Notícias
Segurança Pública
Futuros guardas municipais recebem orientações de agentes da Polícia Rodoviária Federal
08/09/2023
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Cristiane Franco
A formação dos novos guardas municipais de Esteio avançou em mais um módulo na preparação dos 19 novos agentes que serão incorporados à corporação. Nesta terça (5) e quarta-feira (6), os alunos receberam instruções de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em temas que variaram desde identificação veicular até uso de equipamentos não-letais.
No primeiro dia, o grupo foi orientado sobre como proceder na identificação veicular, reconhecimento de veículos em situação de fraude ou crime, bem como a de documentos falsos e fraudes eletrônicas. Na segunda parte da formação, a instrução foi sobre fiscalização eletrônica e capacitação para operação de radar e fiscalização de velocidade de veículos.
De acordo com o inspetor da Guarda Municipal, Gerson Ortolan, o curso de formação dos novos agentes está em fase final e contou com parcerias de diferentes órgãos de segurança. “Estamos em um período importante da formação, para que os novos integrantes da GM estejam, de fato, prontos para atuarem em qualquer situação de risco ou crise na cidade. Nossa Guarda conta com instrutores próprios, capazes de oferecer todo esse conhecimento, mas entendemos que parcerias firmadas com corporações como Detran, PRF, Corpo de Bombeiros, entre outras, enriquecem nosso trabalho”, observou.
Diferentes conteúdos
Com o concurso público realizado no final de 2021, a Guarda Municipal prevê um aumento de quase 50% em sua equipe, totalizando 62 agentes para agirem na segurança pública, dos patrimônios e dos cidadãos do município. O curso de formação, iniciado em junho, tem 719 horas/aulas, entre teóricas e práticas.
Fazem parte do conteúdo da formação, instituída pelo Decreto 7.357/2022, assuntos como direitos humanos, ética e cidadania; defesa pessoal; suporte básico para a vida e legislação (Institucional, Direito Constitucional e Administrativo, Direito Penal e Processual Penal e Legislação Especial).
Também estão na grade de capacitações teóricas e práticas, aulas de prevenção e combate a incêndios, de uso de armas não-letais e de armamento letal. Imobilização com uso de algema, uso do sistema de videomonitoramento, técnicas de patrulhamento e fiscalização de trânsito, entre muitos outros, também fazem parte da qualificação, que será desenvolvida, em sua maioria, por agentes da GM e profissionais convidados.
Serão considerados aprovados no Curso de Formação de Guardas Municipais, os alunos que obtiverem média mínima por disciplina de sete pontos e forem considerados aptos na Prova de Tiro.
Editoriais
Segurança Pública
Compartilhe:
de
12