Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Educação

“Patrônica” conta suas histórias no segundo dia da Feira do Livro

07/05/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Rosiele de Mello e Leo Henrique

O destaque da tarde desta quarta-feira (7) da 26ª Feira do Livro de Esteio, que está sendo realizada até sábado (10) no Espaço de Eventos Rei Pelé (canteiro central da Av. Gov. Ernesto Dornelles), no Bairro Santo Inácio, foi a patronesse Bárbara Catarina. 

Sempre com sua faixa no peito escrito “patrônica” - um neologismo com as palavras patrona e supersônica -, a atriz e contadora de histórias encantou alunos de escolas esteienses com suas narrativas envolventes e, claro, falando de “A Pedra que Corria”, livro que a “fez nascer” este ano como escritora.

A atividade literária reuniu estudantes de diversas escolas do município. Entre elas, estava a pequena Maria Eduarda Pereira Pacheco, de 11 anos, aluna do Instituto de Educação Gustavo Nordlund, que estava entusiasmada com a Feira. “Aqui é muito legal. Tem algumas partes gratuitas, onde podemos pegar livros e ler, e também tem a contação de histórias, que sempre é muito boa”, comentou.

A tarde contou, ainda, com a apresentação literária “Criando e Contando”, com a dupla Gio e Doug, e a contação de histórias indígenas “Kubai, o Encantado”, com Rakeo Kubeo.


Bate-papos com “booktuber” e “slammaster”
Pela manhã, além das diversas opções literárias nos estandes, quem visitou a Feira do Livro pôde acompanhar uma palestra com a influenciadora literária, ou melhor, “booktuber” Joice Cardoso, do canal Estante Diagonal, e, também, uma apresentação poética de Slam com a poeta Agnes Mariá.

Joice falou sobre como é ser um booktuber, dos desafios, das leituras, dos livros que ganha e como são as ações para ganhar dinheiro nessa área. Além da palestra, a booktuber fez algumas brincadeiras com o público, formado, majoritariamente, por alunos e professores das escolas municipais de educação básica (Emebs) do município.  “Pra mim, a oportunidade de conversar com os jovens é gratificante, porque fazemos com que mais pessoas vejam os autores literários como profissionais e que exista uma maior busca por esse nicho”, disse a influenciadora, que veio de Cachoeirinha para falar sobre a profissão.

Depois, foi a vez da poetisa Agnes Mariá fazer uma apresentação de “Slam”, gênero de poema em forma de batalha, sobre a temática ambiental e os cuidados com a Terra. Agnes propôs, inicialmente, para o público fechar os olhos e imaginar cada parte do seu corpo como se fossem partes do planeta. “Imaginem o ar do planeta como nossa respiração, como seria? Respiraríamos bem? E imaginem os oceanos como nosso sangue, com sujeiras e lixos no fundo, como nós nos sentiríamos?”, conduziu.

A poetisa declamou vários versos sobre conscientização ambiental e racial e sobre a importância de exercer a própria fala. A cada declamação, Agnes finalizava com “Meu nome é Agnes, o G é mudo, mas eu não”. A slammaster, que está participando da festa literária pela terceira vez, disse que se sente reconhecida em ser sempre chamada para o evento esteiense. “Eu que sou uma escritora independente de Porto Alegre e oriunda da periferia”, contou. “Eu acredito que a minha poesia inspire os jovens a exercerem sua fala, não só pela poesia, mas sim pela oralidade. Porque na escola se aprende a escrever e não ensinam sobre se expressar, falar e se posicionar”, comentou.


Muitas atrações
Além de 10 estandes com os principais personagens da tradicional festa literária esteiense – os livros –, quem for ao Rei Pelé poderá assistir a palestras, acompanhar sessões de contação de histórias, participar de bate-papos com autores ou apreciar espetáculos teatrais e musicais. 

Até sexta-feira (9), os estandes vão ficar abertos das 9h às 19h. No último dia, sábado (10), as vendas ocorrem das 9h às 13h.


Estande do Escritor
Os escritores esteienses terão um espaço para lançar ou autografar suas obras no Estande do Escritor. Ao todo, serão 16 sessões até sábado. A relação foi divulgada na última segunda-feira (5) pela SMCEL (veja abaixo). Para participar das sessões, os autores deverão doar um exemplar do livro autografado à Biblioteca Municipal Rui Barbosa.


Biblioteca ficará fechada
Durante a Feira do Livro, a Biblioteca Municipal Rui Barbosa, que fica junto à Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900), ficará fechada.

