Cultura, Esporte e Lazer
Missa campal abre comemorações do 70º aniversário de Esteio
05/03/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Daiton Lima

Como já é tradição, uma missa campal, realizada na última sexta-feira (28) no número 200 da Rua 28 de Fevereiro, no Bairro Parque Amador, marcou o início das comemorações do 70º aniversário de emancipação política e administrativa de Esteio.
A celebração, que este ano chegou a 24ª edição, foi conduzida pelo padre Loivo Kochhann, pároco da Igreja Coração de Maria, instituição religiosa responsável pela organização do evento que teve apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL).
O prefeito Felipe Costella e o vice-prefeito Rafael Figliero participaram do ato litúrgico. Ao lado da primeira-dama Gabriela Fidelis, Felipe entrou com a chave da cidade, que foi deixada sobre o altar. Rafael, por sua vez, conduziu a bandeira de Esteio. Pouco antes do encerramento, o chefe do Executivo fez uso da fala. “Esteio hoje celebra os seus 70 anos. Sete décadas de história, de uma cidade aguerrida, do trabalho e do progresso, que busca sempre cuidar da sua gente com muita alegria, com muito entusiasmo e com muita seriedade”, afirmou. “Deus já nos disse que temos que zelar, amar, cuidar e proteger. E agora está na mão dos governantes fazer isso, conjuntamente, em um único caminho, que é o caminho do bem, do cuidado e do zelo pela nossa cidade”, prosseguiu. “Agradeço as bênçãos que estão sendo dadas em nossa cidade e, certamente, depois dessas bênçãos, nós teremos um grande ano. Muito obrigado a todos”, encerrou.
Após a missa, foi cantado o parabéns a você e distribuído um bolo de aniversário de Esteio.
Dois dias de festa
Uma data tão marcante como 70 anos merece uma comemoração especial. Por isso, a SMCEL está preparando uma festa que vai durar dois dias.
Na sexta-feira (7), às 19h, Nando Leal vai abrir a programação com Hip Hop. Logo em seguida, será a vez da banda G+ Pagode subir ao palco para animar o público com muito samba e, claro, pagode. Os dois artistas locais foram selecionados através de um edital público.
Depois, a festa segue com o DJ Chapeleiro Maluco, que vem de Florianópolis para fazer um de seus shows performáticos, e, encerrando a primeira noite, a banda Brilha Som vai colocar todo mundo para dançar.
Show da Gauchinha do Brasil
O segundo dia de programação será aberto, às 14h, com apresentações das baterias das escolas de samba esteienses Negritude, Acadêmicos, Salgueiro, Viradouro e Mocidade Independente do Jardim Planalto. Às 17h30min, começam as apresentações dos artistas locais selecionados, com gêneros que vão do rock da banda Lokos D’Bira até o MPB/Pop de Patrick Martins, passando pela música gauchesca/tradicionalista do grupo Revelação Gaúcha e pelo sertanejo da dupla Johnny e Diego.
Dando sequência às comemorações do aniversário esteiense, será a vez da Banda San Marino, um dos maiores grupos de bailes do estado, embalar a multidão com clássicos como “Foto 3X4” e “Porto Alegre é Longe”, entre tantos outros sucessos nos bailões e oktoberfests do Rio Grande do Sul.
Para encerrar os dois dias de festa, o palco será tomado pela voz e pelo carisma da cantora Luiza Barbosa. A “Gauchinha do Brasil”, que ficou conhecida nacionalmente em 2019 ao ser finalista do programa The Voice Kids, da Rede Globo, vai fazer um show mesclando música gaúcha com sertaneja e clássicos do pop nacional.
A programação, realizada pela Tri Produtora com incentivo da Lei Rouanet (Ministério da Cultura), tem patrocínio do Grupo InBetta, Bender Chopp e Macromix.
Marcha pra Jesus
No próximo domingo (9), a atividade é voltada para os evangélicos, mas, claro, aberta a esteienses de todas os matizes religiosos.
Com concentração a partir das 16h na Praça dos Emancipacionistas, no Bairro Olímpica (Esquina da Av. Padre Antônio Vieira e Rua Hugo Klein) e saída às 18h, a Marcha para Jesus vai percorrer um trecho de cerca de dois quilômetros até o Parque Galvany Guedes, onde, às 19h, o cantor carioca Israel Salazar, ex-vocalista da Banda Diante do Trono, fará um show com músicas gospel.
