Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Saúde

Seminário de Saúde LGBTQIA+ será nesta quinta-feira

08/07/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A quinta edição do Seminário de Saúde LGBTQIA+ de Esteio, ação promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) que tem como objetivo debater pautas relacionadas à comunidade LGBTQIA+, será nesta quinta-feira (10), das 13h às 17h, na Câmara de Vereadores (Rua 24 de Agosto, 535).

O público-alvo do Seminário são servidores da Saúde, da Educação e da Assistência Social, além dos usuários do Ambulatório LGBTQIA+ e o público geral interessado. As inscrições devem ser feitas através de formulário eletrônico.

A programação, a cargo da Coordenadoria de Políticas de Saúde da SMS, vai contar com palestras sobre os impactos nos ambulatórios municipais de atendimento ao público LGBTQIA+ da resolução do Conselho Federal de Medicina 2427/2025, que revisa os critérios éticos e técnicos para atendimento a pessoas com incongruência e/ou disforia de gênero. Também serão apresentados dados dos três anos de existência do ambulatório esteiense, inaugurado em 28 de junho de 2022, no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.


O Ambulatório de Esteio
O Ambulatório de Atenção à Saúde LGBTQIA+ de Esteio utiliza a estrutura da Unidade Básica de Saúde (UBS) Nickollas Gomes - Centro (Rua Fernando Ferrari, 948), com funcionamento quinzenal, às quintas-feiras, das 17h às 20h, após o término do expediente na unidade. O atendimento é feito por demanda espontânea, por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento ou encaminhamento por outras unidades de saúde do Município.

O Ambulatório é uma porta de entrada, com acolhimento, orientações sobre direitos sociais, humanização da atenção, respeito às diferenças e à dignidade humana, tanto para pessoas LGBTQIA+ quanto para seus conjuntos familiares.

O local é um espaço de acolhimento prioritário. Além do escopo de serviços oferecidos por todas UBSs do município, como consultas médicas e de enfermagem, solicitação de exames e avaliação clínica, oferta de atendimento multidisciplinar com médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, psicólogo e assistente social, além do processo de prescrição de hormonização para pessoas trans que desejem fazer modificações corporais através de métodos medicamentosos. Pessoas que não se identificam com questões de gênero e sexualidade a partir desta sigla não são elegíveis para este atendimento, devendo acessar os serviços tradicionais.

 

5º Seminário de Saúde LGBTQIA+
Quando: Quinta-feira (10), das 13h às 17h

Local: Câmara de Vereadores de Esteio (Rua 24 de Agosto, 535, Centro)

Público-alvo: Servidores da saúde, educação e assistência social, além dos usuários do serviço e público em geral.

Inscrições: Através de formulário eletrônico
 

Editoriais

Saúde

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas