Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Cultura, Esporte e Lazer

Desfiles de Carnaval de Esteio vão contar com ônibus gratuitos

21/03/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

O público que for assistir aos desfiles de Carnaval de Esteio no dia 28 de março terão transporte gratuito à disposição para ida e retorno ao Parque de Exposições Assis Brasil, onde ocorre o evento.

Para a ida, serão duas linhas diferentes.

- Linha Três Marias/Primavera (linha em vermelho no primeiro mapa abaixo): Saída às 18h e às 20h da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Maria Marques, com pontos de embarque, também, na Praça Cristal e na Emeb Maria Lygia.

- Linha Santo Inácio (linha em preto no primeiro mapa abaixo): Saída às 19h e às 20h do Espaço de Eventos Rei Pelé.


Para a volta, serão três linhas, que vão parar para desembarque nos pontos regulares do transporte público esteiense.

- Linha 4 (linha em azul no segundo mapa abaixo): Saída às 2h, 3h e 4h do Parque Assis Brasil com parada final na Antena.

- Linha São José (linha em vermelho no segundo mapa abaixo): Saída às 2h, 3h e 4h do Parque Assis Brasil com parada final na esquina da Av. Padre Claret com Rua Alberto Braun.

- Linha Volta Grande (Linha em verde no segundo mapa abaixo): Saída às 2h, 3h e 4h do Parque Assis Brasil com parada final na esquina da Av. Padre Claret com Rua São Luís.


Passarela do samba será junto ao Portão 9
Cinco escolas de samba e quatro blocos carnavalescos vão participar dos Desfiles de Carnaval. A Passarela do Samba será montada junto ao Portão 9 (Avenida Celina Kroeff – Novo Esteio). 

A festa começa às 20h, com a entrega das chaves da cidade para a Corte do Carnaval e a apresentação do bloco formado por integrantes e convidados do Gabinete da Primeira-dama e do núcleo Esteio da Central Única das Favelas (Cufa).

Às 21h30min, começam os desfiles dos blocos Filhos de Mandela, Império do Samba e Princesa Africana, agremiações que receberão R$ 3 mil pela participação. Depois, será a vez das cinco escolas de samba da cidade disputarem os troféus.

A primeira a entrar na passarela, às 23h45min, será a Negritude, que falará sobre Ogum, um orixá guerreiro da Umbanda. Logo em seguida, será a vez da Acadêmicos de Esteio, que vai exaltar o sangue. 

Os desfiles seguem com a Salgueiro, que terá como seu enredo a marcha das mulheres negras, com a Unidos do Viradouro, que falará sobre Maria Bonita, a rainha do Cangaço, e com a Mocidade Independente do Jardim Planalto, que fecha as apresentações falando sobre o destino.

As escolas serão avaliadas em nove quesitos diferentes, todos eles valendo troféus individuais: bateria, samba-enredo, harmonia, tema-enredo, fantasia, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, alegoria e comissão de frente. As três primeiras colocadas receberão troféus. Cada agremiação receberá R$ 40 mil para a sua apresentação. O valor será repassado através de projeto cultural da Cufa/Esteio. 

A entrada será um quilo de alimento não perecível ou ração animal. O estacionamento, que deve ser feitos junto ao Portão 10, (Avenida Celina Kroeff), é gratuito.

O evento carnavalesco é promovido pela Liga das Escolas de Samba e Blocos de Esteio (Liesbe) com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL). A produção é da Veveta Produções, com incentivo da Lei Rouanet do Governo Federal e patrocínio da Elo.


Desfiles de Carnaval de Esteio
Quando: 28 de março, a partir das 20h

Onde: Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (Portão 9 – Av. Celina Kroeff)

Quanto: Um quilo de alimento não perecível ou ração animal. O estacionamento, que deve ser feitos junto ao Portão 10, (Avenida Celina Kroeff), é gratuito

Blocos: Gabinete da Primeira-dama/Cufa Esteio, Filhos de Mandela, Império do Samba e Princesa Africana

Escolas de samba:
Negritude
Enredo:
Negritude, na fé, exalta Ogum! Cavaleiro de Umbanda, vencedor de demandas

Acadêmicos de Esteio 
Enredo
: Sangue, a essência da vida no pulsar da verde e rosa

Salgueiro
Enredo
: Salgueiro é ébano da cor e essência. De punho cerrado, exalta a marcha das mulheres negras

Unidos do Viradouro
Enredo
: A Viradouro hoje exalta Maria Bonita, a Rainha do Cangaço, a força de uma mulher!

Mocidade Independente do Jardim Planalto
Enredo
: O Destino é traçado na Palma da Mão

Editoriais

Cultura, Esporte e Lazer

Compartilhe:

de

2

Leia notícias relacionadas