Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente

Cachorro do Canil Municipal passa por cirurgia reconstrutiva na Capital

10/03/2021

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

20210310 DjalmaCorreaPacheco CachorroCanilRecebeAlta abre“Elé é um querido. Ele é um conquistador”. Esses foram os adjetivos que a coordenadora do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) usou para resumir o perfil do Scar, paciente que ganhou alta na tarde desta quarta-feira (10) do hospital veterinário mantido pela universidade na Capital. O cão “esteiense chegou à instituição para passar por um procedimento cirúrgico de reconstituição bastante difícil, realizado no dia 23 de fevereiro, encaminhado pela unidade de Bem-Estar Animal (BEA), vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA).

Acompanhado do titular da SMDEMA, Felipe Costella, da coordenadora do BEA, Luciane Baretta, e da estagiária Andrielli Bartel, Scar voltou pra Esteio, liberado depois de tirar os pontos e passar por uma consulta de avaliação. Grato pelo atendimento e todo o carinho recebido ao longo das últimas semanas, o cão “pediu” que Felipe entregasse à doutora Wanessa uma placa de agradecimento a toda a equipe do Hospital pelo trabalho, realizado de forma gratuita. A comitiva esteiense também visitou o hospital e conheceu toda a estrutura utilzada no atendimento aos animais.

Encontrado nas ruas de Esteio em outubro de 2019 e levado para o Canil Municipal, órgão mantido pelo BEA no Bairro Três Marias, o cachorro estava sem parte da bochecha direita, o que dificultava a alimentação e facilitava a criação de miíases, as populares bicheiras, e com parte da gengiva com fibrose. Preocupada com a saúde do animal e encantada com o temperamento tranquilo do Scar, Andrielli buscou ajuda na universidade onde cursa Veterinária. Ela conseguiu entrar em contato com Wanessa, especialista em reconstituição, que se interessou pelo caso. Após algumas consultas e exames, a equipe da doutora realizou um procedimento cirúrgico para reconstituir o focinho do animal, fazendo um enxerto com parte da pele do pescoço do cachorro, e tratando dos problemas na gengiva.

No dia 3 de fevereiro, o cão voltou para o Canil Municipal e, nesta quarta-feira, foi levado a Porto Alegre para tirar os pontos. Da recepcionista ao gerente do Hospital Veterinário, passando pelos profissionais que atenderam Scar na última semana, todos queriam fazer mais um carinho no cachorro, que, dócil como ele é, aceitou pacientemente que a doutora Wanessa tirasse todos os pontos que havia levado. Depois do atendimento, saiu porta afora de volta a Esteio. Agora, o cão, sem raça definida, mas que parece o cruzamento bem-sucedido de um poodle com um labrador, aguarda um novo lar, com uma família atenciosa que lhe dê carinho e que queira ser conquistada por um amigo querido. Para isso, é necessário ligar para o Canil Municipal pelos telefones (51) 3459-4494 ou 98600-8377.


Mais amigos aguardando
Além do Scar, o Canil Municipal tem muitos outros amigos precisando de um novo lar.

Quem estiver pensando em ter um bichinho de estimação deve, antes de tudo, pensar em uma série de questões relacionadas à adoção responsável. Interessados, que tiverem condições financeiras e de acomodação, além de muito amor para dar, podem acessar o site do Catioro Go! A página, lançada pela Administração Municipal em 2016, apresenta a foto, o nome e o sexo do cachorrinho. Para adotar pelo site, basta clicar em “Capturar Catioro” e fazer o login em uma conta do Facebook. O candidato a adotante terá sete dias para buscar o cãozinho no canil. Caso passe o prazo, o cão voltará para a página e ficará disponível para adoção por outra pessoa.

Quem não tiver perfil no Facebook ou não quiser fazer login na rede social poderá também “capturar o catiorineo”. Para isso, basta ligar para o telefone (51) 3459-4494 ou 98600-8377. Por esta forma, também é aberto prazo de sete dias para que a pessoa busque o animalzinho. O Canil Municipal de Esteio, mantido e operado pela Prefeitura, fica na Av. Luiz Pasteur, 7275, Bairro Três Marias, junto ao Galpão da Cootre e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para adotar, é necessário ser maior de idade, apresentar RG, comprovante de residência e assinar o termo de adoção. Os bichinhos, que variam de tamanho, cor e idade, são castrados, vacinados e vermifugados.


Samuvet transporta cuidados a animais
Outro importante atendimento relacionado ao Bem-Estar Animal é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samuvet). O veículo é equipado com itens como maca, cilindro de oxigênio, balança, medidor de glicose e bomba de infusão, entre outros equipamentos. Ele foi doado a Esteio pelo Grupo InBetta como compensação ambiental e é usado nos deslocamentos da veterinária do Bem-Estar Animal para atendimentos, tanto os agendados previamente, quanto aqueles de emergência.

Na maioria dos casos, o exame e o diagnóstico dos bichinhos são feitos na própria residência de seus tutores, sem necessidade de deslocamento para o Bem-Estar Animal. Em situações mais graves, o animalzinho é levado para a sede do setor, onde receberá cuidados mais intensivos.

O atendimento pode ser solicitado por famílias com registro no Cadastro Único dos programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) que sejam cuidadoras de bichinhos ou por responsáveis por cães e gatos comunitários (que vivem nas ruas). O atendimento é feito pelo setor de Bem-Estar Animal da SMMA a partir dos pedidos oriundos da Ouvidoria da Prefeitura, pelo telefone 0800-541-0400, pessoalmente (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150, de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h), via WhatsApp, pelo número (51) 98600-7011 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min das 12h30min às 18h), ou, ainda, pelo aplicativo Fiscale.vc (disponível via computador ou para download gratuito nos sistemas Android e iOS nas lojas Google Play e App Store).


Serviço de castração
O serviço de castração é direcionado a animais de rua, animais comunitários e animais com tutores residentes em áreas especiais de interesse social, definidas conforme mapa de zoneamento que consta no Anexo II do Plano Diretor do Município de Esteio. A castração também é realizada, sem custo, conforme disponibilidade, para animais domésticos cujos donos estejam inscritos em algum programa assistencial do Governo Federal.

Assim como os atendimentos do Samuvet, a solicitação deve ser feita via Ouvidoria da Prefeitura. É necessário fornecer o Número de Identificação Social (NIS), nome completo, data de nascimento e CPF, dados que serão utilizados para consulta ao Cadastro Único do Governo Federal. As demandas são filtradas e verificadas pelo setor de Bem-Estar Animal que, conforme a possibilidade, atenderá a solicitação. Os animais são recolhidos pela equipe da SMMA e levados até a instituição em Cachoeirinha, onde o procedimento é realizado. Depois, os bichinhos são devolvidos a seus donos.

mt_gallery

Editoriais

Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente

Compartilhe:

de

18

Leia notícias relacionadas