Notícias
Cidadania e Direitos Humanos
Programa Família Gaúcha chega a Esteio com novos veículos e equipe de agentes
04/11/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Rosiele de Mello
Esteio foi um dos 92 municípios gaúchos selecionados para participar do programa Família Gaúcha, iniciativa do Governo do Estado em parceria com as prefeituras. Na tarde desta segunda-feira (3), o município recebeu três veículos e seis Agentes de Desenvolvimento Familiar (ADF), que irão atuar no atendimento das famílias em situação de vulnerabilidade social.
Durante a entrega dos veículos, o prefeito Felipe Costella destacou a importância da parceria. “Quando o Estado e o Município atuam lado a lado, o resultado chega onde mais importa: na vida das pessoas. Nosso objetivo é transformar realidades para melhor”, afirmou.
A secretária municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH), Katiane Marques, ressaltou que o programa permitirá ampliar o alcance das ações de políticas públicas realizadas no município. “O Família Gaúcha chega para fortalecer o trabalho das equipes e levar atendimento direto às famílias, especialmente nas áreas de maior vulnerabilidade”, disse.
Um dos novos agentes, Micael Vinicius Ramirez de Lima, de 22 anos, destacou que o foco do grupo será o acompanhamento próximo e humanizado. “Esperamos alcançar o máximo de famílias possível, com dedicação, amor e empatia, ajudando cada uma a conquistar autonomia”, afirmou.
Os seis agentes serão divididos em três duplas e cada dupla acompanhará 32 famílias que serão selecionadas pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) ao longo de 22 meses, realizando visitas domiciliares e ações voltadas à emancipação social das famílias. Os intermediários atuarão nos CRAS Centro, CRAS Sueli Luiza Peres e CRAS Território da Paz.
Sobre o programa
O Família Gaúcha é um programa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, desenvolvido em parceria com os municípios. Tem como objetivo promover a emancipação social de famílias em situação de vulnerabilidade, por meio de acompanhamento personalizado feito pelos Agentes de Desenvolvimento Familiar, atuando em conjunto com as equipes municipais e os Centros de Referência em Assistência Social. A relação dos municípios selecionados está no site oficial do Governo do Estado.
Editoriais
Cidadania e Direitos Humanos
Compartilhe:
de
10