Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Obras e Serviços Urbanos

Assinada a ordem para início das intervenções do Programa Desassorear RS em Esteio

06/05/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Djalma Corrêa Pacheco

Em breve, Esteio vai receber mais máquinas para atuar na limpeza de arroios e canais, que serão disponibilizadas pelo Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear RS).

A ordem de serviços liberando a empresa AGR Engenharia e Empreendimentos Ltda a iniciar as intervenções foi assinada na tarde desta terça-feira (6) pelo prefeito Felipe Costella e pelo secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Marcelo Caumo, em solenidade realizada na sede do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), na Capital, com outros 40 municípios contemplados. Os titulares da Secretaria Estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, e da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU), Lilian Haigert, acompanharam as assinaturas.

Esteio é um dos 154 municípios gaúchos contemplados pelo Desassorear RS e vai receber R$ 1,5 milhão em máquinas e operários para o trabalho, que deve ser realizado ao longo de quase 13 mil metros lineares nos arroios Sapucaia, Esteio, Boa Vista e das Torres. 

A ação do Governo do Estado tem como objetivo minimizar os impactos de alagamentos, cheias e enchentes e melhorar a segurança, a estabilidade e a desobstrução de cursos d'água e sistemas pluviais. 


Trinta quilômetros de cursos d’água
As máquinas e operários contratados pelo Estado vão se somar ao trabalho que é realizado pela SMOSU, que tem como meta para 2025 a limpeza e desassoreamento de 52 quilômetros de arroios e canais em Esteio, com uso de máquinas e trabalhadores próprios ou terceirizados.

Desde o início do ano, com uso de duas retroescavadeiras próprias, a SMOSU já fez intervenções em 10,2 quilômetros de cursos d’água. Somam-se a estes números, mais 7,6 quilômetros limpos pela DD Vargas Terraplanagem, empresa de Novo Hamburgo contratada, via licitação, para o trabalho, iniciado no dia 4 de abril.

Com um investimento de R$ 1,1 milhão, a terceirizada foi contratada para ações ao longo de 30 mil metros lineares de arroios e canais. Atualmente, a empresa está atuando com três máquinas. A maior delas, chamada tecnicamente de long reach e popularmente de “pescoçuda”, com 32 toneladas, tem um braço capaz de alcançar a margem oposta do arroio, facilitando o serviço. As outras duas, menores, pesam 20 toneladas e 8 toneladas.

Em 2024, foram desassoreados e limpos quase 24,8 mil metros lineares. A meta para o ano era de 15 mil metros lineares. Somados, arroios e canais de Esteio chegam a 30 quilômetros.

Editoriais

Obras e Serviços Urbanos

Compartilhe:

de

5

Leia notícias relacionadas