Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Cultura, Esporte e Lazer

Biblioteca da Emeb Luiza Fraga é reestruturada em ação do Programa Horizontes

14/10/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Leo Henrique

Uma solenidade marcou a entrega da reestruturação da biblioteca da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Luiza Fraga, no Bairro Novo Esteio, na manhã desta terça-feira (14). A ação chamada de “Transformação Comunitária”, realizada pela Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF), faz parte do Programa Integrando Horizontes, que atua no Município de Esteio junto da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH), e oferece apoio para refugiados e migrantes que escolhem Esteio para iniciar uma nova vida.

Na abertura do evento, o prefeito Felipe Costella lembrou que a Emeb Luiza Fraga passou, em maio do ano passado, por uma enchente e por um incêndio, em outubro. “E, hoje, nós estamos aqui fazendo a entrega de um espaço legal, de uma biblioteca renovada”, disse. “É um orgulho muito grande ter migrantes convivendo conosco. Mas desde que vocês chegaram, já não são mais migrantes e sim esteienses. E o poder público olhará para vocês da mesma forma que um cidadão nascido aqui”, concluiu.

A titular da Secretaria Municipal da Educação (SME), Rosemary Kennedy, lembrou que a Emeb Luiza Fraga é a que mais acolhe alunos estrangeiros (ao todo, a escola atende 58 alunos de variadas origens como argentinos, cubanos e venezuelanos). “A nossa escola tem uma grande importância neste cenário. E essas ações fazem parte desse olhar diferenciado aos alunos migrantes”, disse.

Há dois meses, uma reunião foi realizada na Emeb com representantes do PADF, pais e responsáveis de alunos migrantes, professores e um representante dos estudantes. Ali surgiu a ideia de reestruturação da biblioteca escolar.

O representante dos jovens na reunião foi o aluno do sétimo ano Miguel Cardoso, 14 anos. “Eu dei a sugestão de puffs e tatames”, disse. “Eu me sinto importante, escutado, quis dar minha contribuição para ajudar todos os alunos”, contou o morador do Novo Esteio.

O descerramento da placa foi feito por Miguel e pela responsável Rosiria Gonzalez, migrante venezuelana que participou, também, da reunião.

Também fizeram uso da fala o presidente da Câmara dos Vereadores, Fernando Luz, a diretora da Emeb Luiza Fraga, Mari Guithon, e a consultora da PADF, Neidi Ittner.


O novo espaço
A biblioteca recebeu diversos materiais novos para alunos e professores como novos armários, um computador, uma guilhotina plastificadora, uma impressora, livros infantis, livros sensoriais, mesas com cadeiras, um notebook, puffs, um quadro branco, um tatame, entre outros.


Soluções Wash na Emeb Eva Karnal
Outra escola que recebeu intervenções do Programa Horizontes foi a Emeb Eva Karnal, no Bairro Liberdade.

Nesta terça-feira (14), foi realizada a entrega da “Soluções Wash”, ação que, também, faz parte do Programa Integrando Horizontes. O descerramento da placa contou com a participação do aluno cubano do nono ano Samuel Xaveco, 15 anos, e da aluna do nono ano, da educação inclusiva, Vitória Rocha, 15 anos.

A Emeb Eva Karnal passou por um processo de reforma do sistema de drenagem pluvial. Foram colocadas calhas em todos os telhados com drenagem para o subsolo, que direciona a água da chuva para a rede de drenagem pluvial pública.

Além disso, foram substituídos dois sanitários adultos por infantis em duas salas que atendem pequenos da pré-escola.

A PADF colocou dois bebedouros escolares no pátio da escola, como também doou para os alunos garrafas de água para incentivar o consumo no ambiente escolar.

A empresa contratada para as intervenções foi a Precisão Prestadora de Serviços Ltda, do Bairro Novo Esteio.


A entidade e o Programa Integrando Horizontes
A PADF tem mais de 60 anos de atividade. A entidade atua pela criação de oportunidades para todos, trabalhando na América Latina e no Caribe para tornar a região mais forte, saudável, pacífica, justa, inclusiva, resiliente e sustentável para as gerações atuais e futuras. A Fundação foca em comunidades mais vulneráveis, investindo recursos em toda a região, faz parceria e capacita a sociedade civil, os governos e o setor privado.

O Programa Integrando Horizontes implementa ações no Brasil desde 2020, com o propósito de fortalecer os mecanismos de proteção e integração comunitária e econômica, assim como melhorar o acesso a serviços públicos de saúde, assistência e prevenção para migrantes e refugiados.

As ações realizadas nas Emebs Luiza Fraga e Eva Karnal fazem parte dos eixos de execução “Proteção”, que busca melhorar os mecanismos de proteção para migrantes venezuelanos vulneráveis, refugiados e comunidades anfitriãs no Brasil; e “Saúde e Soluções Wash”, que visa fortalecer o acesso aos serviços de saúde básica e prevenção para migrantes e refugiados venezuelanos vulneráveis.

Em janeiro de 2025, a Prefeitura de Esteio e a PADF assinaram um acordo de parceria, através do Programa, com o objetivo de qualificar a integração de imigrantes e refugiados que residem em Esteio.

Editoriais

Cultura, Esporte e Lazer

Compartilhe:

de

38

Leia notícias relacionadas