Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Cidadania e Direitos Humanos

Chuvas em Esteio: Prefeitura abrirá mais duas lojas sociais para distribuição de roupas

10/05/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Djalma Corrêa Pacheco

A Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH) vai abrir, a partir deste sábado (11), mais duas lojas sociais para a entrega de roupas a moradores de Esteio que foram atingidos pela enchente e a pessoas de outras cidades que estão alojadas na casa de parentes e amigos esteienses.

Os novos pontos de entrega funcionarão das 9h às 19h, de segunda a sábado, na Igreja São José (Rua São Borja, 272), no bairro que toma emprestado o nome do santo, e na Igreja Apostólica (Rua Enoir Gomes Favero, 57), no Bairro Jardim Planalto (via paralela à Estrada do Boqueirão).


Cras descentralizado vai trocar de local
Este sábado (11) será o último dia de funcionamento do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Descentralizado na Escola Caetano Gonçalves da Silva, que fica na esquina das ruas Dom Pedro e Pelotas, no Centro.

A partir de segunda-feira (13), o atendimento passará para o Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, no Novo Esteio, bairro mais atingido pelas fortes chuvas. O Cras Descentralizado atenderá de segunda a sábado, das 13h às 19h, no prédio da Ocergs, próximo às tradicionais esferas. 

Se a água baixar e a passagem de veículos e pedestres for possível, o acesso será pelo Portão 5, na Avenida Celina Kroeff; se não, a entrada será pelo Portão 3, junto a Avenida Independência, na frente do Parque.

No local, será feito cadastramento de moradores e entrega de cestas básicas, kits de limpeza e distribuição de roupas da Loja Social a famílias que foram afetadas pelas cheias, mesmos serviços realizados nos três cras de Esteio.


Outros Cras não vão abrir final de semana
Neste sábado (11) e domingo (12), os cras Centro, Sueli Luiza Peres (Olímpica) e Território de Paz (Parque Primavera) não vão abrir. Os três pontos reabrem normalmente na segunda-feira (13), com atendimento das 8h às 17h.


Também vai ter UBS no Parque Assis Brasil
Também na Ocergs vai funcionar, temporariamente, uma unidade básica de saúde (UBS), que vai concentrar os atendimentos médicos e de enfermagem, entre outros serviços, da UBS Novo Esteio, que foi comprometida com as enchentes. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h (no primeiro dia, em razão de adequações, o horário poderá ser diferente).


Três “postos de saúde” fechados na segunda-feira
As UBSs Pedreira, Esperança e Votorantim seguem fechadas em razão da falta de profissionais que estão também atingidos pelas cheias. Se necessário, usuários das UBSs Pedreira podem buscar atendimento na UBS Centro. Os referenciados na UBS Votorantim podem ir até a UBS Parque do Sabiá e os atendidos pela UBS Esperança, à UBS Claret. 


Doações no Ginásio
O Ginásio Municipal Edgar Piccioni (Rua 24 de Agosto, 3.079) abrirá neste sábado (11) e domingo (12), das 9h às 22h para receber doações para os esteienses afetados pela enxurrada. 


Abrigos
Esteio chegou a ter 10 abrigos, por onde passaram 1.065 pessoas desde o dia 28 de abril. Na tarde desta sexta-feira, 198 famílias (505 pessoas) estavam acolhidas nas escolas municipais de Educação Básica (Emebs) Ezequiel Nunes Filho, Edwiges Fogaça, Vitorina Fabre, Oswaldo Aranha e Tomé de Souza, pontos que seguem ainda abertos. Os demais já foram desativados.


Consultas eletivas no hospital
O Hospital São Camilo orienta as pessoas que tenham consultas eletivas marcadas a partir de segunda-feira (13) façam contato pelo telefone (51) 2126-8357 para verificar se será possível. Muitos profissionais ainda não conseguem voltar ao trabalho e a casa de saúde está adequando os atendimentos ambulatoriais. Além disso, servidores do hospital estão ligando para os pacientes para orientações.

Casos de pós operatórios e segundo tempo de Traumatologia são avaliados individualmente.

Os pacientes que tinham agendamentos a partir do dia 2 e não foram atendidos terão suas consultas garantidas. A FSPSCE vai criar agendas extras para absorver esta demanda. 


Funcionamento da Prefeitura
A sede da Prefeitura ficou fechada durante toda esta semana. Os gestores municipais vão se reunir no final de semana para definir a possibilidade de reabrir o Paço Municipal na próxima segunda-feira (13). A confirmação será feita pela até domingo (12) à noite pelo perfil da Prefeitura no Facebook.


