Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Urbanismo

Revitalizado, Espaço Oliveira Silveira é entregue à comunidade

01/03/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Djalma Corrêa Pacheco

Uma festa realizada no início da noite desta quinta-feira (29), com apresentações do músico Jean Carlo Godoy e do cantor Robson Paines, ambos de Esteio, marcou a entrega das obras de revitalização do Espaço Oliveira Silveira, tradicional ponto de encontro e eventos da cidade. A área coberta da Rua Garibaldi foi reformado pela Tecnoar, que investiu R$ 277,8 mil no projeto, uma dação em pagamento à cidade em troca de débitos com a Administração Municipal.

Em sua fala, Pascoal agradeceu a presença de todos que foram prestigiar a solenidade, especialmente a Naiara Silveira, filha do poeta que empresa nome ao local, e agradeceu a todos que trabalharam pelo projeto, desde a ex-prefeita Sandra Silveira, que construiu a Rua Coberta em 2008, até os servidores atuais de diferentes pastas e a empresa que atuaram na revitalização. "Desde o início do nosso governo nós tínhamos a intenção de revitalizar esse espaço", afirmou, lembrando que a sua primeira gestão (2017 a 2020) foi focada em obras de infraestrutura e, a segunda, na entrega de novos equipamentos públicos ou reformas de estruturas existentes. "Já entregamos diversas praças, diferentes espaços de convívio, de confraternização e lazer; e hoje não é diferente", prosseguiu. 

Pascoal destacou que a revitalização honra a memória de Oliveira Silveira, poeta cujo parte da obra pode ser conhecida através de 20 poemas ou fragmentos de poemas expostos em placas de metal afixadas em pilares, e disse que a comunidade também poderá apreciar o painel com fotos da cidade instalado na parede lateral do Clube Aliança. O prefeito adiantou que, em breve, o local vai receber food trucks. "Tenho certeza que, a partir de hoje, a gente passa a ter uma Rua Coberta com ainda mais uso, fazendo jus, realmente, à denominação deste espaço. Agora, sim, a gente pode dizer que a homenagem está completa, à altura que o Oliveira merece", afirmou. "Que este espaço possa ser aquilo que ele idealizou, com todos podendo conviver fraternalmente, sem diferenças, sem preconceitos, sem nada que possa de alguma nos afastar enquanto irmãos que somos. Parabéns à comunidade de Esteio. Essa é um entrega que faz parte das comemorações dos 69 anos de Esteio; é um presente para nossa população”, frisou.

Também fizeram uso da palavra, o chefe de Gabinete do Prefeito, Daniel Grassmann, o vereador Eliéser Machado, o deputado estadual licenciado e secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, e a filha do poeta homenageado. "Chegamos em Esteio em 1989. Meu pai adquiriu um imóvel aqui para sua filha, pois acreditava ser uma cidade mais calma, segura e em desenvolvimento", lembrou Naiara. "Ver seus poemas expostos, ao alcance da comunidade, é gratificante, porque a poesia deve ser lida e deve estar disponível. Assim, incentivamos a criança que inicia na alfabetização, o adolescente que não tem paciência para ler um livro, o adulto cheio de compromissos e o experiente idoso, que pode se dar o luxo de sentar nestes bancos e ler a poesia deste professor, pesquisador, poeta, avô e, principalmente, meu pai, que me enche de orgulho por me proporcionar momentos importantes como este. Muito obrigada", finalizou.


A reforma
Os 22 pilares e as treliças da Rua Coberta passaram por um processo de reforço. Toda a estrutura metálica foi repintada e os 530m² de telhas de acrílico foram trocados. O espaço ganhou, ainda, nova rede elétrica, luminárias, bancos, lixeiras e floreiras.

O intelectual e poeta que dá nome ao espaço está homenageado com 20 poemas expostos em placas de metal afixadas nos pilares. 

Nascido em 1941 em Touro Passo, área rural de Rosário do Sul, Oliveira Silveira se formou em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e lecionou Português e Literatura no Ensino Médio. Ao longo da carreira, publicou 10 livros de poesia e colecionou inúmeras homenagens. Foi ativista do Movimento Negro e um dos idealizadores do estabelecimento do dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, como Dia Nacional da Consciência Negra. 


Dois dias de festa
Esteio completou 69 anos de emancipação política e administrativa na última quarta-feira (28). Para celebrar o aniversário, a Administração Municipal está preparando uma grande festa nesta sexta-feira (1º) e sábado (2), no Parque Galvany Guedes (Av. Porto Alegre, 505 – Jardim Planalto), com atrações musicais para todos os gostos.

