Notícias
Cultura, Esporte e Lazer
Realizado em Esteio pela primeira vez, Festival do Japão no Rio Grande do Sul foi um sucesso
20/11/2023
Créditos: Djalma Corrêa Pacheco e Adriano Rosa da Rocha
Compartilhe:
O tempo instável de boa parte do final de semana não impediu que milhares de pessoas fossem ao Parque Estadual de Exposições Assis Brasil prestigiar as atrações do 10º Festival do Japão no Rio Grande do Sul, que, pela primeira fez, foi realizado em Esteio, com apoio da Prefeitura Municipal.
De acordo com os organizadores do evento, desde o início da tarde de sexta-feira (17) até o final deste domingo (19), cerca de 75 mil pessoas passaram pelos pavilhões Internacional, do Artesanato e da Agricultura Familiar. Entre tantas atividades, elas assistiram a apresentações de música e dança, participaram de oficinas artísticas, culturais e esportivas, cantaram no karaokê, degustaram a culinária japonesa, compraram produtos de origem asiática e disputaram ou assistiram aos concursos de cosplays (com direito a “cospobre” e “cosbicho”) e outras atividades do Anime Buzz, realizado em paralelo, voltado para fãs de games, séries, animes, mangás, k-pop e muito mais.
Na abertura oficial, realizada na tarde de sábado (18), o prefeito Leonardo Pascoal parabenizou a Associação do Festival do Japão do Rio Grande do Sul, os servidores da Prefeitura e todas as pessoas envolvidas com o evento, o maior do gênero voltado para a cultura nipônica no estado e um dos maiores do país. Pascoal agradeceu ao público, aos artistas e a todas as autoridades presentes na solenidade, em especial ao embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji. “É uma grande oportunidade, um grande privilégio, ter o Festival do Japão aqui na nossa cidade, porque nos permite, não só aos cidadãos de Esteio, mas de toda região, termos contato com uma cultura tão bonita e tão significativa para a história do mundo como um todo, e não diferente para a história de nosso país e do nosso estado”, destacou. “Tenho certeza que todos nós vamos sair ainda melhores depois deste festival, tendo essa oportunidade de estreitarmos relações, de conhecermos um pouco mais, de aprendermos, de trocarmos experiências e ideias”, pontuou.
No final, o prefeito colocou a Prefeitura à disposição para as próximas edições. “No que depender da Administração Municipal e da cidade como um todo, Esteio, a Capital Nacional da Solidariedade, que acolhe a todos, continuará sendo, por muitos e muitos anos, a casa do Festival do Japão no Rio Grande do Sul”, afirmou.
Em sua fala, o embaixador agradeceu a Esteio pela parceria e a todos que trabalharam pelo evento, destacou os voluntários e lembrou da relação do Brasil com o Japão. “Desde o início da imigração japonesa para o Brasil, em 1908, os imigrantes e seus descendentes tiveram vários desafios. Eles contribuíram notavelmente para o desenvolvimento deste país, além de difundir a cultura japonesa nas mais várias maneiras”, lembrou Teiji. “Nesta oportunidade, gostaria de expressar minha gratidão a todos os nikkeis (descendentes de japoneses nascidos fora do Japão ou japoneses que vivem regularmente no exterior). Neste ano, que marca os 115 anos da imigração japonesa no Brasil, as relações entre os dois países está mais próxima do que nunca”, ressaltou. O embaixador lembrou que o Japão não exige mais vistos para turistas brasileiros e convidou a todos para visitar o país. “O Japão oferece várias atrações para os visitantes. Espero que, num futuro próximo, os brasileiros que estão aqui visitem o Japão, sem visto. Mas hoje, espero que aproveitem os vários aspectos da cultura japonesa neste grande evento. Muito obrigado! Arigatô gozaimasu!”, encerrou.
Depois das falas, as autoridades participaram da tradicional quebra da tamba do barril de saquê com um pequeno martelo de madeira, realizada em diferentes festividades e celebrações, marcando a abertura oficial do evento.
Nova casa aprovada
Até o ano passado, o Festival era realizado em Porto Alegre, na Academia da Polícia Militar. Em 2023, buscando mais espaço, a organização buscou a Prefeitura de Esteio para apoiar o evento e intermediar a cedência do Parque Assis Brasil.
A parceria deu certo e foi aprovada pelos organizadores. “Recebemos um público muito grandes, especialmente neste domingo, quando não choveu. Todos os pavilhões estavam lotados”, disse a presidente do Festival do Japão RS 2023, Fabiana Hitomi Tanabe, no final da tarde deste domingo (19), pouco antes do encerramento. “O Festival só foi possível graças a parceria que a gente construiu com a Prefeitura de Esteio, que nos intermediou a cedência deste espaço do Parque Assis Brasil, que é muito preparado para o evento. Estamos plantando novas sementes aqui na casa nova. O evento foi um sucesso e esperamos que continue crescendo cada vez mais, trazendo alegria para as pessoas, trazendo cultura, mais aprendizados e novas experiências. Acredito que aqui será a nova casa do Festival do Japão RS”, destacou a presidente.
Compartilhe:
de
161