Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Obras e Serviços Urbanos

Bairro São José está ganhando iluminação com lâmpadas em led

02/06/2023

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Adriano Rosa da Rocha

Mais um bairro de Esteio está ganhando iluminação em led, que iluminam mais que as atuais lâmpadas de vapor de sódio com menor consumo. 

Servidores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) começaram, na última quarta-feira (31), a instalação dos equipamentos no Bairro São José, um dos mais povoados de Esteio. 

A troca das luminárias faz parte da terceira etapa do processo de modernização da iluminação da cidade, que está retirando antigas luminárias de vapor de sódio de 250w e 400w e trocando por novas de led de 75w, 80w e 120w, com potencial maior de luminosidade. Somente no ano passado foram 3.813 trocas realizadas, batendo a meta estabelecida para 2022. Já estão iluminados com a nova tecnologia as vias e espaços públicos dos bairros Tamandaré, Centro, Novo Esteio, Parque Amador, Liberdade, São Sebastião e Três Portos, com um investimento que ultrapassa R$ 2,07 milhões.

A primeira fase da substituição ocorreu no Bairro Três Portos, em 2020, onde foram instaladas 300 unidades. 

De acordo com a SMOSU, responsável pelo projeto, as lâmpadas de led consomem cerca de 50% menos energia. Segundo estudos da pasta, os equipamentos têm uma durabilidade até seis vezes maior que das lâmpadas atualmente utilizadas. Além disso, não necessitam de reatores, que também queimam e precisam ser substituídos, demandando tempo e recursos. Segundo a Central Integrada de Atendimento ao Cidadão, órgão que administra o eOuve, sistema que gerencia os pedidos de Ouvidoria que chegam à Prefeitura, a demanda mais solicitada é a “troca de lâmpadas queimadas”.

Maior resistência a choques mecânicos, não utilização de produtos nocivos ao meio ambiente para sua fabricação, como o mercúrio, uso de produtos quase 100% recicláveis, menor nível de aquecimento e ausência de emissão de radiação ultravioleta foram outros pontos positivos apontados pela SMOSU para optar pela compra das lâmpadas em led.

 

Editoriais

Obras e Serviços Urbanos

Compartilhe:

de

13

Leia notícias relacionadas