Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Cultura, Esporte e Lazer

Nihon matsuri ga hajimarimasu (Começa o Festival do Japão)

22/11/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

O visitante que for ao Parque Estadual de Exposições Assis Brasil até o próximo domingo (24) poderá fazer uma imersão na cultura nipônica, desde tradições milenares, como o taikô (tambores considerados divinos pelos habitantes do país asiático), e origamis (a já conhecida arte de dobrar o papel dando-lhe infinitas formas), até os modernos jogos eletrônicos e cosplay de personagens, cultura pop atual muito difundida entre os jovens japoneses.

Tudo isso e muito mais – mas muito mais – poderá ser apreciado na 11ª edição do Festival do Japão RS, festa promovida pela associação que leva o mesmo nome do evento em parceria com a Anime Buzz e Ninja Produtora e que conta com o apoio da Prefeitura de Esteio. Esta é a segunda vez que a cidade recebe o evento. 

O festival começou na tarde desta sexta-feira (22) com o palco aberto para o karaokê, uma tradição japonesa. O primeiro dia contou, também, com apresentações do mágico Sayuki Satake, com performances de grupos de dança e de taikô e demonstração de tae kwondo com alunos e professores da Academia Protector. Como não poderia faltar, também foi realizado o primeiro Bon Odori, espaço onde todos podem dançar em torno do Yagurá.


Muitas atrações
Desde a sua primeira edição,, o Festival do Japão RS, o maior do Estado e um dos maiores do Brasil, valoriza e oferece diversas experiências da cultura japonesa, como atrações típicas de karaokê, danças folclóricas japonesas, apresentações de taikô, artes marciais, exposições e oficinas, além de salas temáticas com bonsai (árvore cultivada), ikebana (arranjos florais), shodô (caligrafia japonesa), origami, mizuhiki (arte com nós) e jogos japoneses. O evento mescla cultura e aprendizado e mostra a força, talento, criatividade e trabalho do povo japonês. 

O palco principal, coberto por dezenas de Tsurus, origami japonês em forma de pássaro que é símbolo de paz e harmonia, foi montado no Pavilhão da Agricultura Familiar, que está tomado por bandeiras do Japão. No mesmo local, também fica a praça de alimentação e o Palco Yagurá. 

Nos pavilhões do Artesanato e Internacional, estão muitos bazares vendendo produtos relacionados ao Japão e também a outros países asiáticos, áreas de exposições e cursos, espaços para jogos e demonstrações e também o palco onde será realizado o Anime Buzz.


Entrada
O acesso de carros deve ser feito pelo Portão 7, junto à Avenida Celina Kroeff. A entrada de pedestres deve ser feita pelo Portão 3, principal acesso ao Parque, que fica na Avenida Independência (lateral da BR-116).

A entrada e o estacionamento são gratuitos. 


Respeito à Terra
Tendo como tema “Respeito ao Planeta”, a edição de 2024 se propõe a ser mais que a celebração da cultura japonesa, mas também inspirar e conscientizar sobre a importância da resiliência e do cuidado com o meio ambiente, especialmente em tempos de adversidades climáticas e de recuperação do Rio Grande do Sul, que passou pelo maior desastre natural da história com as enchentes de maio. 

Para reforçar esse compromisso, a Cooperativa de Trabalho e Renda Univale, instituição responsável pela coleta, separação e venda dos materiais recicláveis em Esteio, está participando do evento fazendo a coleta de resíduos, entre eles “lixo eletrônico” como pilhas, celulares, aparelhos de TV estragados e outros eletroeletrônicos.


Anime Buzz
Como parte da programação, é realizado o Anime Buzz, maior evento de cultura pop oriental do Sul do Brasil. O Buzz é a união de tudo que tem de melhor do universo geek: animes, séries, filmes, cosplay e games, proporcionando espetáculos para o público jovem e amantes da cultura pop japonesa.


Gastronomia 
A experiência gastronômica japonesa será um dos grandes destaques do festival, oferecendo uma seleção irresistível de pratos tradicionais. Os visitantes poderão saborear delícias como sushi, katsu sando, tempurá, yakisoba, takoyaki (bolinho de polvo), lámen, guioza e muito mais. Com uma ampla variedade que reflete a riqueza da culinária japonesa, este é um convite para uma verdadeira viagem de sabores que promete encantar a todos.


