Gabinete da Primeira-dama

Mês da Empatia volta olhar aos nossos "irmãos de quatro patas"

Abril está sendo dedicado para quem precisa de um olhar mais atencioso por parte do poder público com o Mês da Empatia, realizado pelo Gabinete da Primeira-Dama em conjunto com as secretarias municipais. Neste sábado (20), esse “olhar” será voltado para quem, muitas vezes, passa despercebido, os nossos “irmãos de quatro patas".

Das 14h às 18h, o Parque Galvany Guedes (Av. Porto Alegre, 505 – Jardim Planalto) vai sediar a Ação Meu Novo Amigo Pet, atividade voltada para chamar a atenção aos maus-tratos contra os animais e incentivar a adoção de cachorros e gatos. Cães adultos do canil municipal e filhotes sob responsabilidade da ONG Grupo Esteiense de Proteção de Animais de Rua (Gepar) estarão disponíveis para quem desejar adotar um novo integrante para a família. Ao todo, serão 20 peludos esperando por um amigo.

Quem for ao evento, poderá brincar com seus cães em um espaço adequado, assistir a desfiles de pets, experimentar lanches e bebidas dos food truck e levar as crianças para se divertirem em brinquedos infláveis. Os cachorros poderão receber vacina contra a raiva, com imunizantes doados pela PetsLife, distribuidora de produtos veterinários, e Vivivet, clínica veterinária, parceiras do evento, que tem apoio, também, de La Casa Pet (banho nos animais para adoção) e da De Bona Comércio de Alimentos (doação de ração). Às 16h, está previsto um show com a cantora Néli Rossi.

De acordo com a primeira-dama de Esteio, Andrea Schneider Pascoal, a Ação Meu Novo Amigo Pet será uma tarde no parque. “Será um evento voltado para família toda, um momento para chamarmos a atenção para o Abril Laranja, mês da conscientização contra os maus-tratos aos animais”, destaca. “O convite é para que as famílias levem cadeiras, chimarrão e passem a tarde com a gente. Ah! E também levem ração para doar, que serão encaminhadas para as ONGs”, solicita a primeira-dama.

O Mês da Empatia
Atividades programadas para gestantes, idosos, crianças, adolescentes, pessoas em situação de rua, imigrantes e refugiados, entre outros públicos, estão sendo realizadas em abril durante o Mês da Empatia.

Na próxima segunda-feira (22), das 16h às 20h, no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Esteio (Rua Castro Alves, 259 - Tamandaré), será realizada a Balada da Inclusão, uma festa realizada em parceria com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Esteio (Apae) voltada para pessoas com deficiências.

Na quarta-feira (24), a atividade será voltada para aqueles “jovens há mais tempo”, com o Baile da Empatia Idade de Ouro, animado pela Sax Banda Show. Estão sendo esperadas pessoas que participam das atividades do Centro de Convivência do Idoso Neuza Brum, atendidas pelo programa Idoso Feliz e também que participam de grupos de idosos espalhados pela cidade.  A festa será no Salão Social da Igreja Coração de Maria (Rua Coração de Maria, 120 – Centro). Das 14h às 17h. Apresentação de grupos de dança da comunidade e desfile da rainha e rei de grupos também fazem parte da programação.

O Mês da Empatia foi aberto no dia 5 de abril com a entrega dos kits de enxoval do Programa Mãe Gaúcha. No dia 11, ocorreu o lançamento do Programa de Apadrinhamento Afetivo, na última terça-feira (16), o lançamento da Campanha do Agasalho de Esteio e nesta quinta-feira (18), o Feirão de Emprego.

Lançamento do programa Mulher + Segura e da segunda fase do EsteioTec, seminário sobre autismo e um dia especial voltado para imigrantes e refugiados estão também programadas até o final de abril.

Quinta-feira (18), até 17h
: Feirão de empregos
Local: Espaço Oliveira Silveira (Rua Coberta)

Sábado (20), das 14h às 18h