Acessibilidade Contraste

Notícias

Cultura, Esporte e Lazer

Prefeito destaca investimento em tradição gaúcha na abertura oficial da Semana Farroupilha

18/09/2023

Compartilhe:

Um dos momentos mais emblemáticos da Semana Farroupilha esteiense ocorreu na noite da última sexta-feira (15): a solenidade de abertura oficial do evento, transferida de quarta-feira (13) em razão do alerta de alagamentos que existia na cidade.

A Chama Crioula foi entregue pelo patrão do CTG Chama Nativa, João Carlos Felipetto, ao prefeito Leonardo Pascoal, que conduziu o Fogo Simbólico até o espaço de honra. Depois da fala do diretor de cavalgadas da Associação Cavaleiros sem Fronteira, Éder Fabiano Panta da Fontoura, um dos representantes de Esteio que foram até Cristal, no Sul do Estado, buscar a Chama Crioula, as autoridades municipais e tradicionalistas subiram ao palco principal para dar andamento à solenidade.a

Em sua fala, o prefeito agradeceu a todos os servidores que trabalham para a realização do evento e aos tradicionalistas que se dedicam ao longo de todo ano para manter viva a cultura regional, em especial ao patrono da Semana Farroupilha 2022, Odone Feijó. Pascoal lembrou que este ano o evento tem um cunho solidário, com a arrecadação de alimentos, roupas e produtos de limpeza e higiene pessoal que serão direcionados para moradores das cidades do Vale do Taquari atingidos pelo ciclone. “É muito gratificante ver que esse movimento se espalhou por todo o estado. Temos diversos acampamento farroupilhas solidários acontecendo em vários municípios gaúcho, mas nós, enquanto Capital Nacional da Solidariedade, temos um dever redobrado”, afirmou.

Pascoal aproveitou o discurso para enaltecer os valores dos gaúchos e fez um breve resumo dos motivos que levaram à Revolução de 1923, destacando que foi a última vez que os sul-riograndenses guerrearam entre si. O prefeito também ressaltou o investimento realizado pela Prefeitura de Esteio na área cultural, em especial, às relacionadas com o tradicionalismo gaúcho. “Talvez sejamos um dos municípios do Rio Grande do Sul que, percentualmente, mais investe na cultura e tradições gaúchas. Nossa Semana Farroupilha em um custo aproximado de R$ 1 milhão, pago por patrocinadores, apoiadores e com recursos próprios”, exemplificou. Pascoal afirmou, ainda, que todos os projetos apresentados por entidades tradicionalistas no Fundo Municipal de Cultura e no Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística de Esteio (Funproarte) foram contemplados nos últimos anos e, no final, voltou a agradecer aos tradicionalistas. “São os senhores e senhoras que tornam esse Acampamento Farroupilha, que é um dos maiores do Rio Grande, possível e lindo. À Prefeitura cabe um papel e nós procuramos executar da melhor forma possível, mas são os senhores e senhoras, liderados por estes que aqui estão, que comando os CTGs e demais entidades que fazem a grande diferença”, finalizou.


Diferentes atrações
O final de semana foi movimentado no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil onde, há 20 anos, é realizado o maior evento organizado pela Administração Municipal de Esteio. Além de muita confraternização nos 110 galpões montados nos pavilhões Bento Gonçalves, Anita Garibaldi e 20 de Setembro (respectivamente, Internacional, do Artesanato e da Agricultura Familiar durante a Expointer), a festa foi animada com as atrações no palco principal.

Na sexta-feira (15) à tarde, teve contação de história para estudantes da rede municipal de educação, concurso de cuca e o Baile da Melhor Idade, com o grupo Moda Antiga, que fez vovós e vovôs dançarem no tablado montado no Pavilhão 20 de Setembro.

