Notícias
Educação
Prefeitura e Sicredi firmam parceria para programa de cooperativismo em escola
07/10/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Adriano Rosa da Rocha
Na manhã desta terça-feira (7), a Prefeitura de Esteio e o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) Origens RS firmaram uma parceria para início do Programa Cooperativa Escolar na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Edwiges Fogaça, no Bairro Parque Amador.
O documento que formaliza a união foi assinado pelo prefeito Felipe Costella e pelo presidente do Sicredi Origens RS, Ronaldo Sielichow, em ato no Gabinete do Prefeito.
No encontro, o prefeito Felipe Costella destacou que ações voltadas ao desenvolvimento dos estudantes são sempre motivadoras. “São eles que têm o poder e o potencial de mudar o futuro”, disse. “Nós sabemos que educação se faz com qualidade técnica e com investimento. Nós estamos aqui plantando ações para que lá na frente possamos colher os resultados”, ressaltou.
Para o diretor da Emeb Edwiges Fogaça, Marcelo Azevedo, trazer a experiência cooperativa para as escolas é fundamental. “O cooperativismo é, também, uma ferramenta importante de inclusão social, de ampliação e repertório dos indivíduos que são envolvidos”, destacou.
Também participaram da ação, a titular da Secretaria Municipal da Educação (SME), Rosemary Kennedy, e, representando o Sicredi, a analista de projetos sociais Carine Neves, a jornalista Luciane Echevarria, o gerente regional Ademir Dallagnol e a gerente da agência esteiense, Juliana Fischer.
Programa Cooperativa Escolar
As atividades da Cooperativa na Emeb Edwiges Fogaça serão realizadas no contraturno escolar e contarão com a participação de alunos na faixa etária dos 11 aos 15 anos. Os jovens aprenderão como constituir a cooperativa, elaborar o estatuto social e fazer o fluxo de caixa, além das rotinas administrativas necessárias para o andamento do projeto, entre outros assuntos. O objetivo é desenvolver a educação financeira, o empreendedorismo social e a inclusão nas crianças e adolescentes.
Para início das atividades, serão necessários 20 estudantes inscritos. A escola já conta com 14 alunos confirmados.
A ação terá um professor-orientador da escola, que receberá formação necessária para realização do programa e assessoria pedagógica do Sicredi. Os estudantes poderão escolher se querem trabalhar com um produto ou serviço.
Se for do interesse do grupo, é possível construir, através da cooperação de todos, o objeto de aprendizagem da cooperativa para comercializá-lo futuramente.
A previsão é de que a Cooperativa Escolar tenha início ainda em outubro.
Editoriais
Educação
Compartilhe:
de
6