Notícias
Hospital São Camilo
Posto de coleta do São Camilo realiza ação para cadastrar doadores de medula óssea
15/10/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Adriano Rosa da Rocha
Em parceria com o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs) e com a ONG Amigos do Nick, a Unidade de Coleta Externa de Sangue do Hospital São Camilo realizou, na manhã desta quarta-feira (15), uma ação especial para o cadastro de doadores de medula óssea. A ação, voltada a pessoas com idade entre 18 e 35 anos, foi alusiva à Semana Municipal de Incentivo a Doação de Medula Óssea (Lei Nickollas Gomes 5.921), realizada todos os anos.
Durante a iniciativa, foi retirada uma pequena quantidade de sangue de cerca de 60 doadores para identificar as características genéticas dos doadores. Posteriormente, os dados serão armazenados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), sistema que cruza as informações genéticas de cada doador e dos pacientes que necessitam de transplante. Se houver compatibilidade, o doador é convocado para fazer a doação. Quanto mais pessoas cadastradas, maiores são as chances de encontrar doadores compatíveis e salvar vidas.
Segundo a representante da ONG Amigos do Nick, Lilian Gomes, a iniciativa é uma oportunidade para que mais cidadãos se tornem potenciais doadores e ajudem pacientes que aguardam um transplante. “Esteio é a única cidade da região que tem uma ação descentralizada de doação de medula óssea. Graças a nossa lei municipal de incentivo à doação, conseguimos firmar essa importante parceria com o Hemocentro”, relatou Lilian, que é a mãe do jovem homenageado pela Lei Municipal nº 5921/2014.
O projeto que instituiu a Lei Nickollas Gomes foi sancionado pelo Executivo Municipal em maio de 2014 e, desde então, ocorre anualmente entre os dias 23 a 30 de outubro. A proposta foi criada visando homenagear o jovem esteiense vítima de leucemia aguda aos 18 anos como forma de incentivar a doação de sangue e de medula óssea.
A ONG Amigos do Nick é um projeto que incentiva a doação de medula óssea, sangue e plaquetas atuando em campanhas, ações de conscientização e apoio às famílias que enfrentam desafios na luta contra o câncer.
Doe sangue
A Unidade Externa do São Camilo foi inaugurada em 30 de julho de 2024 e realiza ações em três quartas-feiras por mês, em datas definidas em conjunto com o Hemorgs, para a coleta de sangue de doadores esteienses.
As próximas datas agendadas são 29 de outubro; 5, 12 e 19 de novembro.
Quem quiser doar pode se inscrever através do e-mail coletadesangue@esteio.rs.gov.br, pelos WhatsApps (51) 2126-8325, 99798-5484 e 98915-1064 ou pelo telefone 2126-8300 - Ramal 640.
Para prestar o serviço, servidores do São Camilo foram capacitados para coletas e as ações contam com supervisores vinculados ao Hemocentro.
Requisitos básicos para doação de sangue
- Estar em boas condições de saúde
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 16 anos devem estar acompanhados pelos responsáveis)
- Pesar, no mínimo, 50 kg
- Estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas)
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação)
- Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade ou CNH).
Dica importante
Para que a doação seja um sucesso, é necessário que o doador hidrate-se muito bem 24 horas antes da doação, com líquidos em geral - se possível, tomar dois litros ao todo, podendo ser água, suco e refrigerante, entre outros. Com a hidratação, a fluidez sanguínea é melhor.
Cadastro permanente de doadores
Local: Hospital São Camilo (Avenida Castro Alves, 948 - Tamandaré)
Contatos: e-mail coletadesangue@esteio.rs.gov.br, WhatsApps (51) 2126-8325, 99798-5484 e 98915-1064 ou telefone 2126-8300 - Ramal 640.
Próximas datas de doação: 29 de outubro; 5, 12 e 19 de novembro
Editoriais
Hospital São Camilo
Compartilhe:
de
12