Secretaria Municipal de Saúde
Aplicativo do Samu agiliza solicitação de atendimento
27/05/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

O Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) tem um aplicativo que agiliza a solicitação de atendimento e que muita gente ainda não conhece.
Trata-se do aplicativo Chamar 192, que pode ser baixado tanto em smartphones com sistema iOS, na loja Google Play, ou Android, na App Store.
Após instalar o App, é necessário cadastrar dados básicos, como nome e telefone. É possível, ainda, registrar endereços frequentes, que podem ser utilizado para facilitar o pedido de socorro.
O aplicativo utiliza as informações cadastradas e os dados de GPS para indicar ao Samu a localização do solicitante, podendo, inclusive, ser acionado por um familiar para um outro endereço.
Os dados cadastrados entram automaticamente para o profissional que atua na Central de Regulação quando a ligação é feita do próprio App.
Prioridades de Atendimento
Após o contato do cidadão com a Central de Regulação do Samu 92, a partir dos dados fornecidos, os profissionais reguladores decidem se é necessário o envio da ambulância ou é suficiente uma orientação.
Para as situações que exigem envio de ambulância, o regulador classifica a prioridade e aciona a base onde fica a equipe de atendimento, a qual se desloca ao local do chamado.
Procedimentos para receber e responder as manifestações
Para solicitar o atendimento do SAMU, para si ou para outra pessoa, o cidadão deve acionar o aplicativo Chamar 192 ou ligar para o telefone 192.
Nas situações em que o atendimento no local é considerado necessário pelo profissional regulador, o deslocamento da equipe é imediato e o tempo de chegada no local depende da distância e das condições do trânsito.
Só chamar quando necessário*
O Samu deve ser acionado em situações de urgência e emergência clínica, como problemas cardíacos e respiratórios, crises hipertensivas, acidentes com produtos perigosos, queimaduras graves, entre outros. Também é importante solicitar atendimento em casos de suspeita de infarto, AVC, agressão por arma de fogo ou arma branca, e em situações que possam levar à morte, sequelas ou sofrimento intenso.
Quando solicitar atendimento ao Samu
Problemas cardiorrespiratórios
Intoxicação exógena e envenenamento
Queimaduras graves
Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto
Tentativas de suicídio
Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito
Acidentes ou traumas com vítimas
Afogamentos
Choque elétrico
Acidentes com produtos perigosos
Suspeita de infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns)
Ferimento por arma de fogo ou arma branca
Soterramento ou desabamento com vítimas
Crises convulsivas
Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso
Quando não solicitar atendimento ao Samu
Febre prolongada
Dores crônicas
Vômito e diarreia
Cólicas renais
Dor de dente
Troca de sonda
Corte com pouco sangramento
Entorses
Transportes inter-hospitalares de pacientes de convênio
Transporte para consulta médica ou para realizar exames
Transporte de óbito
Nos casos sem características de urgência ou emergência, ou mesmo em urgências de baixa complexidade, o paciente pode receber atendimento na Unidade Básica de Saúde mais próxima.
Fonte: Ministério da Saúde
Editoriais
Secretaria Municipal de Saúde
Compartilhe:
de
0