Governança e Gestão
Escola de Gestão promove palestra sobre Educação Financeira
13/05/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Leo Henrique
Servidores públicos de diferentes pastas da Administração Municipal participaram, na manhã desta terça-feira (13), de uma palestra sobre Educação Financeira, capacitação promovida pela Escola de Gestão Pública (EGP) do Município de Esteio. A ação, realizada no Salão Nobre da Prefeitura, foi conduzida pela gerente de Pessoa Física Eduarda Torres e pela assistente de Negócios Geórgia Ferreira, representantes do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) Esteio.
Eduarda começou a palestra apresentando alguns dados ao público. “Cinquenta e quatro por cento dos brasileiros consideram que o dinheiro é um tabu; 58% das pessoas afirmam que gostariam de falar mais sobre dinheiro e 69% dos brasileiros não conseguem poupar dinheiro”, disse.
A palestrante comentou que gostaria de ter falado mais sobre dinheiro e educação financeira na escola e que no cotidiano conhece muitas pessoas que compartilham do mesmo pensamento. Logo depois, falou sobre o planejamento financeiro e como é importante ter uma abordagem racional sobre os gastos e não emocional. “É muito difícil, mas precisamos ter autocontrole. Precisamos exercer o autocontrole hoje e não permitir pensarmos que somente no futuro conseguiremos”, recomendou.
Geórgia começou sua fala comentando sobre as influências do contexto social nas pessoas e como as emoções podem gerar gastos. “O meu colega de trabalho já trocou de carro, agora eu preciso trocar também. Está em promoção e o vendedor foi muito legal comigo, vou comprar”, exemplificou. Ela explicou que não há como saber a situação financeira da pessoa que trocou de carro e, também, que isso pode ter sido planejado, deixando de lado outros gastos. Ela reforçou que cada pessoa precisa se atentar a sua realidade. “É um assunto delicado, mas quando vamos aprendendo, tudo fica mais prático pro nosso futuro”, disse.
Na palestra, foram abordados temas como planejamento de gastos, criação de poupança e hábito de reservar uma parte do dinheiro, dicas para não priorizar o consumo imediato baseado na emoção, entre outros.
A EGP
Vinculada à Secretaria Municipal de Governança e Gestão (SMGG), a Escola de Gestão Pública (EGP), instituída pela Lei Municipal 6957/2018, tem como objetivo capacitar os servidores através de atividades de formação e de qualificação profissional que visam desenvolver competências técnicas e comportamentais.
As formações, que podem ser presenciais ou a distância (EAD) e fornecem certificado, têm como público-alvo os servidores públicos ativos da Administração Direta, cargos em comissão, estagiários e contratos emergenciais da Prefeitura, mas também podem ser abertas ao público externo. A EGP pode trabalhar com educadores externos, por meio de parcerias e convênios com instituições de ensino, ONGs e órgãos públicos, e internos, com servidores municipais devidamente capacitados no curso de Formação de Educadores, que será fornecido pela EGP.
A previsão da EGP é oferecer mais de 160 horas de capacitações em 2025, o dobro da meta estipulada para o ano e quase o dobro das realizadas em 2024 (83 horas). A primeira capacitação foi em 28 de março, com uma palestra sobre Segurança da Informação. A próxima será em 30 de maio, a partir das 14h, sobre “Equilíbrio entre vida profissional e Pessoal”
Quando da oferta de novas atividades, os servidores recebem um memorando informando sobre a atividade e orientações de como fazer as inscrições. Algumas capacitações a distância estão sempre disponíveis para os funcionários municipais através de portal interno.
Editoriais
Governança e Gestão
Compartilhe:
de
10