Entrada solidária
A entrada para cada uma das tardes/noites de festa e para a Marcha para Jesus será a doação de um quilo de alimento não perecível ou ração para cães e gatos.
Quem for aos eventos e quiser matar a fome e a sede poderá comprar comida e bebida que serão vendidas por estabelecimentos parceiros.
A SMCEL alerta que será proibida a entrada no evento com bebidas. Haverá fiscalização na entrada do parque.
Ônibus gratuitos na volta para casa
Para facilitar a volta do público para casa, quatro linhas do transporte coletivo de Esteio vão oferecer ônibus gratuitos no final de cada uma das três noites de eventos. Os coletivos vão sair do Parque Galvany Guedes e seguir as linhas regulares até o destino (veja abaixo).
A emancipação
Esteio completou 70 anos de emancipação política. Mas a história do Município começou em 1736, quando cerca de 450 km² de terras nas paragens do Cerro de Sapucaia são entregues pelo governo ao português Antônio Fernando de Souza. Passados 140 anos, os operários que trabalhavam na construção da linha férrea entre Porto Alegre e Novo Hamburgo formam junto aos trilhos um pequeno vilarejo na altura das terras da Fazenda do Areião, atravessada pela ferrovia.
Três fatores foram importantes para o crescimento do povoado no início do século passado: a inauguração da estação de trem, a construção de rodovias e a comercialização de lotes na região. Em 1948, Esteio passa à categoria de vila, entrando na década de 1950 com forte mobilização para a transformação em Município. As ações da comunidade resultam na redação, em 22 de novembro de 1952, da primeira convocação oficial do movimento pró-emancipação de Esteio, que pertencia, então, a São Leopoldo.
A campanha leva a um plebiscito, em 8 de dezembro de 1953. Nele, a população decide pela opção de formar uma nova cidade. Assim, em 28 de fevereiro de 1955, em frente a Praça do Expedicionário (onde, então, começaria a funcionar a Prefeitura Municipal), o Município de Esteio é instalado, tendo Alécio Frainer (eleito em 1954) como primeiro prefeito.
Festa de aniversário de Esteio
Quando: Sexta-feira (7) e sábado (8)
Onde: Parque Galvany Guedes (Av. Porto Alegre, 505 – Jardim Planalto)
Programação:
Sexta-feira, a partir das 19h: Nando Leal (Hip Hop), G+ Pagode (samba e pagode), DJ Chapeleiro Maluco e banda Brilha Som
Sábado (8), a partir das 14h: Baterias das escolas de samba Negritude, Acadêmicos de Esteio, Salgueiro, Viradouro e Mocidade Independente do Jardim Planalto; Lokos D’Bira (rock), Revelação Gaúcha (tradicionalista), Johnny e Diego (sertanejo), Patrick Martins (MPB/Pop), banda San Marino e Luiza Barbosa
Entrada: Um quilo de alimento não-perecível
Atenção: Será proibida a entrada no Parque Galvany Guedes com bebidas
Horários de saídas dos ônibus gratuitos
Linha Volta Grande (vermelha)
Destino: Estação Esteio da Trensurb
Horário de saída: 2h
Linha São José (verde no mapa)
Destino: Estação Esteio da Trensurb
Horários de saída: 1h e 2h
Linha Centro (roxa no mapa)
Destino: Garagem da empresa no Bairro Novo Esteio
Horários de saída: 1h e 2h
Linha 4 (preta no mapa)
Destino: Antena, no Bairro Três Marias
Horários de saída: 1h e 2h
Marcha para Jesus
Quando: Domingo (9), 18h
Saída: Praça dos Emancipacionistas (Esquina da Av. Padre Antônio Vieira e Rua Hugo Klein - Olímpica)
Chegada: Parque Galvany Guedes (Av. Porto Alegre, 505 – Jardim Planalto)
Atração principal: Show com Israel Salazar
Entrada: Um quilo de alimento não-perecível
Atenção: Será proibida a entrada no Parque Galvany Guedes com bebidas
Horário da saída dos ônibus gratuitos
Destino: Estação Esteio da Trensurb
Horário de saída: 23h
Linha São José (verde no mapa)
Destino: Estação Esteio da Trensurb
Horários de saída: 22h e 23h
Linha Centro (roxa no mapa)
Destino: Garagem da empresa no Bairro Novo Esteio
Horários de saída: 22h e 23h
Linha 4 (preta no mapa)
Destino: Antena, no Bairro Três Marias
Horários de saída: 22h e 23h
Editoriais
Cultura, Esporte e Lazer
Compartilhe:
de
7