Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Serviços

Crianças e jovens até 15 anos devem colocar as vacinas em dia

13/11/2020

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

20201014 AdrianoRosadaRocha CampanhaVacinacao 002A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) e de Multivacinação entra em seus últimos dias. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Esteio demonstra preocupação com os baixos índices de cobertura vacinal na cidade e reforça o pedido para que pais ou responsáveis levem, até o próximo dia 21, crianças e adolescentes com menos de 15 anos a um dos locais de aplicação das doses para colocar a caderneta de imunizações em dia.

 

Até esta sexta-feira (13), 5.233 crianças e adolescentes compareceram nos locais de vacinação, com a aplicação de 2.593 doses da proteção contra a pólio (o equivalente a 62% do objetivo previsto para Esteio) e 3.967 unidades de outras defesas. A mobilização teve início em 5 de outubro e terminaria no mês passado, mas foi prorrogada para tentar chegar a mais pessoas.

 

As unidades básicas de saúde (UBS) com sala de vacinação (veja os endereços e horários abaixo) são os locais para receber as imunizações, assim como o drive-thru montado em frente à SMS (Av. Padre Claret, 666 - atendimento de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h). Está confirmada, também, a realização de um novo Dia D, com a abertura das unidades de saúde no último sábado da campanha, 21 de novembro (mais detalhes serão divulgados mais perto da data), para facilitar o acesso às vacinas.

 

A vacina contra a paralisia infantil é destinada a menores de 5 anos de idade e a aplicação é muito simples, a partir de gotinhas colocadas na boca da criança. O Brasil recebeu o certificado de eliminação da pólio em 1994, sendo que o último caso da enfermidade no país foi notificado em 1989. No entanto, até que a doença seja erradicada no mundo, existe o risco de uma região ter casos importados e o vírus voltar a circular. Para evitar isso, é importante manter a vacinação em dia.

 

Já a multivacinação tem por objetivo atualizar a Caderneta de Vacinação de menores de 15 anos que estão com o esquema vacinal incompleto ou que não tenham sido vacinados de acordo com o calendário básico de imunizações. Entre as vacinas estão, por exemplo, BCG, hepatite A e B, febre amarela, tríplice (sarampo, caxumba e rubéola) ou tetra viral (sarampo, caxumba e rubéola e varicela), HPV e meningocócica - inclusive a do tipo ACWY, que protege contra quatro sorotipos de meningite bacteriana (a mais grave), que passou a ser oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir deste ano.

Editoriais

Serviços

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas