Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Cidadania e Direitos Humanos

Doação de leite vai beneficiar programas sociais do município

04/09/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Rosiele de mello

A Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH) recebeu, na tarde desta quinta-feira (4), 1.020 litros de leite doados pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) e o Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat-RS). As doações foram recebidas pela supervisora Joelma Guimarães e pelos visitadores dos projetos na tarde de quinta-feira (4).

Os donativos foram destinados aos programas Primeira Infância Melhor (PIM), Criança Feliz e Idoso Feliz, coordenados pela Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH).

Joelma agradeceu a doação e destacou a importância do alimento para as famílias em situação de vulnerabilidade. “Nós atendemos gestantes, crianças de até seis anos e idosos. O leite vai auxiliar na alimentação dos idosos e contribuir para o desenvolvimento das crianças, garantindo mais saúde e qualidade de vida para quem mais precisa”, destacou.


Entrega do cheque simbólico durante pré-lançamento da Fenasul/Expoleite
A iniciativa é fruto de uma parceria da Gadolando e Sindilat-RS. A doação foi comunicada oficialmente no final da tarde de terça-feira (2), durante o pré-lançamento da 19ª Fenasul/46ª Expoleite, que será realizada de 13 a 17 de maio de 2026, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil.

Na ocasião, o prefeito Felipe Costella, a primeira-dama Gabriela Fidellis e a secretária da SMCDH, Katiane Marques, receberam um “cheque simbólico” dos presidentes da Gadolando, Marcos Tang, e do Sindilat-RS, Guilherme Portella.


Programas sociais
O Primeira Infância Melhor (PIM) é um programa voltado ao desenvolvimento integral da primeira infância. Por meio de visitas domiciliares semanais, orienta famílias em situação de vulnerabilidade sobre os cuidados com gestantes e crianças de até seis anos, fortalecendo vínculos e estimulando o pleno desenvolvimento físico, social e emocional.

O Criança Feliz tem funcionamento semelhante, acompanha famílias inscritas no Cadastro Único e realiza visitas domiciliares com orientações práticas sobre saúde, educação e convivência, reforçando o papel da família na formação das crianças e ampliando suas oportunidades de desenvolvimento.

Já o Idoso Feliz é uma iniciativa municipal que busca reduzir o isolamento social de pessoas acima de 60 anos, também inscritas no Cadastro Único. Com visitas regulares, o programa oferece apoio para melhorar a saúde física e emocional dos idosos que não conseguem participar das atividades de convivência oferecidas pelo município.

Editoriais

Cidadania e Direitos Humanos

Compartilhe:

de

9

Leia notícias relacionadas