Atrações Artísticas
O festival se enriquece com atrações que são verdadeiras relíquias da cultura japonesa, como danças tradicionais, grupos de Taikô (instrumento japonês de percussão) e canções folclóricas japonesas. O mágico profissional Sayuri Satake promete uma apresentação envolvente e interativa, enquanto a Banda 6A inova ao misturar rock/pop com melodias tradicionais. 


Patrocinadores e Apoiadores
A 11ª edição do Festival do Japão RS terá patrocínio da Toyota CarHouse, JTI, TDK, MGA, Arroz Rei Arthur, Fundação Kunito Miyasaka, FAI e Banrisul e apoio da Hikari Empório Oriental, Unicred, Escritório Consular do Japão em Porto Alegre, Consulado Geral do Japão em Curitiba, Hisamitsu, Sakura, Temakeria Japesca, e Família Hattori.


11º Festival do Japão RS
Quando: Até domingo (24)
Local: Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Entrada e estacionamento: Gratuitos
        - Acesso de veículos: Portão 7 (Avenida Celina Kroeff)
        - Acesso de pedestres: Portão 3 (Avenida Independência - lateral da BR-116)
Mais informações: www.festivaldojapaors.com e www.animebuzz.com.br / Instagram: @festivaldojapaors


Programação no palco principal
Sábado (23)
10h - Abertura do segundo dia
10h - Karaokê Colônia Japonesa - Música
10h45min - Coral Himawari - Música
11h - Shinjigenkan Karatê - Tae Kwondo
11h -  Kaizen Daiko - Taikô
11h - Sayuki Satake - Mágico
13h30 - Grupo Shinsei e Minami Taiyo Daiko – Dança e Taikô
14h -  Cerimônia Oficial de Abertura
15h20min - Wakaba Taikô - Taikô
15h40min - Kaizen Daiko (Palco Yagurá)
15h45min - Wakaba Yasokay Soran e Matsuri Daiko - Dança e Taikô
16h25min - Banda 6A Seiza - Música
17h05min - Grupo Aika (Palco Yagurá)
17h10min - Wadan Taikô Ensemble - Taikô
18h - Isshinkan - Kendo e Iaido (artes marciais japonesas)
18h1min - Grupo Aika - Taikô e Dança
18h30min - Grupo Shinsei Isshinkan - Dança
18h40min Sayuki Satake - Mágico
19h10min - Minami Taiyo Daiko (Palco Yagurá)
19h15min - Wakai - Dança
19h25min - Taikô Matsuri - Taikô
19h35min - Bon Odori (Palco Yagurá)
21h - Encerramento do segundo dia


Domingo (24)
10h - Abertura do terceiro dia
10h - Karaokê Colônia Japonesa - Música
10h45min - Coral Himawari - Música
11h - Daikan Dojo - Kyudo (arte marcial japonesa)
11h15min - Grupo Aika - Dança e Taikô
12h - Wakaba Taikô - Dança
12h30min - Grupo Aika - Dança e Taikô
12h35min - Wakaba Yasokay Soran e Matsuri Daiko - Dança e Taikô
13h10min - Minami Taiyo Daiko
13h15min - Banda 6A Seiza - Música
13h45min - Kaizen Daiko - Taikô
13h50min - Wadan Taikô Ensemble - Taikô
15h - Grupo Wakai - Dança
15h10min - Izidoro Yamamoto
15h30min - Kaizen Daiko - Taikô
15h40min - Grupo Shinsei - Dança
15h50min - Instituto Niten – Kenjutsu (arte marcial japonesa)
16h30min - Sayuki Satake - Mágico
17h - Elton Saldanha – Cantor regionalista
17h30min - Bon Odori (Palco Yagurá)
19h - Encerramento do evento
* Programação sujeita a alterações

Editoriais

Cultura, Esporte e Lazer

Compartilhe:

de

84

Leia notícias relacionadas