Saúde

Mais de 55% do público-alvo ainda não se vacinou contra a gripe na cidade de Esteio

29/05/2023

Créditos: Djalma Corrêa Pacheco

Faltando três dias para o fim da 25ª Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza, menos da metade dos esteienses que fazem parte do público-alvo da mobilização do Ministério da Saúde (MS) foram vacinados.

De acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), pasta que coordena as ações em Esteio, até o final da última sexta-feira (26), 43,96% das pessoas que estão no grupo prioritário estabelecido pelo MS tomaram a injeção. O percentual está abaixo da meta do MS, que é imunizar 90% do público formado por idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a seis anos de idade, gestantes, puérperas e professores. Em números absolutos, foram aplicadas 10.818 vacina para um público-alvo de 24.611 pessoas.

Outras 6.038 doses foram aplicadas em caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e trabalhadores portuários, que também tinham prioridade na vacinação, e em esteienses acima de seis meses, que não fazem parte do público-alvo, mas que foram autorizados a receber a vacina, uma vez que a procura pelo imunizante está baixa em todo o Brasil (menos de 40% de vacinados). Com isso, Esteio chegou a 16.856 imunizantes administrados, o equivalente a 20,23% da população.

Quem ainda não se vacinou ainda tem tempo. O imunizante pode ser aplicado em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) com sala de vacinação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30min, e no Centro Integrado de Atenção à Saúde (Cias), das 17h às 20h30min. Não é necessário agendar antes.

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. Embora seja considerada uma doença menos grave, a gripe pode levar o paciente ao óbito.

Vacina contra a covid-19
Esteienses acima de 30 anos podem procurar as UBSs ou o Cias, em dias específicos (veja grade abaixo), também para receber a bivalente. Não há necessidade de agendamento prévio.

De dose única, ela deve ser recebida quatro meses após a segunda dose de reforço (quarta dose). No caso de pessoas que não tenham feito reforços, ela pode ser aplicada após a segunda dose do ciclo inicial ou da primeira dose de reforço.

A bivalente segue disponível, também, para pessoas acima de 12 anos de idade com alguma das comorbidades elencadas pelo Ministério da Saúde (veja abaixo), imunocomprometidas ou em condição de imunossupressão; para gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz em até 45 dias); para pessoas com deficiência permanente e trabalhadores da saúde.

Até 12 anos precisa agendamento
Para esteienses entre seis meses e quatro anos, que estão recebendo a primeira dose da vacina conhecida como Pfizer Baby, e dos cinco aos 12 anos, a imunização segue ocorrendo nas UBSs Dr. Paulo Justiniano Lucena Borges (Parque Claret), Nickollas Gomes (Centro) e Dr. Pedro Ernesto L. de Menezes (Caic/Primavera) mediante agendamento pelo site minhaagendavirtual.com.br/esteio. Esses três “postos de saúde” passaram a ser os únicos que oferecem a primeira dose e o reforço da imunização contra a covid para bebês e crianças. Quem não conseguir utilizar o sistema poderá ligar para o telefone 3433-8400 (Ramal 1), das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Vacinação regular contra a Influenza
Quando: Até quarta-feira (31)
Onde:
UBS Cruzeiro (Rua Hortêncio Guilhermino Batuta, 52)
De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30min (exceto quintas-feiras, após as 15h – reunião de equipe)

UBS Dr. Luiz Fernando Pereira Cachoeira - Esperança (Rua Tricampeão, 132)
De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30min (exceto quartas-feiras, após as 16h – reunião de equipe)

UBS Dr. Paulo Justiniano Lucena Borges - Claret (Av. João Neves da Fontoura, 347)
De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30min (exceto terças-feiras, das 8h às 9h – reunião de equipe)

UBS Dr. Pedro Ernesto L. de Menezes - Primavera (Rua Vereador Orestes Pianta, 200)

UBS Fátima Gorete Pereira de Oliveira – Pedreira (Rua José Pedro Silveira, 404)

UBS Jardim Planalto (Av. Porto Alegre, 987)