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Professores participam de formação sobre alfabetização

21/10/2025

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Créditos: Leo Henrique

Na manhã desta terça-feira (21), professores dos segundos anos das Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) participaram da formação “Leitura na alfabetização: processos cognitivos para o desenvolvimento da fluência e compreensão”. A atividade, realizada na sede da Secretaria Municipal da Educação (SME), no Centro, continua nesta quarta-feira (22) com docentes das turmas de primeiro ano.

A capacitação integra o Alfabetiza Tchê, programa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul em parceria com os 497 municípios gaúchos, que tem como objetivo garantir a alfabetização plena dos estudantes das escolas públicas até o segundo ano do Ensino Fundamental.

A ação foi conduzida pela coordenadora do programa em Esteio, Joseane dos Reis, e pela subcoordenadora Maribel Soares.

Durante o encontro, foram abordados diversos tópicos, como a identificação da evolução da leitura de palavras pelas crianças no processo de alfabetização e propostas didáticas que favorecem o avanço na fluência leitora, incluindo jogos e outras atividades práticas.

Ao final, os professores discutiram como os conteúdos apresentados se relacionam com o cotidiano em sala de aula, trocando experiências e estratégias de ensino.

Esta foi a terceira formação do programa Alfabetiza Tchê destinada aos professores da rede municipal neste ano. Em agosto, o primeiro encontro teve como tema “Escrita na Alfabetização: apropriação do princípio alfabético”, e, em setembro, “Avaliação e Planejamento na Alfabetização”.

Mais uma formação está prevista para novembro.


Emeb Clodovino Soares é premiada pelo Alfabetiza Tchê
Em abril de 2025, a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Clodovino Soares foi uma das 10 instituições das redes municipal e estadual pertencentes à 27ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e uma das 200 escolas de todo o Rio Grande do Sul premiadas no Alfabetiza Tchê.

O prêmio reconhece as instituições da rede pública gaúcha que se destacaram pelos resultados de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

A avaliação teve como base os resultados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers) de 2023 e o cálculo do Índice de Qualidade de Alfabetização (IQA), uma prova de proficiência em Língua Portuguesa aplicada aos alunos do segundo ano do Ensino Fundamental. A escola esteiense, localizada no bairro Parque Tamandaré, obteve nota 84,44.

Além do resultado expressivo, a conquista ganha ainda mais destaque diante dos números da região e do Estado. A 27ª CRE, que abrange os municípios de Canoas, Sapucaia do Sul, Nova Santa Rita e Triunfo, possui 183 escolas municipais e 74 estaduais, totalizando 274 unidades. Em todo o Rio Grande do Sul, o levantamento incluiu 7.213 escolas, sendo 4.880 municipais e 2.333 estaduais, não considerando instituições particulares nem federais.

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