Notícias
Cultura, Esporte e Lazer
Poema representando Vacaria é o grande vencedor do 10º Esteio da Poesia Gaúcha
20/10/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Adriano Rosa da Rocha e Rosiele de Mello
Escolhido entre quase 550 trabalhos inscritos para ser um dos 10 finalistas da décima edição do Esteio da Poesia Gaúcha, “Romanescos”, de Rafael Ferreira, de Vacaria, foi o grande vencedor do festival de poemas inéditos, cuja final ocorreu na tarde/noite deste sábado (18) na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya.
Escrita em linguagem coloquial, a obra lembra a forma utilizada pelo poeta Aureliano de Figueiredo Pinto, inclusive no título, inspirado em trecho do poema “Romance da Velhinha das Rendas de Bilros” (Pra si mesma escreve o conto / Da romanesca juventude). A poesia foi a mais premiada da noite, conquistando, também, o troféu de Melhor Trabalho em Palco e rendendo a Fábio Malcorra o título de Melhor Declamador (intérprete) e a Fernando Graciola o segundo lugar entre os amadrinhadores (músicos que acompanham os declamadores).
Antes do festival de poemas inéditos, o palco foi ocupado pelo talento de 10 crianças e adolescentes de oito a 16 anos, que declamaram poemas finalistas do Esteio da Poesia e de outros eventos do gênero no 6º Esteio do Amanhã. Na categoria Mirim, o primeiro lugar ficou com Isabelle Martins Villela, de Marau, que havia sido a revelação do evento na quarta edição. Na categoria Juvenil, o título foi para Dara Montagna Netto, que conquistou o seu quarto troféu no evento esteiense. A declamadora de Canoas venceu na mesma modalidade no ano passado e na categoria Mirim no primeiro festival, além de ter um segundo lugar na terceira edição.
Um dos maiores do Brasil
Entre o Esteio da Poesia e o Esteio do Amanhã, durante a solenidade oficial de abertura, o prefeito Felipe Costella fez uma saudação aos concorrentes e ao público com um verso do poeta Matheus Costa, um dos avaliadores, escrito especialmente para o evento: Esteio é sempre a firmeza / para o demais, o restante / permitindo andar adiante /com razão, rumo e certeza. / Esteio é uma chama acesa, / luzindo qualquer escuro; / É um tempo agora maduro, / mas que já foi sonho, um dia, / compondo boa poesia / ao presente e ao futuro! // Esteio são os poetas, / também amadrinhadores; / e os muitos declamadores / de uma engrenagem completa. / É a plateia que arquiteta / a nossa intenção mais sã / de sermos almas guardiãs / das coisas que tem valia / como o Esteio da Poesia, / feito o Esteio do Amanhã! //
Felipe seguiu sua fala agradecendo destacando a relevância do festival no universo da poesia regional. “A grandeza e importância do Esteio da Poesia Gaúcha podem ser comprovadas com obras que já foram apresentadas neste palco, que foram apresentadas a todos vocês, muitas das quais são frequentes em rodeios e festivais tradicionalistas de todo o Brasil”, afirmou. “O sucesso deste evento também pode ser dimensionado em números. O Esteio da Poesia, em 10 edições, teve a inscrição de quase 4.200 poemas, e só este ano foram 549 trabalhos. Sucesso também é o Esteio do Amanhã, festival que abre espaço para novos talentos, talentos estes que daqui alguns anos estarão neste palco, certamente, para alguma edição do Esteio da Poesia Gaúcha”, destacou. “Esse ano, atingimos números extraordinários, que nos permitem dizer que somos um dos maiores festivais do Estado do Rio Grande do Sul e um dos maiores festivais do nosso país”, ressaltou.
No fim, o prefeito elogiou a todos que trabalharam pelo festival, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) e Diretoria de Comunicação Social e Eventos, e agradeceu às empresas apoiadoras do evento (Catê Uniformes, que patrocinou as camisetas, e Don Cássio Selaimen Facas Artesanais, M. Bueno Cutelaria e Criações Darvami,que doaram presentes aos vencedores). “Um evento desta magnitude não é construído por uma, duas ou três pessoas, mas por uma equipe que, por muitos e muitos dias, se debruça sobre todos os detalhes para que a gente possa entregar um evento à altura que vocês merecem”, lembrou. “Fica meu muito obrigado pela presença de todos vocês. Certamente estaremos juntos e nos encontraremos várias vezes para que possamos prestigiar esses belos poemas e esses grandes artistas. Vida longa ao Esteio da Poesia e ao Esteio do Amanhã”, finalizou.
Cento e sessenta poetas
Um dos maiores eventos do gênero no Brasil, o 10º Esteio da Poesia Gaúcha bateu recordes. Os trabalhos inscritos foram enviados por 160 poetas, representantes de 83 cidades do Rio Grande do Sul e de outras nove unidades da federação (SC, PR, SP, RJ, MG, MT, BA, PE e DF).
