Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Governança e Gestão

Administração Municipal premia Funcionários Destaques de 2024

29/10/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Laura Wille

Em uma solenidade realizada no final da tarde desta segunda-feira (28), Dia do Servidor Público, a Prefeitura de Esteio fez a divulgação dos vencedores do concurso Funcionário Destaque, tradicional premiação realizada anualmente pela Secretaria Municipal de Governança e Gestão (SMGG) que tem como objetivo identificar, valorizar e premiar os servidores que se comprometem com o alcance de melhores resultados e contribuem para a qualidade da administração pública e pelos serviços oferecidos. 

Os vencedores nas categorias Ação Inovadora, Sustentabilidade Econômica e Trabalho Social receberam um troféu e um salário-base e os premiados com o Trabalho em Equipe levaram um troféu e um valor fixo de R$ 10 mil para ser dividido entre o grupo. A escolha foi em votação popular, pela internet, após uma comissão avaliadora escolher os finalistas entre os 30 projetos inscritos.

Durante a cerimônia, que contou com abertura da cantora Néli Rossi, também foram homenageados os servidores jubilados que completaram 35 e 40 anos de trabalho na Administração Municipal.


Prefeito destaca trabalho dos servidores municipais
Em sua fala, o prefeito Leonardo Pascoal, elogiou o trabalho de todos os funcionários públicos municipais. “Hoje é um momento festivo de premiação a servidores que, por meio de diferentes projetos, se destacaram ao longo deste último período com contribuições para Administração Municipal e, por consequência, para nossa comunidade”, afirmou. “Quero cumprimentar a cada um dos senhores e senhoras pela passagem do Dia do Servidor Público, uma data importante de celebração àqueles que, no dia a dia, se encarregam de prestar serviços para que a população tenha acesso e garantia de direitos à saúde, educação, segurança e tantas outras áreas”, prosseguiu. 

Pascoal fez uma reverência e agradecimento especial aos servidores jubilados. “É uma vida dedicada ao serviço público municipal e, certamente, com muitas contribuições aos espaços por onde passaram, não sem desafios, não sem dificuldades que são naturais de quem atua no serviço público municipal”, elogiou.

O chefe do Executivo, que está chegando ao final de seus oito anos de mandato, aproveitou o seu último discurso em uma solenidade de Funcionário Destaque para agradecer a parceria dos servidores ao longo de suas duas gestões e dividir com eles os elogios que a sociedade esteiense faz a atual administração da cidade. “Não há função mais ou menos importante dentro da Administração Municipal. Há funções diferentes e complementares. Cada um tem um papel igualmente importante e decisivo para o êxito da Administração”, destacou. “E quando todos cumprem seu papel a gente consegue entregar aquilo que a gente se propõe”, prosseguiu. Pascoal lembrou que metade do secretariado municipal é formado por servidores de carreira, assim como a maior parte das funções de direção, chefia e assessoramento em toda a estrutura municipal, fato que valoriza o funcionário público municipal. 

No final, o prefeito disse que vai levar um pouco de cada servidor durante a sua caminhada e desejou sucesso a todos. “Aprendi muito, muito, muito com cada um de vocês. Esse convívio com um grupo tão qualificado de servidores contribuiu para minha evolução pessoal e profissional e foi decisivo, assim como foi decisivo, para que a gente pudesse entregar os resultados que entregamos”, disse. “Desejo que possamos, cada vez mais, ter um serviço publico de qualidade em nosso município, para que a nossa população possa perceber o valor naquilo que fazemos. Essa é a verdadeira razão de ser e existir do serviço o publico e do servidor público. Desejo que todos sejam exitosos em suas carreiras e muito felizes nos espaços em que estiverem”, finalizou.


Pilares
Também fizeram uso da fala, a titular da SMGG, Carla Cardias, e o vereador Luciano Battistello. “Servidores públicos são pilares nas áreas de saúde, educação, segurança e tantos outros setores essenciais que garantem o funcionamento do nosso país. É através deles que politicas públicas são implementadas, serviços são prestados e a cidadania é exercida. A dedicação e compromisso com a qualidade de vida da população merecem reconhecimento e respeito”, afirmou a secretária, que aproveitou para agradecer aos funcionários públicos que atuaram como voluntários durante as cheias de maio. “Parabenizo a todos os funcionários públicos porque vocês são quem fazem as coisas, realmente, acontecerem”, disse o vereador.