À noite, o grande destaque foi para o show do cantor nativista Luiz Marenco, um dos maiores nomes da música gaúcha de todos os tempos, que interpretou sucessos como “Quando o Verso vem pras Casa”, “Batendo Água” e “Cantador de Campanha”, entre outros. O primeiro dia de atrações do final de semana contou, ainda, com shows de Elmer Fagundes, do esteiense Robson Paines e bailes com os grupos Recuerdos e Sul Tchê.

No sábado (16), teve torneio de futebol de bombacha, bocha e truco, concurso de comida campeira, apresentação de grupo de dança do CTG Independência Gaúcha e shows com o grupo Mas Bah! E Cristiano Quevedo. O baile ficou por conta de Zé Dedão.

Um concurso de churrasco abriu a programação de domingo (17), que contou, também, com o final do torneio de truco, torneio de tiro de laço em vaca parada, missa crioula, apresentação de grupo de dança do CTG Chama Nativa, aulão de fandango, shows com Daniel Torres e Wilson Paim e baile com o grupo Embalo Campeiro.

A Semana Farroupilha segue até a próxima quarta-feira (20). Nesta segunda (18) à noite, vai ter apresentações de grupo de dança do Centro de Convivência de Idosos Neuza Brum, shows com Érlon Péricles e Joca Martins e baile com grupo Sina Fandangueira.


César Oliveira e Rogério Melo será na terça-feira às 21h
Um dos mais aguardados shows da Semana Farroupilha de Esteio será nesta terça-feira (19) com César Oliveira e Rogério Melo. A pedido da produção da dupla, que tem outro compromisso na mesma noite, a apresentação foi antecipada para as 21h. Em seguida, vai ter o show do grupo Os Fagundes.


Entrada gratuita
A Semana Farroupilha esteiense, o maior evento organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), tem apoio da Associação de Piquetes de Esteio (Aspe), dos CTGs Esteio da Tradição, Quero-Quero, Independência Gaúcha e Chama Nativa e do grupo Cavaleiros sem Fronteira. Com realização da Tri Produtora, conta, ainda, com atrações pagas pelo edital de fomento a festejos populares da Secretaria Estadual da Cultura (Sedac) e pelo projeto Caravana Farroupilha, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

A entrada, que deve ser feita até a meia-noite pelo Portão 7 (Avenida Celina Kroeff) é gratuita, assim como o estacionamento. 


Solidariedade
Fazendo jus ao título de Capital Nacional da Solidariedade, a Administração Municipal está fazendo uma campanha de arrecadação de donativos para serem encaminhados para as cidades do Vale do Taquari atingidas pelo ciclone. Quem quiser colaborar com materiais de limpeza (água sanitária, sabão, rodo, vassoura e luva etc), produtos de higiene pessoal e roupa de cama (por enquanto, roupas de uso pessoal não são necessárias) pode fazer a doação em um ponto de coleta instalado junto ao Pavilhão 20 de Setembro, onde ocorrem os shows.


Programação
Segunda-feira (18)
19h - Apresentação do grupo de dança do Centro de Convivência de Idosos Neuza Brum
20h - Show com Érlon Péricles
21h - Show com Joca Martins
22h30min – Baile com grupo Sina Fandangueira


Terça-feira (19)
9h30min - Contação de História - “Lanças Farroupilhas”, com Jonatan Ortiz 
10h30min - Oficina de brincadeiras folclóricas
14h - Contação de História - “Lanças Farroupilhas”, com Jonatan Ortiz
15h - Oficina de brincadeiras folclóricas
17h - Sessão da Câmara de Vereadores
19h - Apresentações de grupos de danças
21h - Show com César Oliveira e Rogério Melo
23h - Show com Os Fagundes
0h - Baile com grupo Moda Antiga


Quarta-feira (20)
14h - Show com Gaúchos de Fato
16h - Baile com grupo Tchê Guri
18h - Extinção da Chama Crioula
19h - Show-baile com Os Serranos


Fotos: Adriano Rosa da Rocha, Cristiane Franco, Daniela Lacerda, Djalma Corrêa Pacheco e Mateus Grechi

Compartilhe:

de

372

Leia notícias relacionadas