Notícias
Saúde
Trabalhadores da saúde mental participam de atividades na Praça Coração de Maria
18/05/2023
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Adriano Rosa da Rocha
Trabalhadores que atuam na saúde mental em equipamentos públicos da Rede Municipal da Saúde de Esteio participaram, na manhã desta quinta-feira (18), de uma ação na Praça Coração de Maria, no Centro de Esteio.
A atividade, alusiva à luta que defende o tratamento de pacientes com problemas mentais em liberdade, e não internados em manicômios e sanatórios, contou atividades lúdicas de musicoterapia, comandada pela cantora Karine Nunes, e rodas de conversa com o artista plástico André Petry e com a responsável pelo Museu Histórico de Esteio, Elis Meister, que falou sobre a arte como forma de expressão livre, entendimento de si e do mundo e que também pode ser aliada na saúde mental.
Serviço especializado
Idealizado e constituído a partir de meados de 2019, o Ambulatório de Saúde Mental de Esteio funciona com equipe multiprofissional de atenção especializada em saúde mental (eMAESM) e é um dos serviços que compõe a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) em Esteio. O corpo técnico é composto por psicólogos, assistentes sociais, médicos psiquiatra e clínico, psicopedagogas, estagiários administrativo e de Serviço Social, residente de enfermagem e oficineiras de yoga, dança e artesanato.
Os pacientes ingressam no serviço a partir de encaminhamentos de suas unidades básicas de saúde (UBS) de referência ou de um dos três centros de Atenção Psicossocial (Caps) do Município – CAPS II – Aquarela, CAPS Álcool e outras Drogas (AD) – Mãos Dadas e Caps Infantojuvenil de Esteio – Divertidamente. No Ambulatório são acolhidas pessoas, do público infantil ao idoso, com queixas e sintomas de sofrimento psíquico moderado, mentais ou comportamentais. A partir de escuta individual é desenvolvido o plano terapêutico, inclusive com a disponibilização de oficinas e grupos de apoio. O trabalho no setor é diferente do realizado nos Caps, que atendem pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, com uma linha de cuidado intensiva, conforme a complexidade.
Atividades integradas na região
Na próxima segunda-feira (22), será dado início à Semana da Saúde Mental. Os serviços que atuam na área nos municípios por onde passa a linha da Trensurb prepararam uma série de atividades que têm como objetivo divulgar a luta antimanicomial.
Em Esteio, a ação será na terça-feira (23), às 17h, com o Sarau Cultural Mental na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900). A primeira programação está marcada para Porto Alegre, com oficinas e diversas atrações na orla do Guaíba, atrás da Usina do Gasômetro, a partir das 13h).
Exposição na Semana Nacional dos Museus
A relação da arte com a saúde mental é, inclusive, o tema da exposição que o Museu Histórico de Esteio (Rua Padre Roberval Laperrer, S/Nº – Parque Amador – Junto ao Seminário Claretiano) abre nesta sexta-feira (19). Batizada de “Recriar: a mente se transformando em arte”, a mostra de fotos, gravuras e outros materiais com iniciativas que são realizadas nas oficinas terapêuticas no Hospital São Camilo e também no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), entre outros, poderá ser conferida até o dia 15 de setembro, às segundas e quartas-feiras, das 13h às 19h, e sextas-feiras, das 8h às 16h.
A exposição faz parte da 21ª Semana Nacional dos Museus. Visitações em grupos podem ser agendadas em outros horários pelo e-mail museuesteio.cultura@gmail.com e também através de mensagem através do Instagram do MHE (www.instagram.com/museuesteio).
Semana da Saúde Mental
Segunda-feira (22), às 13h
Porto Alegre – Atrás da Usina do Gasômetro
Oficinas e diversas atrações na orla do Guaíba
Terça-feira (23), às 17h
Esteio - Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900)
Sarau Cultural Mental
Quarta-feira (24), às 13h
São Leopodo – Parque Imperatriz Leopoldina*
Atividades de lazer e esporte
* Em caso de chuva, será no Ginásio Municipal
Quinta-feira (25), às 9h
Canoas – Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo)
PcniCAPS
Sexta-feira (26), 8h30min
Sapucaia do Sul – Ginásio de Esportes Edu Viegas
1ª Copa Caps Intermunicipal de Futsal
31 de maio, 10h
Novo Hamburgo – Parque Henrique Luís Roessler (Parcão)
Apresentação do Coral do Caps, caminhada terapêutica e mostra de trabalhos artísticos
Exposição Recriar: a mente se transformando em arte
Onde: Museu Histórico de Esteio (Rua Padre Roberval Laperrer, S/Nº – Parque Amador)
Quando: Até o dia 15 de setembro, às segundas e quartas-feiras, das 13h às 19h, e sextas-feiras, das 8h às 16h
Agendamento: Visitações em grupos ou para outros horários podem ser agendadas pelo e-mail museuesteio.cultura@gmail.com e também através de mensagem através do Instagram do MHE (www.instagram.com/museuesteio)
Rede de Saúde Mental de Esteio
CAPS AD - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas - Mãos Dadas
Onde: Rua 24 de Agosto, 500 - Centro
Telefone: (51) 98600-8368
E-mail: capsadesteio@gmail.com
Atendimento: Segunda-feira das 8h às 20h, terça, quarta, quinta e sexta-feira, das 8h às 17h.
CAPS II - Centro de Atenção Psicossocial - AquarelaCAPS II - Centro de Atenção Psicossocial - Aquarela
Onde: Rua dos Ferroviários, 335 - Centro
Telefone: (51) 3473-0376
E-mail: capsiiesteio@gmail.com
Atendimento: Segunda, terça, quarta e sexta-feira, das 8h às 17h. Quinta-feira, das 13h às 17h
CAPSIJ - Centro de Atendimento Psicossocial Infantojuvenil de Esteio - Divertidamente
Onde: Av. Presidente Vargas, 2413 - Centro
Telefone: (51) 98600-8335
E-mail: capsijdivertidamente@gmail.com
Atendimento: de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.
Editoriais
Saúde
Compartilhe:
de
8