Votação pela internet
Trinta projetos foram inscritos para a edição de 2024 do Funcionário Destaque. Uma comissão avaliadora, formada por professores da Unisinos e Unilasalle, selecionou 10 finalistas, sento três das categorias Ação Inovadora e Trabalho e dois das categorias Sustentabilidade Econômica e Trabalho Social. A avaliação levou os critérios inovação organizacional, utilização eficiente de recursos, eficiência e eficácia, impacto organizacional ou social e perfil empreendedor. 

Na última quarta-feira (23), a SMGG abriu prazo para votação pela internet, que ficou aberto até o último domingo (27) 

Podem participar do Funcionário Destaque, instituído pela Lei Municipal no 6.646/2017 e é regulamentado pelo Decreto Municipal no 6.159/2018, servidores públicos efetivos e empregados públicos efetivos do Poder Executivo Municipal e da Fundação de Saúde Pública São Camilo, com, no mínimo, 12 meses de efetivo exercício e estagiários que tenham no mínimo seis meses de estágio até a data de início das inscrições.


Vencedores do Funcionário Destaque 2024 
Ação Inovadora 

Visa identificar ações ou projetos pioneiros que modificaram ou criaram metodologias de atuação ou procedimentos organizacionais, gerando benefícios para os servidores ou cidadãos
Projeto premiado:
Conexão: Música e Alfabetização na Emeja 
Autora: Josiane Guimarães da Cunha (Secretaria Municipal da Educação - SME)
Resumo: A música como forma de comunicação entre os indivíduos resgata muitas emoções, assim, a proposta deste trabalho primou por estimular os sentimentos e as sensações nos estudantes (que tem por perfil um histórico de vulnerabilidade social e emocional), como intuito auxiliá-los a perceberem suas habilidades e aprimorarem seus conhecimentos durante o processo de alfabetização a partir de sua musicalidade. Por fim, imprescindível considerar outros aspectos: o estímulo ao movimento, a expressão de musicalidade, a manifestação de emoções através das músicas (por eles elencadas), a escuta de diversos sons e ritmos, a fim de elaboram suas aprendizagens construindo sua alfabetização de maneira lúdica e criativa e prazerosa, por meio da música.

Sustentabilidade Econômica 
Refere-se a ações ou projetos que gerem redução de custos e eficiência no uso de recursos materiais
Projeto premiado:
Redução de Custo e Otimização com Foco em Economia 
Autora: Jerusa Prestes (Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio - FSPSCE)
Resumo: Este projeto visa a economia e uso racional dos insumos de higiene da FSPSCE (Hospital São Camilo) sem deixar os centros de custo desabastecidos, para não haver uma queda na eficiência do serviço prestado.

Trabalho Social
Identifica ações ou projetos voltados para a melhoria da sociedade, de caráter voluntário e que promovam transformação da realidade social
Projeto premiado:
Portas Abertas para o Ensino Médio 
Autora: Marina Souza da Silva (Secretaria Municipal da Educação - SME)
Resumo: Projeto educacional executado na escola EMEB Flôres da Cunha e coordenado pela técnica em Biblioteconomia Marina Souza voltado à orientação de alunos formandos sobre as oportunidades de Ensino Médio com Curso Técnico Integrado, especialmente nos processos seletivos de instituições como IFSul, IFRS e Fundação Liberato. A iniciativa inclui palestras com ex-alunos dessas instituições, rodas de conversa, visitas aos campi e suporte na leitura de editais, inscrição e preparação para as provas. O projeto contou com o apoio da equipe diretiva e pedagógica e resultou no aumento do interesse e participação dos alunos, refletido no crescimento do número de inscritos e aprovados em 2023, bem como no crescimento do número de inscritos em 2024.

Trabalho em Equipe
Busca valorizar ações desenvolvidas coletivamente pelos servidores municipais.
Projeto premiado:
Grupo de Apoio para Mulheres Vítimas de Violências 
Autores: Janete Terezinha Boncoski Brizola, Eliane Regina Pacheco Pereira, Roberta de Oliveira dos Santos Bilheri, Marisa Antônia Soares Fiuza Mendonça, Daiana da Costa Silva, Luana Neves e João Pedro Meyer (Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos - SMCDE)
Resumo: O projeto “Grupo de Apoio para Mulheres Vítimas de Violência”, conduzido pelo Centro de Referência Especializado em Assistêncis Social (Creas), visa oferecer apoio psicossocial, jurídico e capacitação para mulheres que sofreram violência, promovendo seu fortalecimento emocional e social. Identificando a necessidade de facilitar o acesso à participação, realizamos a descentralização do grupo no território com maior incidência de violências contra a mulher, o grupo proporciona um espaço seguro para a troca de experiências e discussões de temas escolhidos pelas participantes, além de oficinas de capacitação profissional. O objetivo é fortalecer as mulheres a superarem traumas, romperem o ciclo de violência e desenvolverem autonomia pessoal e econômica, integrando com os serviços oferecidos pela Rede Intersetorial. A mediação é realizado pelas técnicas sociais do Creas visando garantir a eficácia e a qualidade do serviço prestado às mulheres vítimas de violência.
*Os resumos foram redigidos pelos concorrentes


