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Escola Vila Olímpica conquista medalha na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

26/08/2025

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Créditos: Daiton Lima

Um motivo de orgulho para a educação esteiense.

No último sábado (23), a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Vila Olímpica, representada pelas alunas Bianca Pinheiro e Manuela Godoy, recebeu medalha de bronze na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O palco da competição foi o campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), na Capital Gaúcha, onde a escola esteiense venceu na modalidade artística com o projeto “Todos os corpos dançam”.

Vinte e sete escolas do Rio Grande do Sul participaram da competição, que acontece anualmente. A Emeb Vila Olímpica foi a única instituição pública a subir no pódio.

Nesta segunda-feira (25), as alunas foram recebidas pelo prefeito Felipe Costella durante o Gabinete Aberto, ação realizada todas segundas-feiras às 14h que oportuniza contato direto com os gestores municipais.

Para a medalhista de bronze Bianca Pinheiro, 13 anos, a sensação de vencer escolas privadas com estrutura robótica maior é única. “Nós entramos lá, vimos o material que os outros grupos tinham e nos deu uma vontade de ter também. Mas nós participamos com o que tínhamos e arrasamos”, contou, com empolgação. “Nós nos sentimos muito bem acolhidos pela organização. E foi maravilhoso participar e ganhar”, ressaltou a estudante do oitavo ano.

As moradoras do Bairro Olímpica já haviam participado da competição no ano passado. Manuela Godoy, 14 anos, ficou feliz com a evolução adquirida de um ano para o outro. “Nós já tínhamos uma noção de como seria”, disse a aluna do nono ano. “E na verdade, ficamos muito surpresas com o pódio, porque o nível dos participantes era alto”, contou.


Os robôs
Bianca e Manuela construíram dois robôs sustentáveis, criados com materiais básicos de robótica e produtos recicláveis, como exigia o regulamento da competição. Na modalidade artística, a primeira etapa é uma entrevista técnica, onde a banca avaliadora examina o conhecimento real do participante em relação ao projeto construído. As representantes da Emeb Vila Olímpica alcançaram nota máxima nesta etapa.

Após a entrevista, vieram a apresentação do projeto no palco. As alunas, que também são bailarinas, dançaram com os dois robôs construídos, ambos negros, sendo um deles cadeirante, que expõe o tema escolhido de inclusão para lembrar que “todos os corpos dançam”. Depois, três avaliadores deram as notas. Os critérios abrangiam desde a mobilidade dos robôs e manipulação, como também a fantasia utilizada e a naturalidade da interação com os participantes.

Além de bailarinas, construtoras de robôs e medalhistas de bronze, ambas estudantes são bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq). Manuela é, também, portadora de altas habilidades.

Atualmente, o grupo de robótica da Emeb Vila Olímpica conta com 19 estudantes. A professora Aline Grisa destacou que o trabalho foi realizado com apoio de toda a equipe. “Todo o grupo de robótica acaba se envolvendo na atividade que elas fazem”, disse. “E o nosso grupo também tem alunos de inclusão. A própria Manuela é atendida na nossa sala de recurso com altas habilidades. Ela faz parte desse movimento que nós temos de acolher, cuidar da educação como um todo e dar oportunidade, também, dentro da robótica”, concluiu.

As meninas participarão, também, da 5ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa, de 29 a 31 de outubro, na capital federal. Elas concorrerão na modalidade Mostra Interativa com outro projeto, chamado “Um parque de diversão ou de conhecimentos?”. As alunas concorreram, também, da modalidade teórica na etapa estadual da OBR, realizada de forma on-line pelo Sistema Olimpo. Elas passaram na primeira fase e agora aguardam o resultado da segunda fase, que pode ocasionar a conquista de outra medalha.


Sobre a Olimpíada
A OBR é formada por professores, pesquisadores e entusiastas da área da robótica e tecnologia das maiores e melhores instituições do Brasil. A iniciativa é pública, gratuita e sem fins lucrativos apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), Ministério da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), além de outras instituições e empresas.

 

Prefeitura adquiriu kits de robótica para escolas da rede municipal
A Prefeitura de Esteio investiu cerca de R$ 800 mil na compra de quase 320 kits de robótica para todas as escolas da rede municipal de educação. As instituições de ensino utilizam dois modelos do equipamento, conforme o período escolar. Estudantes do 5º ao 9º ano das EMEBs e da Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Emeja) Anísio Teixeira usam o kit Explorador Uno. Estudantes da Educação Infantil (EMEI) e do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental têm acesso ao conjunto Explorador Kids.

Cada kit Explorador Uno é composto por uma base de acrílico, rodas, uma placa de circuito interno, motor elétrico, pilhas, baterias e componentes eletrônicos e mecânicos necessários para a montagem de um pequeno robô, programado através do software Arduino. O sistema permite acrescentar peças que não fazem parte do kit básico, oportunizando infinitas possibilidades de melhorar o robô e aprofundar a aprendizagem da automação. Outro ponto positivo é que é possível a compra de cada componente de maneira isolada, em caso de perda ou de outros problemas que impossibilitem o uso.

Já o Explorador Kids vem com um pequeno robô e cinco tapetes, com temas como alfabeto, números, formas geométricas e cidade, além de um em branco, que dá liberdade de criação para educadores e alunos. Cartas impressas reproduzindo os comandos que o robô pode receber auxiliam no desenvolvimento das tarefas. O equipamento pode ser operado por botões no próprio aparelho ou por bluetooth, através de aplicativo para smartphones.

Os robôs são utilizados em aulas de tecnologia e inovação, nas salas de inovação, espaços pensados para ser um local dinâmico e moderno. Nela, professores e alunos de todas as séries da escola podem trabalhar os conteúdos de uma forma mais interativa, aproveitando ferramentas digitais.

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