Cultura, Esporte e Lazer
Atletas 50+ disputam 3º Circuito de Câmbio de Esteio
07/07/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Djalma Corrêa Pacheco
Jogadores de 15 diferentes equipes tomaram a quadra do Ginásio Municipal Edgar Piccioni, no Bairro Olímpica, no último sábado (5) e domingo (6), durante a terceira edição do Circuito de Câmbio de Esteio. O evento esportivo, promovido pela Federação Gaúcha de Jogos Adaptados para Idosos (FGJAI) com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), contou com representantes de nove municípios diferentes. O prefeito Felipe Costella, o vice-prefeito Rafael Figliero e o diretor de Esportes da SMCEL, Guilherme Zolin, prestigiaram o início dos jogos.
No sábado, sete times disputaram o título da categoria Sênior, formada por “guris e gurias” com 60 anos de idade ou mais. O troféu de campeão foi para o Conexão, de Porto Alegre, que venceu todos os seis jogos que disputou, marcando 49 pontos e sofrendo 18. O segundo lugar ficou com o Tigres, de Esteio, com cinco vitórias e uma derrota (31 pontos positivos e 16 negativos); e o terceiro foi para a equipe caxiense do Acacel A, que venceu quatro jogos e perdeu dois (41 pontos positivos e 22 negativos).
No segundo dia, foi a vez do pessoal da Máster, com jogadores entre 50 e 60 anos, que contou com a participação de oito equipes. Com seis vitórias e uma derrota (37 pontos a favor e 14 contra), os jovens do Vida Saudável, da vizinha Sapucaia do Sul, soltaram o grito de “é campeão”. O Conexão ficou com o vice-campeonato, ao vencer cinco jogos e perder dois (35 pontos marcados e 20 sofridos) e a Acacel B conquistou o terceiro lugar, também com cinco vitórias e duas derrotas, mas atrás nos critérios de desempate (37 pontos marcados e 26 sofridos).
As equipes mistas contavam com nove atletas, sendo permitida a presença de, no máximo três homens em quadra. As partidas tiveram um set único, de 15 pontos ou 15 minutos de duração - o que acontecesse primeiro -, e os times jogaram todos contra todos dentro de suas categorias, sendo campeão quem conquistasse mais pontos.
Esporte da pessoa idosa
O câmbio é uma espécie de voleibol adaptado para pessoas com mobilidade reduzida, muito praticado entre idosos, mas que pode ser jogado por pessoas de todas as idades. Assim como no vôlei, o objetivo também é fazer a bola tocar a quadra do adversário. Porém, o número de atletas é maior, contando com nove jogadores, a bola é segurada antes de ser lançada para o outro lado da rede.
Segundo a Federação Estadual de Clubes de Terceira Idade do Rio Grande do Sul (Fectirgs) e FGJAI, é a modalidade esportiva adaptada para idosos que possui mais adeptos entre os gaúchos. Em quase todos os municípios do estado são realizadas atividades do esporte com uma média mensal de 6 mil usuários.
Em Esteio, é reconhecido como Esporte Símbolo da Pessoa Idosa no Município, através da Lei Municipal Nº 8.651, de fevereiro de 2024. O Governo Estadual também tem uma lei que reconhece a prática do Câmbio como esporte símbolo da pessoa idosa (Lei 15.168/2018).
Oficinas no Ginásio
O Ginásio Edgar Piccioni oferece oficinas de câmbio às segundas e quartas-feiras, a partir das 16h às 177h30min. Para participar, basta ir ao local. A prática é voltada para pessoas acima dos 50 anos.
3º Circuito de Câmbio de Esteio
Resultados
Sênior (Acima de 60 anos)
1º lugar: Conexão (Porto Alegre)
2º lugar: Tigres (Esteio)
3º lugar: Acacel A (Caxias do Sul)
Demais times participantes: Acacel B (Caxias do Sul), Vida Saudável (Sapucaia do Sul), Amizade (Canoas) e Unidos de Gravataí (Gravataí)
Máster (De 50 a 60 anos)
1º lugar: Vida Saudável (Sapucaia do Sul)
2º lugar: Conexão (Porto Alegre)
2º lugar: Acacel B (Caxias do Sul)
Demais times participantes: Acacel A (Caxias do Sul), 100 Pressão (Canoas), Unidos de Estância (Estância Velha), Vida Nova (Cachoeirinha) e Viva Mais (Campo Bom)
Editoriais
Cultura, Esporte e Lazer
Compartilhe:
de
35