Comissão avaliadora
Professora-doutora Lúcia Regina Lucas da Rosa – Coordenadora do Curso de Letras - Unilasalle 
Professora-mestre em Educação Isabel Cristina da Silva azeredo – Coordenadora dos cursos de licenciatura em Pedagogia e Matemática - Unilasalle
Professora-doutora Fernanda Pacheco – Gerente da Escola Politécnica e coordenadora do Curso de Graduação em Engenharia Civil/Polo Porto Alegre – Unisinos


Jubilados 35 e 40 anos de casa*
Rita Marisa Benvenuti - Professora de anos iniciais (servidora desde 22 de março de 1983)
Adenísia Tavares da Silveira Silva -  Professora de anos iniciais (servidora desde 3 de agosto de 1983)
Juleide do Carmo Lucca - Professora de anos iniciais (servidora desde 12 de março de 1984)
Maria Elaine Dias Borges -  Professora de anos iniciais  (servidora desde 12 de março de 1984)
Márcia Rejane Tortelli Aguiar - Professora de anos iniciais (servidora desde 7 de agosto de 1984)
Carlos Roberto Pereira - Continuo (servidor desde 1º de fevereiro de 1988)
Cristina de Souza Bortolini - Professora de anos iniciais (servidora desde 1º de março de 1988)
Vera Teresinha de Brito Schmitz - Professora de anos iniciais (servidora desde 2 de março de 1988)
Ivana Eliza Ferreira - Professora de anos iniciais (servidora desde 7 de março de 1988)
Maria Jorgina Schumacher Rezende - Servente escolar (servidora desde 8 de março de 1988)
Janete Vargas de Oliveira - Professora de anos iniciais (servidora desde 9 de março de 1988)
Silvia Rejane Fagundes Camboim - Professora de anos iniciais (servidora desde 11 de março de 1988)
Luciane Salamon - Professora de anos iniciais (servidora desde 14 de março de 1988)
Rubiara dos Santos Rodrigues - Professora de anos iniciais (servidora desde 15 de março de 1988)
Ana Isabel Bronski - Professora de anos iniciais (servidora desde 18 de março de 1988)
João Batista Marques de Oliveira - Carpinteiro (servidor desde 7 de abril de 1988)
Ana Lúcia Melo Gomes - Almoxarife (servidora desde 8 de abril de 1988)
Elaine Silveira Teixeira Ferreira - Professora de anos inicias (servidora desde 8 de abril de 1988)
Eronilda de Oliveira Dermann - Professora de anos iniciais (servidora desde 17 de maio de 1988)
Eloiza Nascimento da Silva - Professora de anos iniciais (servidora desde 3 de junho de 1988)
Marlene Terezinha Doff Southa - Professora de anos iniciais (servidora desde 14 de junho de 1988)
Lueci Teresinha Toldo - Servente escolar (servidora desde 29 de junho de 1988)
Marília Jacobini Brum - Professora de anos iniciais (servidora desde 29 de junho de 1988)
Mônica Gomes Marins - Professora de anos iniciais (servidora desde 22 de maio de 1989)
Ana Luzia Machado da Silveira - Professora de anos iniciais (servidora desde 1º de agosto de 1989)
Cleci Araújo da Silva - Professora de anos iniciais (servidora desde 1º de agosto de 1989)
Valéria Viegas da Costa Polonio - Professora de anos iniciais (servidora desde 1º de agosto de 1989)
Maria Joana Pereira Mmachado - Professora de anos iniciais (servidora desde 7 de agosto de 1989)
Enoque de Assunção Gomes - Servente de obras (servidor desde 4 de outubro de 1989)
* Também receberam homenagem funcionários com 41 anos de casa, pois no ano passado não foi realizada premiação do Funcionário Destaque

Editoriais

Governança e Gestão

Compartilhe:

de

39

Leia notícias relacionadas