Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Educação

Feira do Livro 2025 já tem patronesse e autora homenageada

17/04/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Djalma Corrêa Pacheco

A atriz canoense Bárbara Catarina foi pega de surpresa na tarde desta quinta-feira (17). Ela, que tantas vezes foi mestre de cerimônias e contadora de histórias na Feira do Livro de Esteio recebeu, do prefeito Felipe Costella e do titular da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), Brayon Marques, um convite pra lá de especial: ser a patronesse da 26ª edição, que será realizada entre 6 e 10 de maio no Espaço de eventos Rei Pelé.

Surpresa e emocionada, Bárbara, que recentemente lançou a sua primeira obra literária, “A Pedra que Corria”, não conseguiu segurar as lágrimas de felicidade. “Me sinto enriquecida com esse carinho, porque eu não digo que é uma homenagem, mas sim um carinho sem tamanho ser escolhida como patronesse da Feira do Livro de Esteio, feira que eu admiro, vejo crescer e acompanho há oito anos e que já trabalho há uns bons seis anos direto”, afirmou.

Na mesma reunião, que também contou com a participação do vice-prefeito Rafael Figliero e da diretora de Gestão da Secretaria Municipal da Educação (SME), Fábia Almeida, também foi convidada a autora homenageada deste ano, honra que ficará com a escritora Ângela Hofmann, que tem uma ligação muito especial com a Feira e com Esteio. “Eu fui professora há muitos anos aqui na cidade. Eu sou uma natural daqui, me formei aqui. Então tudo o que eu vim fazer depois de um tempo, a escrever, a produzir, foi formado aqui”, destacou Ângela.

O prefeito explicou que não foi uma escolha aleatória, mas, sim, decidida em conjunto com a comunidade escolar de Esteio. Felipe agradeceu o trabalho realizado por elas e fez um pedido. “Vocês são as duas figuras mais importantes na Feira do Livro, mais importantes que o prefeito, inclusive. Quero que vocês coloquem toda magia, todas as ideias, toda essa inspiração que vocês têm com a literatura em prática para fazer, conosco, a melhor e maior feira do Livro de Esteio”, solicitou.


Livreiros 
A SMCEL divulgou, nesta quinta-feira, a lista com os livreiros e empresas do setor que vão comercializar produtos editoriais na 26ª Feira do Livro. 

A seleção foi realizada através de edital público. Os inscritos foram avaliados por uma comissão, que selecionou os participantes a partir da análise dos documentos enviados e de mérito através de critérios específicos: empresa cadastrada em Esteio, participação em outras edições da Feira do Livro do Município e atendimento às diversidades temáticas de gêneros literários a serem vendidos. 

Os selecionados deverão realizar o pagamento de taxa no valor de R$ 100 e repassar R$ 200 em livros para a Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa.

Selecionados: Alexandria Livraria, Papelaria e Sebo; Baú Cultural 46, Book Store; Fiorini Livros; Infinita Magia Livraria; L.E.I.A Distribuidora; Livraria Chico Xavier; Livraria NobleBook; Ponto do Livro e UME


Estande do Escritor
Os escritores interessados em fazer lançamentos de livros e sessões de autógrafos de obras lançadas a partir de 2023 no Estande do Escritor podem se inscrever, através de formulário eletrônico, até o dia 27 de abril. Ao todo serão 36 sessões, que ocorrerão entre 9h às 19h. Os participantes deverão doar um exemplar do livro autografado à Biblioteca - acesse aqui o edital completo.

Informações detalhadas do certame podem ser consultadas no site da Prefeitura, no link “ Concursos e Seleções”, “Secretaria de Cultura”, 2025, “26ª Feira do Livro”.

Dúvidas podem ser esclarecidas com a bibliotecária Flávia Petterson pelo telefone (51) 27004357- ramal 2144.


A patronesse - Bárbara Catarina
Atriz e contadora de histórias, Bárbara é um nome forte na arte da contação de histórias no Rio Grande do Sul. Tem atuado há mais de 20 anos na Feira do Livro de Porto Alegre, no espaço de contação de histórias para a primeira infância, e em outros eventos literários. Além de atuar como contadora de histórias e mestre de cerimônias, Bárbara ministra oficina para professores, bibliotecários e demais profissionais envolvidos na formação de leitores. Recentemente, tornou-se, também, escritora, ao lançar “A Pedra que Corria”. Em 2024, foi símbolo de superação e resiliência entre artistas, por ter sido duramente atingida pelas enchentes que afetaram Canoas e que destruíram, inclusive, sua biblioteca particular. Sua história foi contada em matéria no programa Jornal do Almoço.


A autora homenageada – Ângela Hofmann
Escritora e mediadora de leitura, realiza oficinas de criação literária, formação de mediadores de leitura, formação sobre o livro para a infância, e respectiva curadoria. Atuou por 25 anos no magistério da rede pública e particular, na coordenação de projetos sociais e na assessoria pedagógica nos municípios de Esteio, Viamão e Porto Alegre. É membro da diretoria da Associação da Biblioteca Comunitária Circula de Esteio, do grupo de Estudos Literários da Casa Lygia Bojunga, do Rio de Janeiro, e da Oficina de Crônicas Santa Sede.


Seleção de Escritores
Inscrições: Até 27 de abril
Como: Através de formulário eletrônico
Contrapartida: Repasse de um livro autografado à Biblioteca
 Acesse aqui o edital completo

Editoriais

Educação

Compartilhe:

de

8

Leia notícias relacionadas