Governança e Gestão
Prefeitura entrega projeto de infraestrutura da Vila Barreira
09/02/2024
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Djalma Corrêa Pacheco
Uma festa no final da tarde desta quinta-feira (8), com direito a brinquedos, pipoca, algodão-doce e sacolé para a criançada, marcou a entrega oficial das obras de infraestrutura da Vila Barreira e Travessa Jorge de Souza Moraes, no Bairro Parque Primavera. O evento, que contou com a participação de lideranças políticas esteieneses, foi realizado na antiga Rua L, rebatizada como Rua 10 de Março, assim como outras vias da comunidade (veja mais abaixo).
Em seu discurso, pouco antes do descerramento da placa de inauguração, o prefeito Leonardo Pascoal afirmou que o momento era festivo e imbuído de muito simbolismo e importância. “Festivo não só pelas crianças que estão ali se divertindo, mas pelo que representa na transformação da vida das pessoas desta comunidade”, disse.
Pascoal destacou que o valor investido no projeto, que ultrapassa R$ 4,86 milhões, foi oriundo dos cofres municipais. “A Prefeitura arrecada, por ano, cerca de R$ 15 milhões de IPTU, valor que varia um pouco para mais ou para menos. Então, um terço de uma arrecadação anual de toda a cidade em IPTU foi investido nessa região, que por muito tempo esperava por esgoto, drenagem, pavimentação, sinalização viária, iluminação e toda a infraestrutura que foi colocada aqui”, pontuou.
O chefe do Executivo também lembrou outro fato histórico que a entrega representava. “Nós fizemos urbanização em várias comunidades, e essa é a última vila que a gente transformou. Podemos dizer que hoje Esteio não tem nenhuma vila sem infraestrutura adequada. Isso é emblemático, também, porque marca um novo tempo para nossa cidade, em que a gente pode dizer que as pessoas não vão caminhar mais sobre o barro no inverno e sob a poeira no verão, como era aqui até então”, afirmou.
Próximo projeto será a regularização fundiária
O prefeito citou investimentos feitos pela Administração Municipal na região, como a criação da escola Florescer e pavimentação da Rua Dalva de Oliveira e Avenida João Paulo, lembrando, mais uma vez, que muito foi feito com recursos próprios. “Isso mostra que, se antes não foi feito, era porque não se tinha vontade, não se tinha capacidade ou o dinheiro era aplicado em outras finalidades. Aqui não tem recursos dos governos do Estado e Federal; gostaríamos que tivesse. Aqui é 100% com recursos próprios. Isso mostra que dá para fazer muito para com uma gestão séria, comprometida e com uma equipe capacitada”, discursou.
No final, Pascoal adiantou que a Prefeitura está contatando uma empresa para fazer o projeto de regularização fundiária da comunidade, processo que, no final, vai garantir a posse dos imóveis para os moradores. “Nós temos uma cidade que pode olhar para o futuro e essas pessoas podem aqui viver com muito mais dignidade, esperança, fazer investimentos e melhorar suas casas, gerando um ciclo positivo e também a melhoria da autoestima. Muito obrigado a cada um de vocês que tornaram isso possível, e parabéns a essa comunidade. É pra vocês que todos nós trabalhamos para que esse momento pudesse acontecer”, finalizou.
Realidade transformada
Quem também destacou a mudança que a urbanização representa foi Sandra Freitas, moradora da comunidade há dez anos que falou em nome dos vizinhos. “Era muito triste ver nossos filhos irem para o colégio com barro até o joelho praticamente”, exemplificou. “Terminou essa obra, que foi muito bem-feita. Ela é muito boa para nós, moradores. Hoje a gente não vive mais no meio do barro. A gente não vive mais com os calçados embarrados e a as crianças, graças a Deus, agora, vão poder ir pra escola com tranquilidade, com calçados bons e sem se embarrar”, disse.
Titular da Secretaria Municipal de Governança e Gestão (SMGG), pasta responsável pela execução do projeto, Lílian Heigert lembrou que teve contato com a Vila Barreira pela primeira vez quando foi professora na Escola Maria Lygia, e percorria as ruas da comunidade. “Era uma realidade muito difícil e impactante. As pessoas viviam em condições muito precárias. Hoje, dia 8 de fevereiro de 2024, é um marco para nossa cidade. Um dia muito importante para cada um desses moradores, e também, um dia que ficará na história dessa administração. Estamos entregando a maior obra de urbanização já feita em Esteio”, afirmou. “A vocês, moradores, desejo tudo de melhor. Que consigam aproveitar esse local da melhor forma e não se esqueçam de que nada adiantam palavras e promessas. A única coisa que mudará a vida das pessoas, de fato, são as ações e trabalho efetivo. E nunca aceitem do poder público menos do que isso”, concluiu.
Também fizeram uso da palavra, os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Felipe Costella, e de Obras e Serviços Urbanos (interino), Flávio Ouriques, e o vereador Fernando Luz, autor de projeto que rebatiza ruas da comunidade, que foi desenvolvido a partir de sugestões dos próprios moradores.
Projeto amplo
A urbanização da Vila Barreira e Travessa Jorge de Souza Moraes, contemplou a instalação de redes de drenagem, recuperação de margens do Arroio Sapucaia, pavimentação e sinalização viária na Travessa Jorge de Souza Moraes, que foi rebatizada em setembro do ano passado com Rua Lídia Splitt, nas ruas Oscarito e 10 de Março, nos becos 1 a 8 e nos passeios 1 a 3, e a construção de uma escada ligando as ruas 1 e 5. Nas margens do arroio, foi feita uma contenção no talude, na altura da Rua 8, e a recuperação da área de amortecimento de cheias, na altura da Rua 7.
Foram instalados 1.450 metros de tubos de drenagem pluvial, com diâmetros de 30, 40, 60 e 80 cm, e de cerca de 300 metros de rede de esgoto cloacal. No final, terão sido pavimentadas aproximadamente 5,1 mil m² de vias, utilizando blocos de concreto intertravado, com a colocação de meios-fios e de quase 2 mil m² de calçadas. O projeto foi executado pela Construsinos, empreiteira vencedora da licitação pública.
Novos nomes das ruas
Antiga Rua L: Rua 10 de Março
Antiga Travessa Jorge de Souza Moraes: Rua Lídia Splitt
Antiga Beco Três: Rua Malvina de Castro
Antiga Rua M Rua Adriana Ribas Machado"
Travessa que une a Travessa Jorge de Souza Moraes e o BecoTrês, no sentido oeste: Travessa Dona Eni
Travessa que une a Travessa Jorge de Souza Moraes e o BecoTrês, no sentido leste: Dona Terezinha
Via na beira do arroio, que liga a Travessa Jorge de Souza Moraes até a Rua João Goulart: Rua Fernando Kroeff
Editoriais
Governança e Gestão
Compartilhe:
de
18