta) anos completos – 5 passos.

21ª – Abertura das Inscrições dia 21 de abril 2023 às 12h. As inscrições devem ser realizadas através do e-mail rodeiodeesteioig@gmail.com até as 20h do dia 17 de maio de 2023 ou, no caso dos Grupos de Danças, até atingir o limite de inscrições. Correções nas inscrições devem ser realizadas até o dia 18 de maio 2023.

Concurso de Danças Tradicionais
O concurso será dividido nas seguintes categorias: Pré-mirim, Mirim, Juvenil, Veterano, Adulto Força B e Adulto Força A e Xiru.

Todos os Grupos concorrentes deverão apresentar-se com no mínimo 6 (seis) pares e máximo 16 (dezesseis). Cada Grupo terá o tempo máximo de 20 minutos para sua apresentação, incluindo-se sua entrada ou saída do tablado. Cada minuto excedido um ponto perdido na média final. Optando pelas danças do Anu, Pau de Fitas, Meia Canha ou Roseira acrescentar-se-á cinco minutos no tempo de apresentação.

Os grupos de danças, em todas as categorias, deverão apresentar três danças de livre escolha, tendo como base o “Manual de Danças Tradicionais do MTG- 5ª Edição”.

A passagem de som dos grupos musicais será de, no máximo, cinco minutos. Se exceder esse tempo será acionado o cronômetro para a apresentação do Grupo de Dança.

Será permitida a apresentação sem acompanhamento de musical, ou seja, poderá apresentar-se usando gravação/som mecânico.

A critério da comissão organizadora poderá ser retirada uma das coreografias (entrada ou saída) na modalidade danças tradicionais.

Dúvidas: 
Danças tradicionais - Vagner Cheruti: (51) 98600-8348 (WhatsApp)
Chula – Osvaldo: (51) 99369-9750 (WhatsApp)
Outras dúvidas: Patrão Adenilson: (51) 99530-3068


Premiações*
Dança Tradicional
Pré-mirim

1º lugar: R$ 1.000
2º lugar: R$ 600
3º lugar: R$ 400

Mirim
1º lugar: R$ 2.200
2º lugar: R$ 1.500
3º lugar: R$ 1.000
4º lugar: R$ 800
5º lugar: R$ 500

Juvenil
1º lugar: R$ 2.700
2º lugar: R$ 2.000
3º lugar: R$ 1.500
4º lugar: R$ 1.000
5º lugar: R$ 600

Adulta Força A
1º lugar: R$ 5.000
2º lugar: R$ 4.000
3º lugar: R$ 3.000
4º lugar: R$ 2.000
5º lugar: R$ 1.000

Adulta Força B
1º lugar: R$ 2.200
2º lugar: R$ 1.500
3º lugar: R$ 1.000
4º lugar: R$ 800
5º lugar: R$ 500

Veterana
1º lugar: R$ 2.000
2º lugar: R$ 1.500
3º lugar: R$ 1.000

Xiru
1º lugar: R$ 1.500
2º lugar: R$ 900
3º lugar: R$ 600


Chula
Pré-mirim

1º lugar: R$ 250
2º lugar: R$ 180
3º lugar: R$ 120
4º lugar: R$ 100
5º lugar: R$ 100

Mirim
1º lugar: R$ 400
2º lugar: R$ 250
3º lugar: R$ 200
4º lugar: R$ 150
5º lugar: R$ 100

Juvenil
1º lugar: R$ 600
2º lugar: R$ 450
3º lugar: R$ 300
4º lugar: R$ 150
5º lugar: R$ 100

Adulto
1º lugar: R$ 600
2º lugar: R$ 450
3º lugar: R$ 300
4º lugar: R$ 150
5º lugar: R$ 100

Veterano/Xiru
1º lugar: R$ 300
2º lugar: R$ 200
3º lugar: R$ 150
4º lugar: R$ 100
5º lugar: R$ 100
* Os premiados receberão, também, troféus. As três melhores coreografias de entrada e saída de cada modalidade também serão premiadas com troféus

Editoriais

Cultura, Esporte e Lazer

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas