Governança e Gestão
Escola de Gestão Pública promove primeira capacitação de 2025
28/03/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Adriano Rosa da Rocha
Servidores públicos de diferentes pastas da Administração Municipal participaram, na manhã desta sexta-feira (28), do curso sobre Segurança da Informação, a primeira capacitação promovida neste ano pela Escola de Gestão Pública (EGP) do Município de Esteio. A qualificação, realizada no Salão Nobre da Prefeitura, ficou a cargo do especialista em tecnologia Allan Kovalscki, fundador da GCRC Desenvolviment, diretor-geral da Comply LGPS Solutions e diretor de tecnologia na Armin GRC, uma plataforma de gestão de riscos corporativos.
Antes do início do curso, o prefeito Felipe Costella falou sobre a importância da atividade e agradeceu aos funcionários municipais pela participação. “Além da capacidade, vocês têm o interesse de estarem aqui para aprender e se capacitar mais”, afirmou. Felipe lembrou que a proteção de dados é fundamental para a gestão pública, assim como é para qualquer empresa privada. “Qualquer furto de dados, qualquer inserção não autorizada pode gerar um grande problema e, muitas vezes, impactar diretamente no sistema e na oferta dos serviços”, prosseguiu. “Através da Escola de Gestão, a gente vai capacitar cada vez mais, trazer mais conhecimento para vocês, fazer com que vocês aprendam cada vez mais, porque conhecimento não ocupa espaço”, prometeu.
Quem também destacou a relevância da formação desta sexta-feira e de toda a qualificação oferecida aos servidores foi a coordenadora da EGP, Janice Izabel de Oliveira. “A gestão pública enfrenta desafios e transformações constantes, tornando essencial que os servidores estejam preparados e atualizados para aplicar as melhores práticas. A qualificação é fundamental para garantir eficiência, transparência e o uso responsável dos recursos públicos, além de fortalecer a confiança da sociedade nas instituições”, pontuou.
Mestrando em Administração com ênfase em Governança Corporativa, com MBAs e pós-graduações nas áreas de governança, riscos, compliance e segurança da informação, Allan iniciou a capacitação lembrando dos 10 princípios estabelecidos pelo Artigo 6º da Lei Nº 13.709/2018, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que estabelece regras sobre a coleta, uso, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais no Brasil. Depois, o especialista seguiu o curso falando sobre Segurança e Prevenção, os dois tópicos que eram tema da qualificação.
Diferentes conteúdos
Toda a LGPD será tema de uma formação a ser oferecida pela EGP, em data a ser definida.
Também estão previstos, ao longo do ano, cursos sobre recepção de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), de brigadista de incêndio, de interpretação do manual de compras, de fiscalização de contratos e de qualificação de profissionais da prescrição e dispensação de medicamentos, entre outros assuntos, além das ações do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho.
A previsão da EGP é oferecer mais de 160 horas de capacitações em 2025, o dobro da meta estipulada para o ano e quase o dobro das realizadas em 2024 (83 horas).
Quando da oferta de novos cursos, os servidores recebem um memorando informando sobre a atividade e orientações de como fazer as inscrições. Algumas capacitações a distância estão sempre disponíveis para os funcionários municipais através de portal interno.
A EGP
Vinculada à Secretaria Municipal de Governança e Gestão (SMGG), a Escola de Gestão Pública (EGP), instituída pela Lei Municipal 6957/2018, tem como objetivo capacitar os servidores através de atividades de formação e de qualificação profissional que visam desenvolver competências técnicas e comportamentais.
As formações, que podem ser presenciais ou a distância (EAD) e fornecem certificado, têm como público-alvo os servidores públicos ativos da Administração Direta, cargos em comissão, estagiários e contratos emergenciais da Prefeitura, mas também podem ser abertas ao público externo. A EGP pode trabalhar com educadores externos, por meio de parcerias e convênios com instituições de ensino, ONGs e órgãos públicos, e internos, com servidores municipais devidamente capacitados no curso de Formação de Educadores, que será fornecido pela EGP.
Editoriais
Governança e Gestão
Compartilhe:
de
8