Os 10 intérpretes do Esteio da Poesia Gaúcha defenderam as obras classificadas para a final, selecionadas entre 549 que se inscreveram para o concurso. Os trabalhos finalistas receberam R$ 2,5 mil. Os três melhores poemas, declamadores e amadrinhadores receberam troféus, assim como o Melhor Trabalho em Palco. Os campeões de cada categoria ganharam facas patrocinadas pela Don Cássio Selaimen (Melhor Poema) e M. Bueno Facas Artesanais (Melhor Declamador, Melhor Amadrinhador e Melhor Poema sobre o Tema Especial – Esteio 70 anos).
Todos os 10 finalistas do 6º Esteio do Amanhã, selecionados entre 106 inscritos, receberam uma premiação de R$ 1,3 mil, chamada no meio festivaleiro de ajuda de custo. As duas melhores de cada modalidade receberam troféus e brindes da Criações Darvami, loja de artigos gauchescos de Esteio.
Apresentação e show de encerramento
Além de grandes nomes do verso regional, quem foi ao 10º Esteio da Poesia e 6º Esteio do Amanhã assistiu a um animado show do cantor Ricardo Bergha, natural de Lages/SC, que foi integrante do Quarteto Coração de Potro e vem ganhando espaço na música regional gaúcha.
A condução do evento ficou com Pedro Júnior da Fontoura, pajador, declamador, poeta e apresentador que participou de todas as edições do Esteio da Poesia como intérprete e avaliador.
Site
Todos os trabalhos apresentados ao longo da história do Esteio da Poesia Gaúcha e Esteio do Amanhã podem ser conferidos no site poesia.esteio.rs.gov.br, criado pela Diretoria de Comunicação e Eventos em parceria com o setor de Tecnologia da Comunicação.
Letras dos poemas, vídeos com as apresentações e áudios estão disponíveis no portal, assim como informações detalhadas sobre cada uma das edições, como número de concorrentes, poetas participantes e vencedores de cada modalidade.
Importante lembrar que os trabalhos da 10ª edição ainda serão publicados.
Resultados
10º Esteio do Amanhã
Poemas
1º lugar: Romanescos, de Rafael Ferreira (Vacaroa), interpretado por Fábio Malcorra (Guaíba), amadrinhado por Fernando Graciola (Encantado)
2º lugar: Santo Expedito, de Otávio Lisboa (Pelotas) e Lucas Ferreira (Pelotas), declamado por Pablo da Rosa (Chapecó - SC), amadrinhado por Jean Carlo Godoy (Esteio)
3º lugar: Lembrança, de Douglas Diehl Dias (Cachoeira do Sul), interpretado por Muriel Machado Lopes (Cachoeira do Sul), amadrinhada por Douglas Diehl Dias
Melhor tema Especial – Esteio 70 Anos
Zeca Ferreira – Esteio do Progresso, de Luís Cesar Soares (Gravataí), declamado por Jair Silveira (Garopaba-SC), amadrinhado por Ítalo Rossi (Porto Alegre)
Melhor Trabalho em Palco
Romanescos
Melhores declamadores
1º lugar: Fábio Malcorra, em "Romanescos"
2º lugar: William Andrade (Passo Fundo), em "Gerar", de Ronaldo Cupertino de Moraes (Rio de Janeiro -RJ), amadrinhado por Felipe Leal (Santa Maria)
3º lugar: Érico Rodrigo Padilha (Caxias do Sul), em "Meu verso veio da terra", de Vitor Lopes Ribeiro (Rio Grande), amadrinhado por Kayke Mello (Júlio de Castilhos)
Amadrinhadores
1º lugar: Kayle Mello, em “Meu verso veio da terra”
2º lugar: Fernando Graciola, em "Romanescos"
3º lugar: Ítalo Rossi, em "Zeca Ferreira – Esteio do Progresso"
6º Esteio do Amanhã
Mirim
1º lugar: Isabelle Martins Villela (Marau) – Poema “Aguaceiro”, de Márcelo D´ávila, finalista do 4º Esteio da Poesia Gaúcha – 2018 / Amadrinhada por William Andrade (Carazinho)
2º lugar: Maria Augusta Tramontini (Salto do Jacuí) – Poema “Saudade não Cicatriza”, de Mateus Neves da Fontoura, finalista do 16º Bivaque da Poesia Gaúcha (Campo Bom) – 2018 / Amadrinhada por Jeferson Monteiro (Carazinho) e / Leonardo Schneider (Porto Alegre)
Juvenil
1º lugar: Dara Montagna Netto (Canoas) – Poema “Sombra e luz do que sou – Rio Grande”, de Loresoni Barbosa, finalista da 1ª Querência da Poesia Gaúcha (Caxias do Sul) – 2004 / Amadrinhada por Jorge Araujo (Guaíba) e Cássio Figueiró (Porto Alegre)
2º lugar: Sabrina Alban Vieira (Vacaria) – Poema “Quanto vale a vida de um soldado raso”, de Bianca Bergmam, finalista da 4ª Colheita de Versos (Abdon Batista) – 2021 / Amadrinhada por Jorge Araujo (Guaíba)
Editoriais
Cultura, Esporte e Lazer
Compartilhe:
de
247