Notícias
Educação
Peças teatrais marcam último dia da Semana do Livro e da Leitura
25/04/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Leo Henrique
Brincadeiras, teatro e conscientização marcaram esta sexta-feira (25) dos alunos da rede pública municipal no último dia da 12ª Semana do Livro e da Leitura de Esteio.
Pela manhã e à tarde, alunos das escolas municipais de Educação Infantil (Emeis) Florescer e Raio de Sol, e estudantes da pré-escola ao quarto ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Maria Marques participaram de uma contação de histórias e peça interativa com a Professora Maluquinha. A personagem, criada ppor Christiane Oliveira, é acompanhada do músico Corrêa Six. Ambos são servidores da Secretaria de Cultura e Turismo do município de Canoas.
A ação, realizada em parceria da Secretaria Municipal da Educação (SMS) com o Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos), tem como objetivo conscientizar as crianças sobre a preservação do meio ambiente. A atividade foi realizada na Câmara de Vereadores.
A peça começou com músicas tocadas por Corrêa Six trazendo a importância da preservação dos rios. enquanto a Professora Maluquinha dançava. Logo após, o cerne da peça passou para os malefícios do uso excessivo do celular. Então, a personagem chamou as crianças para brincarem com brinquedos antigos, como o bambolê e o ioiô, que subiram e mostraram algum domínio sobre as brincadeiras.
O ápice foi quando a Professora saiu caminhando pelo auditório da Câmara jogando bolhas de sabão na criançada.
A importância da leitura
Pela tarde, alunos da Pré-Escola até o quinto ano da Emeb Edwiges Fogaça, que fica no Centro, assistiram a peça teatral “A Vida sem Livros”. A história foi interpretada por mães, professoras e alunos.
“Menina”, a personagem principal, recebe o aviso de sua mãe para ler antes de dormir. Menina não entende o porquê de todos lhe dizerem para ler, então decide ignorar esse aviso e aproveita seu sono. No sonho, aos poucos, vão aparecendo os personagens fictícios Chapeleiro Maluco, Emília do Sítio do Pica-Pau Amarelo, Chapeuzinho Vermelho, Lobo Mau e Branca de Neve. Os personagens vão sentindo dores e sendo apagados do sonho por causa da decisão da personagem principal em não ler.
Para a mãe e terapeuta holística Yasmin Calvet, 36 anos, que interpretou a Emília, atuar na peça é uma forma de se fazer mais presente na educação dos filhos. “É uma forma de interagirmos com a escola. E é muito bonito quando vemos o brilho nos olhos das crianças que nos assistem”, disse a moradora do Centro.
Semana do Livro
A Semana do Livro e da Leitura, iniciada na última terça-feira (22), tem como objetivo incentivar o ato de ler e de escrever entre os alunos das escolas da rede pública municipal de Esteio. A atividade ocorre todos os anos desde 2012, na quarta semana de abril, e está prevista na lei Municipal Nº 5492/2012. As programações, que ficam a cargo das unidades escolares, dão ênfase na leitura de obras literárias disponibilizadas pelas bibliotecas das escolas, na produção de textos e em atividades culturais ligadas ao livro e à leitura.
Editoriais
Educação
Compartilhe:
de
53