No primeiro dia, o cantor e gaiteiro esteiense Marcelo Cachoeira sobe ao palco às 18h para dar início a primeira noite do evento. Depois, vem Brilha Som e Tchê Barbaridade.

No dia seguinte, a festança começa mais cedo, às 14h, com apresentações de artistas locais. Depois, será a vez do cantor Sandro Coelho embalar o público. Na sequência, vem a banda Comunidade Ninjitsu e, encerrando as comemorações, o DJ Cabeção.

A programação, realizada pela Tri Produtora com incentivo da Lei Rounet (Ministério da Cultura) e do Pró-Cultura  (Secretaria Estadual da Cultura), tem patrocínio do Grupo InBetta, Bender Chopp, Rodoil, Macromix, Ciapetro Distribuidora de Combustíveis e GP Combustíveis.

A entrada nos dois dias é gratuita, mas a organização solicita a doação de um quilo de alimento não-perecível ou ração para cães e gatos.


Exposições e teatro
Nesta sexta-feira (1º), o Espaço Rei Pelé (canteiro central da Avenida do Carnaval), no Bairro Santo Inácio, recebe a Exposição Itinerante do Museu Municipal Miguel Luz, atividade educativa que proporcionará o contato com a história da cidade. No sábado (2), a mostra vai para o Parque Galvany Guedes, onde ocorre a festa de aniversário. Na segunda-feira (4), a exposição será no saguão da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150), e, no dia seguinte, na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900), ambos endereços no Centro.

Outra atividade educativa é a apresentação “Esteio da Alegria” com o grupo teatral Borogodó, que mostra um clássico programa de auditório que mistura referências dos anos 1980 e 1990 com números circenses, música e muita diversão. Nesta edição especial, em celebração aos 69 anos de Esteio, o público acompanhará a emocionante história de Dona Everalda, moradora do Bairro Jardim Planalto que terá de responder perguntas sobre a história da cidade, além de encarar desafios que exigem memória, gogó e incríveis habilidades. As apresentações ocorrem nesta sexta-feira (2), durante a festa de aniversário, e no sábado (3), na Praça Coração de Maria (Rua Padre Felipe, S/Nº), durante mais uma edição do Rock na Praça, que contará com apresentações de artistas locais e show especial com a banda Ultramen.

Todas as atividades são gratuitas.


Programação Aniversário de Esteio
Exposição Itinerante do Museu Municipal Miguel Luz  
Quando*: 
Sexta-feira (1º), no Espaço de Eventos Rei Pelé
Sábado (2), no Parque Galvany Guedes (Av. Porto Alegre, 505 - Planalto)
Domingo (3), na Praça Coração de Maria (Rua Padre Felipe, S/Nº – Centro)
Segunda-feira (4) , na Prefeitura de Esteio (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 – Centro)
Terça-feira (5), na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900)
*Das 14h às 17h


Apresentação da peça teatral “Esteio da Alegria”, com o Grupo Borogodó 
Quando*:
Sábado (2), no Parque Galvany Guedes
Domingo (3), na Praça Coração de Maria
* Às 16h


Festa de Aniversário de Esteio
Quando*:
Sexta-feira (1º), a partir das 18h, e sábado (2), a partir das 14h, no Parque Galvany Guedes 
Atrações:
Sexta-feira:
Marcelo Cachoeira, Brilha Som e Tchê Barbaridade
Sábado: Artistas locais (Kanhanga – HipHop; Jean Carlo Godoy – Instrumental; Dieison Siqueira – MPB; Patrick Martins – Pop; 10 DRA – Rock; Grupo Samba do Trio – Samba/Pagode; Johnny e Diego - Sertanejo; Revelação Gaúcha - Tradicionalista; Grupo Infantil de Danças Alemãs e Original Dance), Sandro Coelho, Comunidade Ninjitsu e DJ Cabeção
* Programação sujeita a alterações


Rock na Praça
Quando: Domingo (3), a partir das 14h, na Praça Coração de Maria
Atrações: Grupo de Capoeira Camboatá, apresentação teatral com grupo Borogodó, exposição itinerante do Museu de Esteio Miguel Luz e de artistas visuais (Ivone Terezinha Pinheiro Freire, Jackson Jones Fonseca da Conceição, Silvana Rodrigues dos Santos, Jussá Gobbato Leichtweis e Maria Isabel Garcia Sommer), apresentações de cantores e bandas locais (Thiago Anflor, Zombies at my Heart, Marginal Zero, Psycho Decadence, Inimigo Eu, Lokos D'bira), e shows com Antibanda e Ultramen

 

Editoriais

Urbanismo

Compartilhe:

de

32

Leia notícias relacionadas