Educação
Doze escolas da Rede Municipal atingem 100% das metas de 2024
26/12/2024
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Créditos: Adriano Rosa da Rocha
Seis escolas municipais de Educação Infantil (emeis) e seis de Educação Básica (emebs) atingiram 100% das metas estabelecidas para o ano. A divulgação dos resultados, apurados ao longo do ano letivo de 2024, foi divulgada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em evento realizado na tarde desta quinta-feira (26) no Salão Nobre da Prefeitura.
Além da entrega de certificados para as 31 escolas participantes, divididos por categorias de acordo com os percentuais de metas atingidos, também foram entregues troféus de destaque em cinco categorias diferentes (veja abaixo).
No encerramento da solenidade, o prefeito Leonardo Pascoal destacou a importância do estabelecimento de metas para a realização do trabalho de toda a gestão e lembrou que o evento não se trata de uma competição para ver quem atingiu mais ou menos. “Mas é, sim, um momento gostoso e alegre para celebrarmos os resultados coletivos. É um momento que nos faz refletir sobre o que a gente vem propondo em termos de Rede Municipal de Educação, enquanto Administração Municipal de Esteio, e é um momento importante para a gente balizar o futuro e traçar diretrizes e metas do que a gente ainda pretende alcançar vendo os erros, eventualmente, que a gente cometeu e onde acertamos”, afirmou. Pascoal também comemorou os números apresentados pelas escolas. “No geral, o índice de atingimento das metas é de 89%, superior ao apresentado pelo conjunto da Administração. Isso é um resultado altamente positivo. E tem algo que a gente acredita é que quando a maré sobe todos os barcos sobem junto”, disse.
No final, o prefeito, que a partir de janeiro de 2025 assume como secretário municipal da Educação de Porto Alegre, agradeceu aos professores, equipes diretivas das escolas e servidores da SME, dividindo com eles a indicação para o novo desafio na Capital Gaúcha, fruto do que foi realizado em Esteio e que está sendo percebido em todo o Estado. “Não é pela figura do Pascoal somente, mas é pelo que nós todos fizemos juntos pela Educação ao longo dos últimos anos”, destacou.
A titular da SME, Cláudia Ruschel, também fez uma fala de agradecimento ao trabalho realizado por todas as escolas municipais. “Com os objetivos traçados no início de 2024, passamos o ano articulando e monitorando essas metas. Hoje, comemoramos o fechamento desse ciclo com grande satisfação”, disse a gestora, que vai deixar o cargo no início do próximo ano para acompanhar Pascoal no trabalho em Porto Alegre. “Aproveito este momento para compartilhar que estou encerrando minha trajetória na gestão da Secretaria Municipal de Educação muito feliz com os resultados alcançados. Esses índices e conquistas só foram possíveis graças ao envolvimento de cada um de vocês. É lá na ponta, na sala de aula, que o trabalho acontece, e isso reflete diretamente na qualidade da gestão que vocês exercem”, elogiou.
Acordo de Resultados
Pelo terceiro ano consecutivo, as equipes diretoras de todas as escolas municipais se comprometeram a cumprir um conjunto de metas ao longo de 2024. O Acordo de Resultados foi assinado pelos diretores e vice-diretores das 20 escolas municipais de Educação Básica (Emebs), das 10 escolas municipais de Educação Infantil (Emeis) e da Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Emeja) Anísio Teixeira no dia 6 de março em solenidade realizada no Salão Nobre da Prefeitura. O prefeito e a secretaria também firmaram o documento.
As Emeis tinham10 metas elencadas. As Emebs, 14 e as Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Emeja) Anísio Teixeira, nove. Cada instituição recebeu um documento detalhando os objetivos e a pontuação atribuída a cada meta batida.
