Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Cidadania e Direitos Humanos

Profissionais da Assistência Social falam sobre abuso sexual para alunos da Emeb Paulo Freire

23/05/2023

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Adriano Rosa da Rocha

Alunos da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Paulo Freire receberam, na manhã desta terça-feira (23) a visita de servidores do Centro Integrado de Atenção à Criança e ao Adolescente de Esteio (Ciaca) e membros do Conselho Tutelar do Município. Os profissionais foram até a instituição do Bairro Três Marias para uma ação da campanha Maio Laranja, que tem como objetivo chamar a atenção para o problema do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Nos encontros com várias turmas, a coordenadora do Ciaca, Marilene Stasiack Balestrin apresentou os serviços realizados pelo órgão, que presta assistência a menores de idade vítimas que tiveram direitos violados, como trabalho infantil, violência doméstica e abuso ou exploração sexual, entre outros. Em seguida, foi a vez da psicóloga Sarita Gisele Forneck, que atua junto o Centro de Referência Especializado (Creas) Girassol falar do trabalho que pode ser realizado pelos profissionais da Psicologia com vítimas de abusos, e do conselheiro tutelar Israel Antônio da Silva explicar sobre a atuação do órgão. 

Os profissionais também apresentaram o Semáforo do Toque, material que fala, através de abordagem pedagógica e didática, sobre o abuso sexual, apresentando um desenho de um corpo de uma criança com pontos identificados em verde, vermelho e amarelo. As cores significam as áreas onde é comum acontecerem toques, onde elas precisam dar atenção quando os toques acontecem, por pode ser indício de abuso sexual, e onde não podem ser tocadas por ninguém. Os estudantes também foram orientados a como pedir ajudas aos pais, ao Conselho Tutelar e à Polícia Civil, através do Disque 100, quando se sentirem ameaçados ou abusados. 

A atividade do Ciaca e Conselho Tutelar será repetida nesta quinta-feira (25), a partir das 15h, na Emeb Maria Lygia, no Bairro Primavera. Além das palestras, os servidores dos dois órgãos estão distribuindo cartazes e da campanha nas escolas da rede municipal de Esteio.

A programação referente ao Maio Laranja/Dia  Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio) começou com uma roda de conversa com mulheres no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Sueli Luiza Peres e uma panfletagem de conscientização no Espaço de Eventos Oliveira Silveira (Rua Coberta), na última quinta-feira (18). Além disso, os Cras Centro, Sueli Peres e Território de Paz e o Creas Girassol realizaram, até a última sexta-feira (19) ações de esclarecimento e informação da população sobre os direitos e deveres com relação aos cuidados e proteção contra os abusos sexuais de crianças e adolescentes durante as acolhidas coletivas.


O que é violência sexual?
É um fenômeno social que envolve qualquer situação de jogo, ato ou relação sexual, cujo agressor encontra-se em estágio de desenvolvimento psicossexual mais adiantado que a criança ou adolescente. É dividida em dois tipos, com e sem contato físico. 


Denuncie!
Denúncias de agressão a crianças e adolescentes, sexuais ou não, podem ser feitas de forma anônima pelo Disque 100 ou pelos telefones do Conselho Tutelar: 3473-0350 e 99678-4015 (plantão). 
Programação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


Programação
Quando: Quinta-feira(25), 15h
Onde: EMEB Maria Lígia 
Atividade: Palestra sobre o  atendimento e acompanhamento do serviço especializado com as crianças e adolescentes e seus familiares

Editoriais

Cidadania e Direitos Humanos

Compartilhe:

de

8

Leia notícias relacionadas