Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Obras e Serviços Urbanos

Mais de 5 mil toneladas de entulhos já foram retiradas das ruas de Esteio

28/06/2023

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Mateus Grechi

Desde o dia último dia 16, quando um forte ciclone extratropical atingiu Esteio e causou enchentes em vários bairros, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) já recolheu mais de 5 mil toneladas de entulhos de ruas e avenidas do município. Há 13 dias, servidores da pasta trabalham, praticamente de forma ininterrupta, na limpeza da cidade.

Nesta quarta-feira (28), o trabalho estava concentrado nas vias das vilas Ezequiel e Navegantes e também na Avenida João Frainer, no Bairro Olímpica. De acordo com o titular da SMOSU, Flávio Ourique, a limpeza já foi concluída em vários pontos da cidade. Em outras regiões, os servidores precisarão fazer uma segunda rodada de recolhimento de entulhos, pois mais material foi colocado nas ruas.

Para auxiliar na ação, a pasta contratou, de forma emergencial, por 10 dias, o serviço de uma empresa especializada, num custo total de R$ 122,7 mil. Duas pás carregadeiras, duas retroescavadeiras, dois caminhões tipo caçamba e uma retroescavadeira bobcat foram adicionados ao maquinário utilizado para o trabalho. Além das máquinas, com combustíveis necessários para funcionamento, foram contratados os serviços dos operadores. Com isso, a SMOSU está com três pás carregadeiras, dois bobcat, seis retroescavadeiras e 12 caminhões sendo utilizados exclusivamente nas ações de limpeza. A contratação de forma célere só foi possível porque Esteio decretou Situação de Emergência, documento que possibilita, entre outros, maior celeridade na contratação de serviços para enfrentamento dos danos causados pelo temporal.

Segundo Flávio Ourique, por dia estão sendo removidos cerca de 800m³ de entulhos, o que equivale a 800 mil litros, volume suficiente para encher 3,2 vagões dos trens da Trensurb. O secretário estima que serão necessários mais 15 dias para concluir a limpeza de forma genérica de todas as 112 ruas atingidas e outros 90 dias para a realização de uma operação mais fina, com ações de desassoreamento de bocas de lobo e hidrojateamento de redes de drenagem.  A estimativa é de que o volume de entulhos a ser recolhido ultrapasse a casa dos 18 mil metros.

Levantamentos da pasta indicam que 860 bocas de lobo foram entupidas e 23 mil metros de redes de drenagem foram obstruídos. Para esse trabalho, a SMOSU contratou dois caminhões hidrojatos, que lançam água sob alta pressão na tubulação e conseguem desobstruir as redes.

Editoriais

Obras e Serviços Urbanos

Compartilhe:

de

26

Leia notícias relacionadas