Notícias
Educação / Saúde
Iniciativas são compartilhadas na 5ª Mostra de Práticas Exitosas dos programas PSE e Cipave
06/11/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Adriano Rosa da Rocha
Servidores das secretarias municipais da Educação (SME) e da Saúde (SMS) reuniram-se no Salão Nobre da Prefeitura de Esteio nesta quinta-feira (6) para compartilhar 32 iniciativas bem-sucedidas do Programa Saúde na Escola e das Comissões Internas de Prevenção a Acidentes e Violência na Escola neste ano durante a 5ª Mostra de Práticas Exitosas do PSE e Cipave, promovido pelas duas pastas.
Na abertura, o prefeito Felipe Costella destacou a importância das iniciativas e do encontro. “Nós estamos aqui hoje celebrando os avanços que estamos fazendo junto com essas parcerias e esses programas que são muito presentes na nossa vida”, destacou. “Hoje estamos aqui trabalhando, estudando, aprendendo, distribuindo conhecimentos e compartilhando resultados de dois programas que são diretamente ligados a tudo que a gente fala no nosso dia a dia e tudo que vamos colher no final de nossa jornada, do nosso trabalho, no final do ano letivo”, pontuou.
O prefeito disse, ainda, que todas as ações realizadas, assim como todo o trabalho realizado pelo poder público, só fazem sentido se promoverem mudanças positivas na vida das pessoas, no caso específico, dos alunos de Esteio. “Eu fiz questão de estar aqui, primeiro, para parabenizar vocês pelo trabalho; segundo, pra dizer a vocês que avançamos com qualidade, e, terceiro, que tudo que nós estamos fazendo em conjunto está transformando a vida das pessoas e mudando a realidade da nossa cidade. Minha vinda aqui é muito mais em forma de gratidão e parabenização a cada um de vocês que no dia a dia está se doando para que agente colha os melhores resultados possíveis. Muito obrigado e ótimo dia para todos”, encerrou.
Também fizeram uso da fala, os titulares da SME, Rosemary Kennedy, e da SMS, Gilson Menezes. O presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Luz, também participou da abertura e de parte das apresentações.
Duas categorias diferentes
Na sequência das falas, as servidoras da SMS Sheila Rockenbach, da SME Rossana Saldanha e da Coordenadoria Regional da Educação Jucemara Alves falaram sobre a estruturação do Cipave e do PSE.
Depois, os profissionais expuseram as práticas realizadas nas escolas de duas formas diferente. Na “Comunicação Oral”, a apresentação era realizada para toda a plateia. Na “Comunicação Digital”, as ações eram apresentadas, com uso de notebooks, para pequenos grupos.
Projetos sobre os mais diferentes temas, que foram da alimentação saudável à conscientização sobre uso de álcool e cigarro passando por orientações sobre primeiros socorros e sobre o escorpião amarelo, passando por outros assuntos importantes.
No final, foram premiados os três melhores projetos em cada uma das categorias, escolhidos por uma comissão avaliadora.
Trabalhos vencedores
Comunicação Oral
1º lugar: Projeto Saúde, Educação e Respeito / Autora: Evelise Birck Rodrigues (SMS e Emebs Santo Inácio e Luíza Fraga)
2º lugar: Healthy Lunch, Happy Bunch / Autoras: Sandra Luiza Ribeiro Pivato e Patrícia Soares Consul (Emeb João XXIII)
3º lugar: Programa Saúde na Escola e Projeto Agentes Mirins / Autoras: Kelle Lisiane Moura Correa e Grasiela Santos Vieira de Andrade (SMS – Vigilância Ambiental)
Comunicação digital
1º lugar: Alimentação Escolar, um prato cheio de possibilidades / Autoras: Bárbara da Silveira dos Santos Schuh, Shauriane Martins Ferreira Jardim e Victória Luiza Vargas dos Santos (Emei Sonho Mágico)
2º lugar: Contraceptivos e prevenção, uma abordagem para adolescentes / Autoras: Andréia Lisandra Lussani e Cláudia Letícia Fleck (Emeb Oswaldo Aranha)
3º lugar: Ecologia, natureza e alimentação saudável / Autoras: Clara Regina da Silva Ignácio e Adiginane Nunes Moraes Ribeiro da Silve (Emei Parque do Sabiá)
Cipave e PSE
Regido pela Lei Municipal 6.642/2017 e pelo Decreto Municipal 5.887 do mesmo ano, o Cipave tem como intuito orientar as comunidades escolares no que tange às ações de prevenção aplicáveis frente às mais diversas situações de violência e acidentes que podem ocorrer no ambiente escolar, enfatizando a cultura de paz tanto no ambiente escolar quanto em seu entorno.
O Programa PSE constitui-se de uma política interssetorial da Saúde e da Educação, instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial 6.286/2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral. A interssetorialidade das redes públicas de saúde e de educação e das demais redes sociais para o desenvolvimento das ações do PSE implica mais do que ofertas de serviços num mesmo território, pois deve propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade. A articulação entre Escola e Atenção Primária à Saúde é a base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.
Editoriais
Educação / Saúde
Compartilhe:
de
41