Notícias
Cidadania e Direitos Humanos
Cidadania e Direitos Humanos intensifica abordagens noturnas durante a onda de frio
02/07/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Dailton Lima

Equipes da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH) estiveram nas ruas de Esteio, na noite desta terça-feira (1º), em mais uma abordagem noturna do programa Esteio Acolhedor, que é intensificada quando a previsão do tempo indica mínimas abaixo dos 6ºC. O prefeito Felipe Costella, o vice-prefeito Rafael Figliero e a titular da SMCDH, Katiane Marques, acompanharam o trabalho.
A proposta das abordagens é acolher e oferecer alternativas seguras e dignas para pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social, com foco especial nos dias mais frios. As equipes percorrem diversos pontos da cidade durante a noite, convidando quem vive nas ruas a passar a noite no hostel oferecido pela Administração Municipal.
Durante a ação desta terça-feira, como nas demais noites frias, quem recusa o acolhimento é atendido com marmitas, café com leite e bolacha e ganha um cobertor e kits de higiene. A iniciativa busca não apenas proteger do frio, mas estabelecer vínculos e oferecer suporte com escuta qualificada e encaminhamentos para os serviços públicos de saúde e assistência social.
Esteio Acolhedor
O Esteio Acolhedor é uma iniciativa permanente do Município, com atuação diurna e noturna, que reforça o compromisso da gestão com a dignidade humana. O programa funciona em rede, com apoio da Guarda Municipal, dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), das comunidades terapêuticas, das repúblicas e demais equipamentos de saúde e assistência.
O hostel, que funciona todos os dias das 19h às 7h, é um espaço de transição e reorganização da vida, especialmente para pessoas que desejam retomar rotinas com o suporte da rede. Já quem enfrenta situações de uso de álcool e outras drogas ou necessita de apoio psicológico pode ser direcionado aos serviços de saúde mental do Município.
A população também pode contribuir com a rede de apoio. Situações de vulnerabilidade podem ser comunicadas via Plantão de Direitos Humanos, pelo WhatsApp (51) 99749-3654, ou pela Ouvidoria Municipal, por meio do aplicativo eOuve (www.eouve.com.br ou disponível para download em Android e iOS). O contato também pode ser feito pelo WhatsApp (51) 2700-4350, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 12h30 às 18h.
Editoriais
Cidadania e Direitos Humanos
Compartilhe:
de
6