Os sócios que tiverem livros para devolver entre 6 e 10 de maio poderão deixá-los em uma caixa que será disponibilizada na recepção.


A patronesse - Bárbara Catarina
Atriz e contadora de histórias, Bárbara, que faz jus à autodefinição de "supersônica", pela energia que emprega em tudo que faz, é um nome forte na arte da contação de histórias no Rio Grande do Sul. Tem atuado há mais de 20 anos na Feira do Livro de Porto Alegre, no espaço de contação de histórias para a primeira infância, e em outros eventos literários. Além de atuar como contadora de histórias e mestre de cerimônias, Bárbara ministra oficina para professores, bibliotecários e demais profissionais envolvidos na formação de leitores. Recentemente, tornou-se, também, escritora, ao lançar “A Pedra que Corria”. Em 2024, foi símbolo de superação e resiliência entre artistas, por ter sido duramente atingida pelas enchentes que afetaram Canoas e que destruíram, inclusive, sua biblioteca particular. Sua história foi contada em matéria no programa Jornal do Almoço.


A autora homenageada – Ângela Hofmann
Escritora e mediadora de leitura, realiza oficinas de criação literária, formação de mediadores de leitura, formação sobre o livro para a infância, e respectiva curadoria. Atuou por 25 anos no magistério da rede pública e particular, na coordenação de projetos sociais e na assessoria pedagógica nos municípios de Esteio, Viamão e Porto Alegre. É membro da diretoria da Associação da Biblioteca Comunitária Circula de Esteio, do grupo de Estudos Literários da Casa Lygia Bojunga, do Rio de Janeiro, e da Oficina de Crônicas Santa Sede.


26ª Feira do Livro de Esteio
Quando: Até sábado (10)

Onde: Espaço de Eventos Rei Pelé (canteiro central da Av. Gov. Ernesto Dornelles – Santo Inácio)

Programação
Quinta-feira (8)

9h - Abertura dos estandes 
9h30min - Espetáculo “Conta Gota: histórias d’água”, com a Cia. Khaos Cênica
10h30min - Contação de histórias “Com vossa licença, chegou a alegria!”, com Silvia Graebin
14h - Contação de histórias “Com vossa licença, chegou a alegria!”, com Silvia Graebin 
14h30min - Espetáculo “Polenta Show”, com a Palhaça Polenta
15h30min - Bate-papo sobre as obras do escritor Eliandro Rocha
16h30min - Sarau com o Grupo Recanto Literário
18h - Apresentação musical, com Dieson Siqueira
19h - Fechamento dos estandes 

Sexta-feira (9)
9h - Abertura dos estandes 
9h30min - Contação de histórias “Viagem ao Centro da História”, com Maurício Schneider e Ana de David
10h - Bate-papo e contação de histórias com a patronesse Bárbara Catarina
14h - Contação de histórias “Viagem ao Centro da História”, com Maurício Schneider e Ana de David
14h30min - Bate-papo com escritora e contação de histórias, com Milene Barazzetti
15h30min - Bate-papo sobre as obras da escritora homenageada Ângela Hofmann
18h - Apresentação musical, com Dieson Siqueira
19h - Fechamento dos estandes 

Sábado (10)
9h - Abertura dos estandes 
10h30min - Contação de histórias “Viagem ao Centro da História”, com Maurício Schneider e Ana de David
13h - Fechamento dos estandes e encerramento da Feira 
* Programação, sujeita a alterações

Sessões de lançamento/autógrafos de livros
Quinta-feira (8)

15h30min - Maria Luci - Livro: A tartaruga do vovô
15h30min - Ana Cristina Duarte – Livro: Pintando certo
17h30 - Adriano Dias - Livro: Autoridade para ser um agente de segurança pública e servo de Deus 

Sexta-feira (9)
10h - Gabito - Livro: A incrível aventura de Fon-Fon e seus amigos
13h30min - Vera Hoffmann - Livro: Ornito
16h30min - Ângela Hofmann – Livro: Todos
17h30min - Ane Castro - Livro: Desejos siameses

Sábado (10)
10h - Simone Cristina Reis - Livro: Alice e o Unicórnio Encantado
10h - Édson Miranda e Elenice Leite Ferreira - Livro: Eu sou Nala
11h - Pedro Omiro Godoy - Livro: Quem mandou me contar
11h - Geverson - Livro: O Mestre e o pasteleiro - a vida não é fácil, mas pode ser bela

Editoriais

Educação

Compartilhe:

de

73

Leia notícias relacionadas