Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Cultura, Esporte e Lazer

Terno de Reis na sua Casa: Últimos dias de inscrições

14/12/2023

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Os moradores de Esteio que desejarem receber a visita dos músicos Robson Paines (cantor e violonista), Gisele Bloet (cantora e violonista) e Gabriel Romano (gaiteiro) têm até esta sexta-feira (15) para fazer a inscrição através de formulário eletrônico na internet.

Entre 4 e 6 de janeiro, o grupo vai fazer apresentações de cerca de 40 minutos cada no projeto "Terno de Reis na sua Casa", inciativa da produtora cultural Simone Longaray Montano que recebeu R$ 4,3 mil do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Esteio (Funproarte). É o quarto ano consecutivo que famílias esteienses poderão assistir e participar do folguedo, tradição herdada dos imigrantes açorianos que chegaram ao Rio Grande do Sul no Século XVIII e bastante comum na região até algumas décadas atrás, que está sendo resgatada neste projeto.

Ao todo, serão 20 residências a serem visitadas. Destas, 19 serão escolhidas pelos organizadores. Na inscrição, é necessário “dizer” porque deseja receber a chamada “Folia de Reis” em sua casa. Vale enviar uma frase sobre o folguedo ou uma experiência de um integrante da família com a antiga tradição. Aquelas que transmitirem mais emoção serão as selecionadas.

O resultado será divulgado até a próxima quarta-feira (20), no site da Prefeitura de Esteio e nas redes sociais dos organizadores e músicos.


O Funproarte
Todo semestre, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer lança um edital para selecionar iniciativas que receberão recursos do Funproarte. Para participar, o produtor, pessoa física e jurídica, deve morar ou ter sede da produtora em Esteio há, pelo menos, dois anos e estar cadastrado na SMCEL. O registro e atualização, agora, podem ser feitos através do Sistema de Cadastro de Artistas, Atletas e Produtores de Esteio (Sccap).

O interessado deve apresentar a proposta, com uma contrapartida a ser realizada, através de projeto e preencher documentos como Formulário de Inscrição de Projetos e Planilha de Custos, disponibilizados junto com o edital. A seleção compreende análise contábil, análise técnica e de mérito artístico, com base em pareceres elaborados por integrantes da SMCEL e do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC).

No edital do segundo semestre deste ano, foram aprovados nove projetos, que receberão a soma de R$ 71 mil. Ao todo, 22 iniciativas concorreram aos recursos.


O folguedo
O Terno de Reis é um grupo de cantadores que, no chamado Ciclo Natalino, entre a Noite de Natal e o dia 6 de janeiro (Dia de Reis), percorre as residências, simbolizando a peregrinação dos Magos do Oriente, seguindo a estrela-guia, em busca do lugar de nascimento do Jesus Cristo. No seu canto, eles anunciam a boa nova e homenageiam as famílias, levando a alegria da música, da amizade e, principalmente da esperança, sinalizando que o amor está na terra.

A tradição se baseia nos relatos da Bíblia e datas fixadas posteriormente pela Igreja, segundo os quais os chamados três reis magos - Gaspar, Melchior e Baltazar - iniciaram sua procura por Jesus no dia 25 de dezembro e o encontraram no dia 6 de janeiro, data em que se comemora o Dia de Reis.

Terno de Reis tem origem na tradição religiosa portuguesa, trazida ao Brasil pelos açorianos que desembarcaram no Século XVIII, mas não se tem registro sobre o ano que começou a proliferar no estado. Durante anos, praticamente ficou no esquecimento do público urbano. Era conhecida apenas em paragens distantes, onde o "progresso" ainda não havia chegado. Graças a Paixão Côrtes (agrônomo, folclorista, pesquisador e músico, que morreu em 2018, aos 91 anos), o costume açoriano pôde novamente ser reverenciado por uma audiência maior ao lançar, em 1960, o livro Terno de Reis – Cantigas de Natal, resultado de pesquisas em incursões por regiões de ascendência açoriana na década de 1950.

 

Terno de Reis na sua casa
Inscrições: Até sexta-feria (15) através de formulário eletrônico na internet

Resultado: Até quarta-feira (20)

Visitas: Dias 4, 5 e 6 de janeiro a partir das 19h (cerca de 40 minutos em cada casa selecionada)

Editoriais

Cultura, Esporte e Lazer

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas