Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Segurança Pública

Estande de tiros esteiense é utilizado para formação de guardas municipais de Viamão

09/05/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Vinte e dois agentes da Guarda Municipal (GM) de Viamão iniciaram, nesta sexta-feira (9), o curso de formação para habilitação do porte de arma de fogo no estande de tiros da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP) esteiense.

O treinamento segue neste sábado (10). Na próxima terça-feira (13), os guardas municipais viamonenses farão uma prova, aplicada pelo instrutor da formação e comandante da GM de Viamão, José Joceli Moraes. Quem passar pelo teste, que terá fiscalização da Polícia Federal, será habilitado para usar as armas durante o serviço.

As Guardas Municipais de Esteio e de Viamão fazem diversas parcerias para formação contínua dos agentes municipais, tanto de espaço como de instrutores.


Seis boxes
Com uma área total de quase 200 m², o Estande de Tiro Alexandre Knewitz Pereira permite que os agentes da GM esteiense tenham um local próprio para realização de treinamentos práticos e teóricos, obrigatórios ou não, para, por exemplo, a concessão de porte de arma de fogo, para a renovação anual do documento e também para aperfeiçoamento. O local é utilizado também por corporações de municípios vizinhos.

Resultado de um investimento de R$ 207,8 mil, o estande de tiros, inaugurado em maio de 2022, tem seis boxes, quatro com distância de 15 metros até os alvos e dois com distância de 20 metros, numa área total de 152,76 m². As paredes externas foram construídas em pedra grês. Foram erguidas duas paredes, com um vão entre elas, onde foi colocada lã de rocha, para abafar os ruídos produzidos. As paredes internas, por sua vez, são de tijolo maciço. Pilares e vigas aéreas contam com anteparos de dimensões e ângulos que seguem as exigências da Polícia Civil, de forma a evitar o ricochete de projéteis em direção ao atirador e eventuais danos à estrutura. No fundo da linha de tiro foi instalado um para balas, composto por duas chapas, uma delas de aço, tendo o vão preenchido com argila e uma camada de pneus velhos cheios de areia na frente.

Em agosto de 2019, os guardas municipais receberam a concessão para porte de arma em horário de serviço através da Instrução Normativa N° 111 da Polícia Federal. Para se habilitar, é necessário participar de um treinamento sobre armamento e tiro, com carga horária de 182 horas e conteúdos aprovados pela PF, e passar por teste de aptidão específico, com exames envolvendo conhecimentos teóricos, práticos e avaliação psicológica. Anualmente, deve ser feita uma reciclagem, com 80 horas-aula.

 

Editoriais

Segurança Pública

Compartilhe:

de

10

Leia notícias relacionadas