Notícias
Segurança Pública
Operação integrada das guardas municipais reforça segurança na região da Estrada do Nazário
17/07/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Daiton Lima

Nesta quarta-feira (16), ocorreu a primeira Operação Fronteiras do ano, promovida pela Guarda Municipal (GM) de Esteio e realizada em parceria com as guarnições de Canoas, Cachoeirinha e Gravataí, juntamente das diretorias de trânsito das cidades. A ação, que ocorreu na Estrada do Nazário, tem como objetivo prevenir e reprimir crimes cometidos sobre rodas, principalmente nas regiões de divisa entre os quatro municípios da Região Metropolitana.
Durante a blitz, foram abordadas 232 pessoas e fiscalizados 186 veículos. Dezoito multas foram aplicadas, sete veículos foram removidos por diferentes irregularidades e uma pessoa foi presa.
O prefeito Felipe Costella, que acompanhou parte da atividade, destacou a importância da iniciativa como parte de uma política de segurança pública. “Quando falamos em segurança pública, não estamos falando só de policiamento. Estamos falando de presença, estratégia e união entre as forças. Com integração, planejamento e ação, a gente mostra que cidade segura se constrói com trabalho sério”, afirmou.
Ações como essas visam ampliar a fiscalização em áreas estratégicas, frequentemente utilizada como rota de fuga por criminosos devido ao rápido acesso entre as cidades. A região é marcada por ocorrências recorrentes de roubo e furto de veículos, além de crimes como furto em residências, transporte de drogas, assaltos a pedestres e roubo de cargas.
A operação contou com mais de 50 guardas municipais, 20 viaturas e o apoio do grupamento de cães farejadores, que auxiliaram nas abordagens e vistorias realizadas durante a tarde. Para o comandante da Guarda Municipal esteiense, Éderson João Carolino, a operação proporciona troca de informações no enfrentamento da criminalidade. “É uma força tarefa conjunta, com o intuito de reduzir ainda mais os indicadores de criminalidade na região”, disse.
Quem também ressaltou a importância da operação para evitar crimes foi o titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), Fernando Gralha Nunes. “É exatamente aí que atuamos: antecipando o crime, não apenas reagindo. A inteligência conjunta entre os municípios é essencial”, comentou.
A Operação Fronteiras reforça o papel das guardas municipais e a expectativa é que novas ações conjuntas sejam realizadas nos próximos meses, com foco no policiamento ostensivo e no trabalho preventivo em áreas sensíveis da Região Metropolitana.
Editoriais
Segurança Pública
Compartilhe:
de
11