Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Saúde

Agentes da Secretaria da Saúde realizam palestra sobre dengue na Escola Oswaldo Aranha

28/03/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Leo Henrique

Além de conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática e Geografia, alunos da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Oswaldo Aranha tiveram novos ensinamentos nesta quarta-feira (27). As agentes de combate às endemias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) Grasiela Santos Vieira de Andrades e Kelly Corrêa ministraram uma palestra sobre o processo de proliferação da dengue, sintomas da doença e ambientes possíveis de focos de larvas. As intervenções fazem parte do Programa Saúde na Escola, projeto da SMS.

A ação iniciou com explicações das agentes sobre a transmissão da dengue pelo mosquito Aedes aegypti e que, para a reprodução do mosquito, é fundamental a existência de água limpa parada; onde as fêmeas dos insetos colocam seus ovos. “Qual é o nosso objetivo hoje com vocês aqui? A conscientização. Porque se cada um de vocês cuidarem da sua casa, nós vamos evitar uma epidemia maior”, comentou Kelly Corrêa. “Precisamos impedir que mais pessoas fiquem doentes e que morram de dengue”, ressaltou.

Durante a palestra, Grasiela apresentou dados sobre os lugares onde são localizadas as maiores quantidades de larvas do mosquito, evidenciando que a alocação de ovos encontram-se, majoritariamente, nas casas dos moradores. “Quase 40% dos focos de larvas são encontrados nos pratos de plantas das casas. Pratinhos que ficam com água parada ao hidratar as plantas ou até mesmo por causa chuva”, exemplificou.

No fim, foram demonstradas as formas que podem ser usadas para eliminar as larvas quando encontradas em algum lugar. Nos vasos e pratos de plantas, ou qualquer objeto com água parada, é necessário jogar a água na terra, o que ocasiona a morte das larvas. Em caso de piscinas, o recomendado é colocar cloro na água. 

Participaram da atividade pela manhã, turmas do 6° e 7° ano. À tarde, foram as turmas do 5° ano. Ao longo do mês de abril, as agentes continuarão ministrando palestras nas escolas. Fazem parte da agenda, as escolas Teresa Verzeri, Santos Dumont, Sonho Mágico e Parque do Sabiá. 


Números preocupantes
Segundo a SMS, de 1º de janeiro até esta quarta-feira (27), Esteio tinha 480 casos notificados com suspeita de dengue, sendo 78 positivos, a maioria no Bairro Centro. O Município registrou uma morte causada pela doença. Neste ano, os agentes de endemias já realizaram mais de 5,5 mil visitas a residências e estabelecimentos comerciais e industriais na cidade.

De acordo com informações da Secretaria Estadual da Saúde (SES), no mesmo período, já são 36,3 mil casos confirmados de dengue em solo gaúcho, 30,8 mil deles autóctones, isto é, foram contraídos dentro do próprio Estado. Além desses, mais 16.747 casos possíveis em investigação.  Ao todo, já foram contabilizados 45 óbitos.

No Brasil, em 2024 já foram confirmados mais de 1,14 milhão de casos, com 830 óbitos. 


Solicite serviços
Além de atividades de educação permanente junto à população, da identificação de focos de mosquitos e de ações de conscientização, entre  outras ações, a SMS faz o combate ao mosquito através da aplicação de produtos químicos em locais com larvas e da pulverização de veneno em pontos específicos com o popular “fumacê”. 
O carro do setor de Zoonoses lança uma “nuvem” de fumaça com baixas doses de agrotóxico que elimina a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região.

O “fumacê” é aplicado em locais estratégicos e também quando há demandas de moradores, que podem ser registradas através da Ouvidoria da Prefeitura. A solicitação pode ser feita pelo DisqueEsteio, pelo telefone 0800-541-0400 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min das 12h30min às 18h), por WhatsApp, pelo número 98600-7011 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min das 12h30min às 18h) ou, ainda, pelo aplicativo eOuve (disponível pela internet em www.eouve.com.br ou para download gratuito nos sistemas Android e iOS nas lojas Google Play e App Store). As solicitações também podem ser encaminhadas presencialmente na Central Integrada de Atendimento ao Cidadão (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 - subsolo, de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h), durante o Gabinete Aberto, realizado todas as segundas-feiras a partir das 14h e nas edições do Prefeitura na Rua.


Esclarecendo dúvidas sobre o Aedes aegypti
Como é o mosquito da dengue?
O inseto é um pernilongo escuro com listras brancas e tem por hábito picar durante o dia.

Qual a propagação da contaminação?
Em 45 dias, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.

Quanto tempo as larvas do mosquito sobrevivem sem água?
O ovo do mosquito pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado estiver seco. Se a área receber água novamente, o ovo ficará ativo e poderá atingir a fase adulta em poucos dias. Por isso, após eliminar a água parada, é importante lavar os recipientes com água e sabão.

Como o inseto é infectado?
O Aedes aegypti somente se infecta com o vírus da dengue ao picar uma pessoa com a doença, então o mosquito passa a transmitir o vírus.

Quais os principais sintomas?
- 99% das pessoas apresentam febre durante cerca de sete dias com início abrupto.
- 60% têm dor de cabeça frontal severa, dores nas articulações e músculos.
- 50% têm dor atrás dos olhos (retro-orbital)
- 50% têm prostação, indisposição, perda de apetite, náusea e vômitos.
- 25% têm manchas vermelhas no tórax e braços.
* Importante: A Dengue se diferencia de resfriados e gripes por não apresentar sintomas respiratórios.

Há tratamento para a doença?
Não existe tratamento específico. Diante a mínima suspeita de dengue, não utilize medicamento a base de ácido acetil-salicílico. Beba bastante água e consulte um médico.

O que fazer se tiver com os sintomas?
Procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa, a emergência do Hospital São Camilo ou a rede particular, se tiver convênio;

Existe vacina contra a dengue? Quantas vezes a pessoa pode ter a doença?
Não existe vacina. Existem quatro tipos de vírus (Den 1, Den 2, Den 3 e Den 4), pode-se adoecer por cada um dos vírus circulantes que está no mosquito, então, quatro vezes. Cada tipo confere imunidade.

Que cuidados tomar
Para evitar a dengue, o ideal é não deixar água limpa parada. O mosquito coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. Por isso é importante jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a drenagem do terreno. Também é necessário lavar a vasilha de água do bicho de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d'água e cisternas. Não depositar entulhos em terrenos baldios. Coloque areia nos vasos de plantas. Use inseticidas, repelentes, telas nas janelas e mosqueteiros.

Dúvidas e denúncias
Para tirar dúvidas ou denunciar alguma situação irregular, ligue para a Ouvidoria da Vigilância Epidemiológica: 2700-2315


Palestra sobre a dengue do Programa Saúde na Escola
Centro de Formação Teresa Verzeri
Quando
: 5 de abril, 9h

Escola de Ensino Fundamental (EEF) Santos Dumont
Quando
: 9 de abril, às 10h30min e às 13h30min

Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Sonho Mágico
Quando
: 19 de abril, às 17h

Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Parque do Sabiá
Quando
: 26 de abril, 17h30min 


 

Editoriais

Saúde

Compartilhe:

de

17

Leia notícias relacionadas