Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Obras e Serviços Urbanos

Nova cooperativa será responsável pela coleta seletiva em Esteio

24/11/2023

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Djalma Corrêa Pacheco

A partir da próxima segunda-feira (27), a Cooperativa de Trabalho e Renda Univale será a responsável pela coleta, separação e venda dos materiais recicláveis em Esteio. A nova organização, que realiza operações semelhantes em Novo Hamburgo e São Leopoldo, onde fica a sede administrativa, vai substituir a Cooperativa de Trabalho de Recicladores de Esteio (Cootre), que tem contrato com a Prefeitura para a prestação do serviço até domingo (26). Inicialmente, os roteiros seguem inalterados.

Na manhã desta sexta-feira (24), o vice-prefeito Jaime da Rosa e o titular da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU), Derli Scienza, receberam o coordenador-geral e o coordenador da operação esteiense da Univale, Alessandro Alves e Julio Cesar Ramos, respectivamente. Depois de uma reunião na Prefeitura, o grupo foi até o galpão de reciclagem atualmente ocupado pela Cootre, no Bairro Três Marias, conversar com os atuais cooperados.

Os gestores explicaram que aqueles trabalhadores que desejarem e se adequarem à nova cooperativa serão associados. A Cootre deverá, em prazo a ser combinado, retirar os equipamentos próprios que utiliza do local, podendo, até mesmo, vender para a nova prestadora do serviço, desde que possua nota fiscal e tenha preço dentro do praticado no mercado. A Administração Municipal vai quitar os valores em aberto com a atual cooperativa, encerrando o atual contrato.

Atualmente, cerca de 30 cooperados atuam na Cootre. Eles dividem o lucro resultante da venda dos materiais recicláveis. O sistema será semelhante com a nova organização. De acordo com Alessandro e Julio, a Univale vai trabalhar, também, na educação dos associados, oferecendo cursos e outras atividades de capacitação. Segundo os gestores, a proposta é que os trabalhadores se desenvolvam e possam assumir cargos de liderança dentro e fora da empresa.


Colabore você também
Você sabia que o que coloca no “lixo” pode se transformar em renda?

Vidros, eletrônicos, plásticos, metais, papéis e até mesmo óleo de cozinha usado são vendidos pelos cooperados sendo, muitas vezes, sustento da família.

A Coleta Seletiva de Esteio abrange todos os bairros, com roteiros definidos. Veja o dia em que o caminhão passa na sua rua e colabore você também. 


O que pode ser reciclado
Vidros:
Brancos, escuros, temperados, de compotas, de perfumes e garrafas em geral, entre outros.
Plásticos: Garrafas PETs, plástico mole, plástico duro, PVC e isopor, entre outros.
Metais: Latas, latões, cobre, ferro, alumínio e fios em geral entre outros.
Papéis: Revistas, jornais, papelão e papéis brancos, entre outros.
Eletrônicos: TVs, computadores, periféricos, refrigeradores, fogões, aparelhos de som, micro-ondas, telefones, carregadores e máquinas de escrever, entre outros.


Roteiros
São Sebastião/Liberdade/Jardim Planalto/Primavera/Três Marias/Centro (condomínios e empresas) - Segunda-feira   

Tamandaré/São José/Centro (condomínios e empresas) - Terça-feira

Parque Amador/Santo Inácio/Centro (condomínios e empresas) - Quarta-feira

Três Portos/Novo Esteio/Centro (condomínios e empresas) - Quinta-feira 

Olímpica/Centro (condomínios e empresas) - Sexta-feira

 

Editoriais

Obras e Serviços Urbanos

Compartilhe:

de

13

Leia notícias relacionadas