Distribuição de Água
A Corsan segue disponibilizando água em pontos da cidade. O serviço regular foi interrompido em razão da estação de tratamento ser atingida pela enchente.
- Espaço Oliveira Silveira - Rua Garibaldi/Rua Coberta (Centro)
- Em frente à Escola Estadual Caetano Gonçalves da Silva - Rua Pelotas (Centro)
- Espaço Rei Pelé -  Av. Governador Ernesto Dornelles (Santo Inácio)
- Em frente ao Cras Território de Paz - Rua Orestes Pianta, 204 (Parque Primavera)
- Na entrada do Trianon Esporte Clube - Av. Luiz Pasteur, 8.195 (Três Marias)
- Em frente ao Residencial Quaraí - Rua Quaraí (São José)
- No Centro de Artes e Esportes Unificados - Rua Rio Grande (São Sebastião)
- Esquina da Rua Senador Salgado Filho com a Travessa Júlio de Castilhos (Tamandaré)
- Rua Pinto Bandeira esquina Frederico Dahne (Três Portos)
- Praça Coração de Maria - Rua Padre Felipe, S/Nº (Centro)
- Rua Santana esquina com a Taquara  (Olímpica)
- Em frente à Arena Europa - Rua Padre Antônio Vieira (Olímpica)
- Rua João Goulart (Parque Primavera)

Além disso, dezenas de pessoas estão colocando a água de poços artesianos à disposição de quem precisa, divulgando os locais em redes sociais.
- Avenida Castro Alves, 1350 - Tamandaré
- Avenida João Frainer, 502 - Olímpica
- Avenida Padre Urbano Thiesen, 204 - Santo Inácio (Refrigeração Godoiense)
- Rua 24 de Agosto, 1843 - Liberdade (Academia Conex)
- Rua 24 de Agosto, 254 - Centro
- Rua 24 de Agosto, 2800 - Liberdade
- Rua Alvício Nienow, 80 - Liberdade
- Rua Caxias, 450 - Centro
- Rua Caxias, 600 - Centro
- Rua Caxias, 828 – Centro (Condomínio São Lucas)
- Rua Caxias, 889 – Centro (Condomínio Abu Dhabi)
- Rua Caxias, 969 - Centro (Condomínio Mont'serrat)
- Rua Cruz Alta, 555 - Centro
- Rua Di Cavalcante, 50 - Santo Inácio
- Rua Dom Feliciano, 87 - Centro
- Rua dos Ferroviários, 352 – Centro (Res. São Francisco)
- Rua Fernando Ferrari, 1588 – Centro (Edifícil Dom Pedro)
- Rua Guararapes, 101 - Parque Amador
- Rua Inácio Montanha, 291 - São José
- Rua José Loureiro da Silva, 408 - Olímpica
- Rua La Salle, 314 - Centro
- Rua Milton Campos, 88 - Tamandaré
- Rua Nei Brito, 233 - Santo Inácio
- Rua Novo Hamburgo, 1764 - Parque Amador
- Rua Novo Hamburgo, 1783 - Parque Amador
- Rua Olga Benário Prestes, 265 - Olímpica
- Rua Padre Felipe, 1101 - Centro
- Rua Padre Felipe, 345 - Centro
- Rua Pedro Lerbach, 350 - Centro (Igreja)
- Rua Pedro Lerbach, 525 -  Centro (edifício Plaza Vitória)
- Rua Pedro Lerbach, 550 – Centro (Residencial Montreal)
- Rua Pelotas, 372 - Centro
- Rua Santo Antônio, 108 - Centro
- Rua Soledade, 1651 – Centro
Atualizado quinta-feira (9), 15h


Saque calamidade do FGTS não ainda está disponível
No dia 30 de abril, Esteio decretou Situação de Emergência. No último domingo (5), o Governo Federal reconheceu o pleito de Esteio e de outras 335 cidades do Rio Grande do Sul. 

Entretanto, esse reconhecimento ainda não permite a liberação do chamado “saque calamidade” do FGTS para nenhum município do Estado. 

De acordo com a Caixa em seu site, o Saque Calamidade do FGTS é uma modalidade em que o trabalhador tem direito a sacar o saldo da conta do FGTS por necessidade pessoal, urgente e grave decorrente de desastre natural que tenha atingido a sua área de residência. O valor só é liberado quando a Situação de Emergência ou o Estado de Calamidade Pública tenha sido decretado pelo governo do Distrito Federal, Município ou Estado e publicado em prazo não superior a 30 dias do primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência do desastre natural, se este for assim reconhecido, por meio de portaria do Ministro de Estado da Integração Nacional. 

O valor do saque será o saldo disponível na conta do FGTS, na data da solicitação, limitado à quantia correspondente a R$ 6.220.

 

 

Editoriais

Cidadania e Direitos Humanos

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas