Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Saúde

Esteio realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador

11/04/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Adriano Rosa da Rocha

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e o Conselho Municipal da Saúde (CMS) realizaram, na tarde desta quinta-feira (10), a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. 

No evento, que ocorreu na  Câmara de Vereadores, foram abordadas ações para o fortalecimento de uma política pública que repercuta na efetivação do acesso à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). No final da assembleia, foram elencadas propostas para serem implementadas no Município e também para serem levadas para debates na 4ª Conferência Estadual, que será realizada em junho na Capital. Também foram escolhidos os delegados esteienses para a etapa gaúcha que, por sua vez, antecede a 5ª Conferência Nacional, prevista para agosto, em Brasília (DF).

Na abertura, o prefeito Felipe Costella destacou a importância das discussões que seriam realizadas durante toda a tarde e do trabalho do Cerest para toda a região. “Estamos administrando uma empresa pública e, para o sucesso dessa empresa, precisamos estar bem para cuidar das pessoas. E, para estarmos bem, precisamos cuidar dos nossos trabalhadores. Eu acho que o Cerest é isso: cuidar do trabalhador e das condições de trabalho”, afirmou. 

Em sua fala, o titular da SMS, Gilson Menezes falou sobre a importância do Sistema Único de Saúde. “O SUS foi construído e criado com base na participação social. Então, nada mais justo do que possamos planejar em conjunto para que consigamos exercer atividades que, de fato, vão atender às necessidades regionais no âmbito da saúde”, falou.

O vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Itamar Santos, também ressaltou a importância do evento. “É bom poder estar aqui conversando com vocês e trazer sempre uma fala de apoio e defesa do SUS, o quanto mais público e universal, como o que está gravado na Constituição”, disse.

Também fizeram o uso da fala, a coordenadora do Cerest, Carla Lúcia Andretta Moraes Neves, e a coordenadora da Divisão de Saúde do Trabalhador do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (DVST/Cevs), Andreia Simone Gnoatto.

Três eixos
Depois das falas das autoridades e da leitura do regimento interno, foram apresentados os três eixos em que as conferências estão divididas para debates. 

O primeiro a ser explanado foi o Eixo 2 (As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora), que ficou a cargo do engenheiro de segurança do trabalho Marcelo Batista. Servidor da Divisão de Saúde do Trabalhador do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (DVST/Cevs), Marcelo falou sobre a reforma trabalhista e os impactos na saúde do trabalhador e abriu cinco minutos para perguntas sobre o tema.

Logo em seguida, o vice-presidente do CES falou sobre o Eixo 3 (Participação Popular na Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e o Controle Social). Itamar frisou a importância da população participar mais ativamente dos assuntos e debates relacionados à saúde.

Antes da formação de grupos para encaminhamento das propostas, Andreia Gnoatto falou sobre o Eixo 1 (Políticas de Saúde do Trabalhador e Trabalhador).

Os participantes foram, então, divididos em três grupos, de acordo com os eixos temáticos da Conferência. No final, eles apresentaram três propostas prioritárias em cada eixo de âmbito estadual e federal, que serão encaminhadas para a 4ª Conferência Estadual, e elegeram os quatro delegados titulares e quatro suplentes para a assembleia. 

Os grupos também elencaram propostas de âmbito municipal, que serão encaminhadas à gestão municipal e CMS para implementação e acompanhamento.

O que são as conferências
As conferências, que estão sendo realizadas em todo o país, permitem que a população brasileira contribua para a formulação de políticas públicas e direcione as ações de governo em todas as esferas da federação, em um sistema descentralizado e integrado de saúde, tendo como tema “Saúde do  Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”.

Entre os objetivos das conferências está a possibilidade de debater, propor e deliberar propostas e linhas de ação para fortalecer uma política pública que repercute na efetivação do acesso à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

Delegados escolhidos
Segmento  Usuários do SUS
Antônio Carlos Cadore - titular
Jussiê Athaíde Silveira - titular
Claudia Gorety Costa - suplente
Enio Florêncio da Silva - suplente

Segmento Trabalhador da Saúde
Gislaine Rodrigues Costa - titular
Daniel Hilário da Silva - suplente

Segmento Gestor ou Prestador de Serviço do SUS
Carla Lucia Andretta Moreira Neves - titular
Rosane Costa Bordinhão - suplente
 

Editoriais

Saúde

Compartilhe:

de

21

Leia notícias relacionadas