Notícias
Governança e Gestão
Seminário de Boas Práticas de Esteio reúne representantes de 12 municípios gaúchos
17/08/2023
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Djalma Corrêa Pacheco

Com a participação representantes de 12 municípios gaúchos, entre prefeitos, secretários e vereadores, a Prefeitura realizou, nesta quinta-feira (17), o 3º Seminário de Boas Práticas de Esteio. O evento coordenado pela Secretaria Municipal de Governança e Gestão (SMGG) teve por objetivo compartilhar experiências realizadas pela administração esteiense, com palestras nas quais foram trazidos os processos de planejamento e resultados das medidas, além de espaços para perguntas e respostas do público.
Na abertura oficial, Pascoal agradeceu a participação dos servidores de Esteio e de municípios visitantes, destacando a importância da troca de experiências. “É uma satisfação para nossa administração receber todos vocês aqui para assistirem às nossas boas práticas nas áreas de Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e Hospital São Camilo. Agradeço a presença do prefeito de Montenegro, município convidado desta edição do nosso seminário, e que traz as boas práticas desenvolvidas em sua cidade, e a todos vocês que se inscreveram para estarem conosco. Temos a certeza de que esse será um dia muito produtivo e teremos outras oportunidades, pois a troca de experiências nunca se esgota”, disse.
A titular da SMGG, Lilian Haigert, destacou a presença de representante dos 12 municípios, que além de conhecer as práticas desenvolvidas pelas equipes de Esteio, também trouxeram suas experiências. “Quando iniciamos a organização de um Seminário de Boas Práticas, pensamos naquilo que deu certo, que surpreendeu com o resultado e, também que tenha impactado a vida da população lá na ponta. Por isso, queremos, hoje, trocar experiências, vivências e aprendizagens com cada um de vocês, porque, via de regra, nossos problemas são os mesmos. Entendemos que todas as trocas de boas práticas realizadas para melhorar a vida das pessoas, precisam ser compartilhadas. Por isso acreditamos e investimos nesses momentos”, afirmou.
As iniciativas apresentadas
A Experiência da Pactuação de Metas - Acordo de Resultados - com as Escolas Municipais
A secretária municipal de Educação, Claudia Rushel, conduziu a primeira palestra do Seminário, abordando experiência exitosa da Pactuação de Metas (Acordo de Resultados), desenvolvido com as escolas da rede municipal. O sistema de monitoramento de metas de Gestão das Unidades foi apresentado, bem como os resultados alcançados, a partir da definição dos acordos. O processo todo é desenvolvido a partir de uma ação intencional de forma planejada e monitorada que acompanhar os processos de gestão.
Claudia destacou que o resultado do trabalho tem sido de extrema importância, especialmente, para a qualificação dos índices de desenvolvimento dos alunos. Além disso, o programa aproximou a Secretaria das direções escolares, estabelecendo uma relação de maior credibilidade e confiança entre as equipes diretoras e os servidores da SME, colocando um coletivo de profissionais de uma rede trabalhando para objetivos comum.
Família na Praça (Montenegro - Município convidado)
O prefeito de Montenegro, Gustavo Zanatta, trouxe a experiência de seu município na recuperação dos espaços públicos. As praças da cidade foram todas revitalizadas, a partir do projeto "Família na Praça", que teve como objetivo principal recuperar, através de investimento com investimentos públicos e privados, instalando novos brinquedos, novo mobiliário urbano, novo paisagismo, drenagem, iluminação e ajardinamento. “Temos, ao todo, 28 espaços na nossa cidade que servem de encontro para as famílias de Montenegro se reunirem e aproveitarem momentos com a família. Acreditamos que, através desse programa, conseguimos devolver à nossa comunidade o sentimento de pertencimento aos locais que antes estavam degradados ou mal preservados. Nosso trabalho hoje é referência e motivo de alegria para a população e a nossa administração”, disse.
Esteio que Investe nas pessoas
Os programas de capacitação profissional, bem como o trabalho de desenvolvimento de projetos de inovação, foram o tema das boas práticas apresentado pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA). Conduzido pelo titular da pasta, Felipe Costella, foram apresentados os cursos e ações desenvolvidas para a formação de jovens e adultos esteienses. Todos os programas apresentados são oferecidos gratuitamente para os moradores de Esteio e são direcionados para a qualificação de mão de obra para o mercado de trabalhos.
Entre as ações, o EsteioTec, com bolsas destinadas, preferencialmente, as pessoas em situação de vulnerabilidade social, com a previsão de formação de mais de 600 jovens ao final de 2023. A capacitação empreendedora, desenvolvida pelo Escritório do Empreendedor, com o apoio de especialistas do Sebrae/RS, também fez parte das boas práticas apresentadas pelo grupo da SMDEMA, que este ano já garantiu formação para mais de 400 pessoas através do Programa de Suporte ao Empreendedor Iniciante.
O secretário destacou ainda o trabalho desenvolvido com a Inclusão produtiva e a inserção dos mais de 50 empreendedores em todos os eventos realizados no município, incluindo Multifeira e Expointer. Outro destaque das ações, foi Esteio ser o único município gaúcho a receber o Prêmio InovaCidade 2023, promovido pelo Instituto Smart City Business America, devido à criação e implementação da Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação esteiense.
Pronto Atendimento Digital 24 Horas
A experiência da implementação de um serviço de telemedicina - Pronto Atendimento Digital 24 horas - na cidade de Esteio foi a boa prática apresentada pela secretária de Saúde em exercício, Flávia Vicelli. O programa teve como principais motivações, a possibilidade de ofertar mais uma porta de entrada para acesso à rede de saúde, aos moradores de Esteio, independente de onde eles estejam, minimizar a procura por acolhimento nos serviços por queixas leves a moderadas, e garantir que as agendas programadas da Atenção Primária em Saúde (APS) tenham mais resolutividade. O programa também auxilia que pacientes possam trocar suas receitas quando apresentarem quadro
clínico estável.
Flávia destacou que desde a implementação do Pronto Atendimento Digital, em 10 de agosto de 2022, até 31 de julho deste ano, já foram registrados 39.158 atendimentos. Só em 2023 já ocorreram mais de 26,2 mil lilgações para o serviço.
Qualificação das unidades de Emergência e Pediatria e do Centro de Especialidades
A unificação das unidades de atendimento da Emergência Pediátrica e Urgência e da Unidade de Internação Pediátrica do Hospital São Camilo e os resultados obtidos até agora com as mudanças foram apresentados pela diretora-geral do HSC, Ana Boll. A mudança se deu, especialmente, pela necessidade de organização do fluxo desde o acolhimento do paciente até sua alta, agrupando as rotinas de acolhimento, triagem, consulta, observação, medicação, internação e alta hospitalar em uma área apenas.
A partir da análise de necessidades físicas e de atuação das equipes, para melhor atender os pacientes, foi desenvolvido um projeto de reorganização dos espaços. Com um investimento total de R$ 2.131.861,69, a mudança garantiu maior agilidade no pronto atendimento e observações dos pacientes no setor.
Editoriais
Governança e Gestão
Compartilhe:
de
59