Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Saúde

Saúde já realizou mais de 19 mil consultas odontológicas em 2023

21/11/2023

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Djalma Corrêa Pacheco

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem como meta para o ano de 2023 realizar 20 mil consultas odontológicas no Centro Integrado de Atendimento à Saúde (Cias) e em nove unidades básicas de saúde (UBS) que contam com equipes especializadas para a prestação de serviços de Odontologia: Novo Esteio, Ezequiel, Centro, Cruzeiro, Cias, Planalto, Claret, Padre André, Primavera/Caic e Parque do Sabiá.

Esse objetivo, firmado no Acordo de Resultados assinado pelo titular da pasta, Gilson Menezes, no final de 2022, está bem próximo de ser atingido. Até a última sexta-feira (17), já haviam sido registradas mais de 19 mil consultas nos 10 equipamentos públicos de saúde. Para sermos mais exatos, foram 19.010, número que se aproxima ao tabulado de 1º de janeiro a 30 de novembro do ano passado pelo Núcleo de Informação e Tecnologia da SMS: 20.309.

Além disso, no mesmo período (até sexta-feira, 17), foram 63.153 procedimentos odontológicos realizados pelos dentistas, como exodontias (extração de dentes), restaurações, suturas, selamentos cavitários e aplicação de selantes, entre outros. Somam-se a estes, 4.876 procedimentos odontológicos “mais simples”, a cardo dos técnicos em Saúde Bucal, como raspagem e alisamento supragengival, orientação de higiene e evidenciação de placa bacteriana.

Próximo passo será a colocação de uma prótese
Entre os mais de 19 mil pacientes atendidos, está a professora aposentada Elvira Pereira D'ávila, de 56 anos. Desde que nasceu, a moradora do Bairro Olímpica convive com uma anomalia dentária e, agora, seus dentes estão mais frágeis do que antes. 

Na tarde desta terça-feira (21), dona Elvira foi à UBS Dr. Paulo Justiniano Lucena Borges (Parque Claret) para fazer duas extrações. “Quando eu consultei aqui da outra vez, o dentista solicitou que eu fizesse a extração de dois dentes inferiores e a colocação de uma prótese dentária”, contou a paciente. “Desde que comecei a vir aqui, as coisas estão mais fáceis. Está me ajudando muito e o atendimento é excelente”, disse a aposentada, que buscou a UBS depois que viu o resultado positivo do atendimento ao pai, que também foi encaminhado para a colocação de prótese dentária. O serviço é oferecido pela Rede Municipal de Saúde desde janeiro de 2021, com a avaliação e encaminhamentos dos pacientes atendidos pelas unidades básicas de saúde (UBS).

Ao todo, as nove UBSs e o Cias contam com 25 profissionais da Odontologia. São 15 dentistas, oito técnicos de Saúde Bucal e dois assistentes de Saúde Bucal. Para ser atendido, o paciente deve agendar a consulta na unidade de saúde de referência – aquela mais próxima de casa.
 

Editoriais

Saúde

Compartilhe:

de

12

Leia notícias relacionadas