Notícias
Educação
Seminário no Salão Nobre apresenta práticas exitosas dos programas Cipave e PSE
23/11/2023
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Adriano Rosa da Rocha
As secretarias municaipais de Educação (SME) e de Saúde (SMS) promoveram, nesta quarta-feira (22), mais uma edição do Seminário de Práticas Exitosas PSE/Cipave. Na edição de 2023, realizada no Salão Nobre da Prefeitura, apresentou as melhores iniciativas executadas nas unidades escolares de Esteio dentro dos programas Saúde na Escola (PSE) e Comissões Internas de Prevenção à Violência na Escola (Cipave). O evento contou com a participação dos titulares da SME, Cáudia Ruschel, e da SMS, Gilson Menezes.
Diferentemente do ano passado, em que as escolas foram certificadas com medalhas de bronze, prata, ouro e diamante de acordo com a meta batida na implantação da Cipave, este ano, devido a melhora dos índices, houve apenas os níveis Ouro, entregue para 21 escolas, e Diamante, concedido a 10 instituições. “Isso é reflexo do empenho e trabalho desenvolvido durante o ano todo na qualificação dos serviços prestados aos nossos alunos. Mais do que uma certificação, o que estamos fazendo aqui, é melhorar a vida das nossas crianças. Esse é o grande objetivo desse trabalho”, observou a secretária de Educação.
Projetos em conjunto com UBSs
Também foram premiados os melhores projetos implementados nas escolas em conjunto com unidades básicas de saúde (UBSs) ao longo do ano, analisados por uma Comissão Avaliadora.
Na categoria pela qual foram avaliados os projetos na forma Comunicação Oral, o primeiro lugar foi para o trabalho “Júri Simulado como Estratégia de Investigação Filosófica”, da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Santo Inácio. O segundo lugar ficou com “Livro Informativo: Estudo sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis no 8º ano do Ensino Fundamental”, da Emeb Oswaldo Aranha, e o terceiro foi para o projeto “Elos – Vila Olímpica – Uma escola humana, segura, acolhedora e inclusiva”, da Emeb Vila Olímpica.
Na modalidade onde eram analisadas as apresentações com banner digital, o primeiro lugar foi para “PSE na escola Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos Anísio Teixeira”, da Emeja Anísio Teixeira. O segundo lugar foi para o “Projeto Aquecendo vidas e corações”, da Emeb Dulce Moraes, e o terceiro ficou com "Encontros empáticos em confronto à violência escolar", da Emeb Tomé de Souza.
Cipave e PSE
Regido pela Lei Municipal 6.642/2017 e pelo Decreto Municipal 5.887 do mesmo ano, o Cipave tem como intuito orientar as comunidades escolares no que tange às ações de prevenção aplicáveis frente às mais diversas situações de violência e acidentes que podem ocorrer no ambiente escolar, enfatizando a cultura de paz tanto no ambiente escolar quanto em seu entorno.
O Programa PSE constitui-se de uma política intersetorial da Saúde e da Educação, instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial 6.286/2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral. A intersetorialidade das redes públicas de saúde e de educação e das demais redes sociais para o desenvolvimento das ações do PSE implica mais do que ofertas de serviços num mesmo território, pois deve propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade. A articulação entre Escola e Atenção Primária à Saúde é a base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.
Editoriais
Educação
Compartilhe:
de
12