Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente
Hub Agro seleciona primeiros projetos para pré-incubação
04/11/2024
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Leo Henrique
O Hub Agro, parceria da Prefeitura e Esteio com a Universidade Feevale para fomentar novas empresas na área do agronegócio, selecionou os três primeiros projetos para serem pré-incubados em sua sede, que fica dentro do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil.
O resultado da seleção, realizada através de um pitch day na última quarta-feira (30) no Polo Digital da Feevale Esteio, foi divulgado nesta segunda-feira (4) pela instituição de ensino superior.
Um dos projetos selecionados é da empreendedora Isadora Picolli, de 17 anos, que veio de Novo Hamburgo para defender o Epitecbio, um pesticida biológico à base de compostos biodegradáveis naturais que tem como objetivo oferecer uma alternativa sustentável para o controle de pragas nas lavouras e reduzir o impacto ambiental causado pelos agrotóxicos tradicionais. “Fiquei muito feliz com a oportunidade de poder apresentar a minha ideia, principalmente num pitch focado na área do agro, que é onde eu quero trabalhar”, disse a jovem empreendedora, estudante do terceiro ano do Ensino Médio.
Além de Isadora, outros três empreendedores tiveram seis minutos para exporem suas ideias a uma banca examinadora. Os projetos “Geração Prateada”, uma plataforma dedicada à prestação de serviços e ao fornecimento de infraestrutura de apoio e assistência a pacientes em domicílio, e “Ação dos Nutracêuticos e Nutricosméticos no Envelhecimento”, que desenvolve formulações de nutracêuticos que contribuem tanto para a saúde quanto para a estética de pessoas em processo de envelhecimento, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, também foram aprovados. Os selecionados assinarão contrato de pré-incubação e participarão de assessorias individuais para elaboração do plano de negócios.
Um projeto foi considerado pela banca como “imaturo” nesta fase, especialmente porque as empreendedoras não possuem formação nas áreas de agro ou tecnologia, o que limita o aproveitamento do processo de pré-incubação. No entanto, considerando o interesse do convênio em projetos do setor agro, será proposto ao grupo uma sessão de mentoria para oferecer orientações sobre como estruturar melhor a ideia e também buscar alternativas de potenciais parceiros ou sócios com expertise nessas áreas. Se as empreendedoras cumprirem as etapas propostas e apresentarem o novo material, a banca poderá autorizar a entrada delas no Hub Agro.
Para a seleção dos projetos, os avaliadores analisam se a ideia propõe a solução de um problema real, se há viabilidade técnica para a execução, se apresenta responsabilidade social e ambiental, e qual o grau de inovação e escalabilidade, ou seja, a potencialidade de alcançar novos mercados, entre outros critérios.
Espaço para fomentar negócios
Ser um espaço criativo para o fomento de negócios que buscam soluções para o agronegócio. Esse é o objetivo do Hub Agro, inaugurado no dia 23 de agosto. Localizado ao lado da Casa de Esteio, o prédio com 118,8m2 distribuídos em dois andares conta com espaços de coworking, administrativos e auditório.
A Prefeitura investiu R$ 595,4 mil nas obras, que começaram em 19 de fevereiro. A Feevale, por sua vez, é a responsável por gerenciar o espaço, que funcionará durante todo o ano. No Hub Agro serão desenvolvidos projetos em todas as áreas do conhecimento, focando em empresas e negócios. Isso deverá contribuir para a diversificação da economia de Esteio e do Estado, envolvendo, de maneira mais efetiva, as questões do agronegócio.
O que é um pitch day
O pitch day é um encontro que coloca frente a frente idealizadores de startups e empresários dispostos a iniciar novos investimentos. Os participantes que apresentam sua ideia, geralmente, possuem um tempo curto para convencerem uma banca avaliadora, formada de acordo com os critérios do organizador do evento, de que sua ideia merece o investimento ofertado.
Editoriais
Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente
Compartilhe:
de
12