Resultados
Alfabetização (maior crescimento no índice de alfabetização em 2024, ao final do primeiro ano letivo, comparando com 2023): Emeb Tomé de Souza
Proficiência (maior média na Prova Esteio em escolas de ensino fundamental completo): Emeb Tomé de Souza
Relacionamento (maior média de satisfação na avaliação institucional): Emei Denise Finger Bortolini
Horas de formação (maior média de horas de formação por servidora/servidor): Emeb Vila Olímpica
Investimentos (menor número de apontamentos – houve empate em quatro escolas - critério de desempate: maior índice de prestação de contas, monitoramento (IDGRP) e maior número de alunos: Emeb Santo Inácio
100% das metas alcançadas
Emeb Alberto Pasqualini
Emeb Dulce Moraes
Emeb Ezequiel Nunes Filho
Emeb João Xxiii
Emeb Oswaldo Aranha
Emeb Trindade
Emei Aprender Brincando
Emei Colorindo O Aprender
Emei Irmã Sibila Ana Burin
Emei Pedacinho Do Céu
Emei Sonho Mágico
Emei Vivendo A Infância
De a 90% a 100% das metas alcançadas
Emeb Camilo Alves
Emeb Flôres Da Cunha
Emeb Luiza Silvestre De Fraga
Emeb Paulo Freire
Emeb Tomé De Souza
Emei Denise Finger Bortolini
Emei Parque Do Sabiá
De 80% a 90% das metas alcançadas
Emeb Clodovino Soares
Emeb Maria Cordélia Simon Marques
Emeb Santo Inácio
Emeb Vila Olímpica
Emei Florescer
Emei Raio De Sol
De 70% a 80% das metas alcançadas
Emeb Edwiges Fogaça
Emeb Érico Veríssimo
Emeb Vitorina Fabre
Até 70% das metas alcançadas
Emeb Eva Karnal Johann
Emeb Maria Lygia Andrade Haack
Emeja Anísio Teixeira
Resumo das metas acordadas no início do ano
Emeis
- Evitar a Infrequência escolar
- Monitorar a frequência escolar
- Qualificar servidores, por meio de cursos e formações
- Adquirir materiais para práticas do Programa de Desenvolvimento Motor Infantil (PDMI)
- Realizar pesquisas de satisfação com a comunidade escolar
- Avaliar o desempenho da gestão escolar no uso dos recursos públicos do Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola (PMDDE)
- Estimular a prática do brincar na comunidade escolar
- Acompanhar, semanalmente, andamento do planejamento
- Fomentar a participação dos professores nas capacitações bilíngue
- Garantir a organização das salas de aula referência
Emebs de tempo integral
- Evitar a Infrequência escolar
- Monitorar a frequência escolar
- Qualificar a taxa de aprovação
- Realizar avaliações externas com os estudantes
- Assegurar a alfabetização dos estudantes ao final do primeiro ano
- Qualificar servidores, por meio de cursos e formações
- Adquirir materiais de apoio pedagógico para qualificar e aprimorar as práticas do Programa de Desenvolvimento Motor Infantil (PDMI)
- Realizar pesquisas de satisfação com a comunidade escolar
- Qualificar o acervo bibliográfico das escolas de ensino fundamental
- Revitalizar as pracinhas das EMEBs
- Qualificar o ambiente escolar
- Organizar espaços para leituras nas salas de primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental
- Garantir o aprendizado adequado e grau de competência nas áreas de Português e Matemática
- Avaliar o desempenho da gestão escolar no uso dos recursos públicos do Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola (PMDDE)
EMEBs sem turno integral
- Evitar a Infrequência escolar
- Monitorar a frequência escolar
- Qualificar taxa de aprovação
- Manter o número de estudantes atendidos nas turmas do Programa Integrado de Aprendizagem (PIA)
- Realizar avaliações externas com os estudantes
- Assegurar a alfabetização dos estudantes ao final do primeiro ano do Ensino Fundamental
- Qualificar servidores, por meio de cursos e formações
- Adquirir materiais para práticas do Programa de Desenvolvimento Motor Infantil (PDMI)
- Realizar pesquisas de satisfação com a comunidade escolar
- Qualificar o acervo bibliográfico das escolas de ensino fundamental
- Revitalizar as pracinhas das EMEBs
- Organizar espaços de leituras nas salas de primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental
- Garantir aprendizado adequado e grau de competência nas áreas de Português e Matemática
- Avaliar o desempenho da gestão escolar no uso dos recursos públicos do Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola (PMDDE)
Emeja Anísio Teixeira
- Realizar pesquisas de satisfação com a comunidade escolar
- Realizar avaliações externas com os estudantes
- Possibilitar a conclusão do Ensino Fundamental aos estudantes em distorção idade-ano da etapa VIII da Emeja (1º e 2º semestre)
- Possibilitar a conclusão do Ensino Fundamental aos estudantes em distorção idade-ano do Programa Horizontes
- Qualificar servidores, por meio de cursos e formações
- Garantir o aprendizado adequado e grau de competência nas áreas de Português e Matemática
- Evitar a Infrequência escolar
- Avaliar o desempenho da gestão escolar no uso dos recursos públicos do Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola (PMDDE)
- Monitorar a frequência escolar
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