Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Cidadania e Direitos Humanos

Maior arroz de carreteiro do mundo é distribuído em comunidades

19/05/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Djalma Corrêa Pacheco

Moradores de comunidades em vulnerabilidade social de Esteio tiveram, no último domingo (18), um almoço diferente. Munidos de panelas, pratos, potes e bacias, entre outras “vasilhas”, eles receberam porções generosas retiradas do “Maior Arroz de Carreteiro do Mundo”, que foi preparado pela equipe do chef Edi Dagrê no último dia da 18ª Fenasul, 45ª Expoleite e 4ª Multifeira de Esteio, eventos paralelos e que se entrelaçam realizados no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil.

Tão logo ficou pronto o carreteiro, por volta do meio dia, servidores da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH), integrantes do Núcleo Esteio da Central Única das Favelas (Cufa) e representantes do Conselho Interdenominacional de Ministros Evangélicos e Pastores de Esteio (Cimepe) saíram para as vilas Pedreira, Nova, Navegantes e Barreira, entre outras comunidades, para fazer a doação. O alimento chegou ainda quente às mesas das famílias, que elogiaram a ação. “Foi ótimo que vieram dividir esse carreteiro com a nossa comunidade. Eu agradeço”, disse a auxiliar de serviços gerais Daniele dos Santos Dutra, moradora da Pedreira.

Segundo a SMCDH e Cufa, a quantidade distribuída foi suficiente para alimentar cerca de 6,5 mil pessoas.


Dez toneladas de alimento
O “Maior Arroz de Carreteiro do Mundo” começou a ser preparado já no sábado (17), com o corte dos ingredientes. No domingo antes do sol nascer, já tinha gente trabalhando em volta de uma panela com 7,4 metros de cumprimento, construída com 8 toneladas de aço, onde foram colocadas 3 toneladas de arroz, 2 toneladas de carne, 1 tonelada de molho e 650 quilos de cebola e alho, fora outros temperos. Ao lado, sempre quente, uma “chaleira” gigante, com cerca de 4 mil litros de água quente utilizada no cozimento. No final, foram 10 toneladas de alimentos, um recorde mundial, segundo os organizadores, preparados com a ajuda de 300 voluntários.

Além das comunidades, o alimento também foi distribuído para visitantes que estavam no Parque Assis Brasil prestigiando os eventos.

Editoriais

Cidadania e Direitos Humanos

Compartilhe:

de

42

Leia notícias relacionadas